Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O desastre na Copa Feminina em 2023
Vander Roberto

O Brasil foi eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina em 2023 após o empate com a Jamaica em 0x0. Eliminada precocemente, afinal, o Brasil era cotado ao menos para chegar nas oitavas do torneio, é preciso analisar com calma as razões desta triste surpresa.

Primeiramente, observei uma falta de imposição do jogo brasileiro, uma marcação duvidosa no meio campo e um ataque pouco criativo que foi anulado a partir da segunda partida e concretizado na terceira. Nosso ataque careceu de aproximação, toques mais contínuos com passes rápidos e especialmente a famosa criatividade impondo dribles e tabelinhas. O selecionado brasileiro parecia lento.

Extra campo, a técnica Pia Sundhage tinha nas mãos poucas opções para oxigenar a seleção feminina trabalhando com aquilo que dispunha. Nossa seleção é o inverso dos clubes nacionais que prezam pela competitividade em torneios internos e internacionais. Talvez, observar modelos como o Corinthians, a Ferroviária, o Palmeiras atual, possam dar uma ideia daquilo que possa ser melhorado neste quesito.

O desnível entre clubes que disputam nossos torneios nacionais são evidentes resumindo-se as principais equipes ao estado paulista. Isto não serve como parâmetro para montarmos uma seleção nacional. Ainda que tenhamos jogadoras atuando no exterior para tentar pegar experiência e o nível da elite desta modalidade, é muito pouco, não refletindo no conjunto precisando modelar esta conexão.

A CBF precisa começar a entender que o futebol feminino não é uma alternativa ao futebol masculino e sim uma modalidade própria que exige investimentos pontuais. Uma visão mais específica e olhando com bastante atenção aos problemas da falta de competitividade da seleção feminina poderão ajudar muito em outras Copas do Mundo. Entender modelos vitoriosos e como isto ocorreu é bom começo.

As moças são as menos culpadas pela desclassificação. Futebol exige tática, técnica, iniciativa, imposição de jogo e finalização acertada. Reunir tudo isto no elenco ao mesmo tempo não é fácil. A própria técnica Pia Sundhage sabia das nossas limitações e tentou fazer aquilo que pode. Quem sabe, novo desenho tático para os próximos anos ajude a seleção brasileira a ter notoriedade nesta modalidade.

O momento é aproveitar para entendermos como jogam as seleções de melhor nível e tirar lições aprendidas deste mundial. Uma boa leitura das adversárias que continuam na Copa poderá clarear bem o que não fizemos e o que tem que ser feito. Não basta trazer especialistas se não atingimos o básico que seja esperado para competir numa Copa do Mundo. Estudar o jogo alheio é essencial.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55601


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto
Artigos O debate da Flow em São Paulo (2024) Vander Roberto
Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto
Artigos 3º debate à Prefeitura de São Paulo - Gazeta Vander Roberto
Artigos O legado da Rio-2016 foi Paris-2024? Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60636 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60508 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 60435 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60358 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59220 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59016 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58792 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58762 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58623 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58526 Visitas

Páginas: Próxima Última