Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O desastre na Copa Feminina em 2023
Vander Roberto

O Brasil foi eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina em 2023 após o empate com a Jamaica em 0x0. Eliminada precocemente, afinal, o Brasil era cotado ao menos para chegar nas oitavas do torneio, é preciso analisar com calma as razões desta triste surpresa.

Primeiramente, observei uma falta de imposição do jogo brasileiro, uma marcação duvidosa no meio campo e um ataque pouco criativo que foi anulado a partir da segunda partida e concretizado na terceira. Nosso ataque careceu de aproximação, toques mais contínuos com passes rápidos e especialmente a famosa criatividade impondo dribles e tabelinhas. O selecionado brasileiro parecia lento.

Extra campo, a técnica Pia Sundhage tinha nas mãos poucas opções para oxigenar a seleção feminina trabalhando com aquilo que dispunha. Nossa seleção é o inverso dos clubes nacionais que prezam pela competitividade em torneios internos e internacionais. Talvez, observar modelos como o Corinthians, a Ferroviária, o Palmeiras atual, possam dar uma ideia daquilo que possa ser melhorado neste quesito.

O desnível entre clubes que disputam nossos torneios nacionais são evidentes resumindo-se as principais equipes ao estado paulista. Isto não serve como parâmetro para montarmos uma seleção nacional. Ainda que tenhamos jogadoras atuando no exterior para tentar pegar experiência e o nível da elite desta modalidade, é muito pouco, não refletindo no conjunto precisando modelar esta conexão.

A CBF precisa começar a entender que o futebol feminino não é uma alternativa ao futebol masculino e sim uma modalidade própria que exige investimentos pontuais. Uma visão mais específica e olhando com bastante atenção aos problemas da falta de competitividade da seleção feminina poderão ajudar muito em outras Copas do Mundo. Entender modelos vitoriosos e como isto ocorreu é bom começo.

As moças são as menos culpadas pela desclassificação. Futebol exige tática, técnica, iniciativa, imposição de jogo e finalização acertada. Reunir tudo isto no elenco ao mesmo tempo não é fácil. A própria técnica Pia Sundhage sabia das nossas limitações e tentou fazer aquilo que pode. Quem sabe, novo desenho tático para os próximos anos ajude a seleção brasileira a ter notoriedade nesta modalidade.

O momento é aproveitar para entendermos como jogam as seleções de melhor nível e tirar lições aprendidas deste mundial. Uma boa leitura das adversárias que continuam na Copa poderá clarear bem o que não fizemos e o que tem que ser feito. Não basta trazer especialistas se não atingimos o básico que seja esperado para competir numa Copa do Mundo. Estudar o jogo alheio é essencial.


Biografia:

Este texto é administrado por: Roberto75
Número de vezes que este texto foi lido: 61731


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O mundo está chato Vander Roberto
Artigos Trump e suas ideias Vander Roberto
Artigos Obrigado, professor Kurt Huber! Vander Roberto
Artigos Descanse em paz, goleiro Tomires! Vander Roberto
Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63449 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63444 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63246 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63202 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63201 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63172 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63069 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63033 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62953 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62896 Visitas

Páginas: Próxima Última