Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Instituições EAD e novas possibilidades
Vander Roberto

A Educação é um tema que trabalho bastante aqui. Hoje é possível ter acesso ao sistema educacional privado via EAD pagando preços bem mais em conta. Esta facilidade tem suas vantagens e desvantagens cabendo ao futuro discente analisá-las com calma. No meu caso, estudei a Graduação e minhas Pós pelo método EAD e aprendi bastante. Caso a Graduação fosse presencial certamente eu não estaria formado pelo alto custo que afetaria ao meu bolso inviabilizando tudo.

O quesito qualidade era o ponto crítico e isto está superado nestas instituições EAD privadas. A atuação e vigilância do MEC através das aplicações de provas para verificar a qualidade e oferta daquilo que é ministrado foi capaz de furar a bolha daquelas instituições pp, ou seja, pagou, passou. O próprio mercado de trabalho obriga grades curriculares focadas em aprendizado prático e simulações dando uma visão mais realista daquilo que discentes enfrentarão posteriormente isto sem falarmos dos estágios.

A fatia de mercado dos cursos EAD ja é maior que as faculdades presenciais em 2023. Os altos custos das instituições presenciais afastam a população que necessita de formação superior. Há o custo agregado, afinal, não basta pagar a matrícula exigindo maiores investimentos. A saída das instituições EAD foi prover mudanças rapidamente e hoje temos bastante universidades com validação de qualidade pelo ENADE. É possível levantar dados e informações bem detalhadas sobre os conceitos optando pelas melhores instituições.

Esta preocupação em ofertar ensino de qualidade atende não só ao interesse da sobrevivência da instituição neste mercado competitivo mas carrega a importância do ensino contínuo, afinal, quem para de estudar dificilmente conseguirá manter-se ou conseguir emprego. Assim, as instituições precisam ter clientes fidelizados, onde não se encerra com a colação de grau na Graduação, indo bem mais além. No século que estamos, o XXI, chamado de Era do Conhecimento, o Século da Informação, não estudar configura acomodação e instituições EAD rompem com esta ideia ofertando preços interessantes e cabíveis ao bolso.

Novas mudanças nas instituições EAD virão em breve. Aulas em tempo real com tira-dúvidas dos(as) alunos(as) poderá ser um diferencial desde que concatene preço e tal oferta. A utilização de novas formas de avaliar também poderão ser propostas de acordo com o exigente mercado. As chamadas avaliações objetivas poderão dividir novamente o espaço com trabalhos escritos permitindo ao docente uma clara e maior visão se o discente realmente entendeu o conteúdo.

O mercado demanda profissionais capazes de solucionar problemas reais e isto atinge diretamente as instituições de ensino. O período da teoria enervante e exaustiva também está em xeque. Tendo os conceitos, a valorização da parte prática é o ponto central nas universidades que precisarão de adaptações neste novo cenário. Foi-se o tempo do "o(a) aluno(a) que se vire e tire a nota exigida". Instituições que não atentarem-se para esta nova dinâmica certamente estarão com seus dias contados. A grande preocupação, portanto, não será colocar muitos alunos estudando e sim fazê-lo com extrema entrega de qualidade educacional.

Por outro lado, boas instituições estão apostando no trabalho da soft skill dos(as) discentes, não há mais cursos superiores que o tema Empreendedorismo não seja estudado assim como a importância da TI em qualquer área do saber. Grades currículares trazem esta nova visão de mercado já sabendo que grande parte da população não terá mais o emprego tradicional nos próximos tendendo ao negócio próprio. Saber tocar uma empresa além da aptidão extremamente técnica do curso superior é obrigação. Sai na frente as universidades que projetam estes novos saberes formando novos(as) profissionais com habilidades que superam o aprendizado técnico.

Por fim, cabe a oferta de precificação adequada para que tenhamos mais pessoas obtendo formação técnica e superior. Um país com altos índices de pobreza e dificuldades em obter empregos mais qualificados necessita de políticas que facilitem o acesso ao nível superior desde que os(as) discentes tenham condições para acompanhar aquilo que é proposto. Neste sentido, todo o complexo educacional brasileiro terá que trabalhar de forma harmônica desde o Ensino Fundamental passando pelo Médio e entregando pessoas capazes de seguir adiante em termos educacionais. Este alinhamento é necessário para a formação cidadã e profissional. Minha dica: não pare de estudar. Leia, esteja estudando formalmente obtendo diplomas e certificações. Boa sorte.                    


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52980


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Começou o Paulista Sub-23 2024 Vander Roberto
Artigos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant Vander Roberto
Artigos Torneio de Candidatos(as) do Xadrez 2024 - Final Vander Roberto
Artigos Grêmio Prudente sobe para A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos Centenário do Juventus da Mooca Vander Roberto
Artigos Velo Clube vence Paulista A2 em 2024 Vander Roberto
Artigos Votuporanguense na A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos O caso Jia Tan (Backdoor) Vander Roberto
Artigos Vem aí o novo Ubuntu 24.04 LTS Vander Roberto
Artigos Definidas as semifinais do Paulista A3 2024 Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 123.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56723 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55803 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54750 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última