Após 15 rodadas do Campeonato Paulista da série A2 já sabemos os classificados para as quartas de final e as duas equipes rebaixadas. A disputa pelas últimas vagas para a próxima fase foi bem interessante tendo alternâncias no decorrer da última rodada. Já a luta contra o rebaixamento resultou em surpresa. A classificação dos 8 foi a seguinte:
1-Ponte Preta
2-Novorizontino
3-Noroeste
4-XV de Piracicaba
5-Portuguesa Santista
6-Velo Clube
7-Oeste
8-Comercial
Rebaixados:
15-São Caetano
16-Lemense
Os confrontos das quartas:
Ponte Preta x Comercial
Novorizontino x Oeste
Noroeste x Velo Clube
XV de Piracicaba x Portuguesa Santista
Resumo do campeonato após a 1ª fase: A Ponte manteve o seu favoritismo, assumiu a ponta e não saiu mais. Novorizontino e Noroeste começaram mal e recuperaram rápido. O Primavera começou forte e não se classificou. Juventus foi decaindo ao longo do torneio. XV de Piracicaba e Oeste começaram a reagir do meio para o fim da 1ª fase e obtiveram classificação. A Portuguesa Santista classificou e decaiu na reta final classificando pela regularidade. O Comercial obteve a última vaga após tentar livrar-se do rebaixamento, reagiu e obteve classificação. Na área de risco, o Monte Azul passou 14 rodadas de 15 na zona de queda e safou-se na última rodada. Lemense foi a pior equipe do campeonato e São Caetano vacilou na última rodada caindo de divisão. Interessante que as duas equipes que vieram da A3 em 2022 (Noroeste e Comercial) obtiveram vagas na próxima fase da A2 em 2024. Curiosamente, Ponte Preta e Novorizontino jogarão a série B do Brasileiro em 2024.
Expectativas para a 2ª fase: A Ponte é favorita para o confronto contra o Comercial sendo a equipe que apresentou mais confiança na 1ª fase. Os demais jogos podem ter mais equilíbrio.
Como será a 2ª fase?
Jogos de ida e volta tendo a equipe melhor colocada na 1ª fase os mandos do 2º jogo. Empatando no placar agregado, disputa de penalidades. Nas semifinais levam vantagem os clubes que tiveram melhores campanhas na 1ª fase somando o resultado das quartas. Empate no placar agregado nos dois jogos levará para penalidades. Quem chegar na final garantirá o acesso para a série A1 em 2024. Quem chegar à final disputará 21 partidas até o último jogo.
|