Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Síntese pessoal: O que é positivismo?
Isadora Welzel

A obra de João Ribeiro propõe muitas reflexões válidas e já se inicia com uma indagação: o que é o positivismo? Para responder a essa questão ao longo do livro, o autor utiliza o pensamento do filósofo francês Auguste Comte como ponto de partida para uma visão realista e crítica, em um contexto de progresso científico que redefine o papel do ser humano no mundo em que vive. Na primeira parte da obra, João Ribeiro nitidamente conduz o leitor para aquilo que será posteriormente desenvolvido ao traçar o panorama positivista em um meio liberal, que preza pelo pleno avanço individual, decorrente do Iluminismo. Mais adiante, tal modelo será questionado e sua racionalização característica cederá lugar ao empirismo, abrindo brechas para que o cientificismo se instaure. Sob meu ponto de vista, essa transição nítida rompe com a ideia de racionalidade atrelada à ciência, tão enfatizada pelo senso comum, posto que o saber científico somente pôde se desenvolver por meio da experimentação.

Ou seja, verifica-se nesse cenário, a supremacia do positivismo tanto como método quanto como doutrina, o que me leva a concordar com o autor quanto à redefinição que o novo paradigma buscou, que consiste em um entendimento mais crítico sobre as garantias individuais e as liberdades públicas. Um ponto que me chamou a atenção no texto é que a partir de Comte, houve um movimento em busca da essência das coisas em detrimento da antiga tradição de somente estabelecer relações entre elas, visto que o significado em si era pouco estudado. Com um viés objetivo, pensador se opõe ao direito natural e à concepção de que somos seres determinantes para a ordem dos acontecimentos, defendendo o empirismo e se distanciando da metafísica.

Adiante, João Ribeiro dirige sua atenção para os fundamentos do positivismo, que se delineiam através de uma filosofia elaborada a partir da observação indutiva dos fatos que recaem em uma dedução de suas consequências. Apesar de sua marcante objetividade, em meu entendimento é interessante notar a recorrência do método subjetivo pelo autor, que reconhece no estado positivo a incapacidade da efetivação do pensamento absoluto. Comte subdivide sua análise em uma teoria que consiste em três estados de caráter evolucionista: teológico, metafísico e positivo, sendo que esse último diz respeito à ciência e ao propósito do espírito humano. Outra distinção feita pelo pensador é entre as ciências concretas e as abstratas, sustentadas pelo relativismo e por uma ideia orgânica de sociedade heterogênea, comparada a um ser vivo harmônico.

Outra divisão feita pelo pensador como meio de auxiliar suas explicações é entre o estudo da ordem social e o estudo da evolução da sociedade. Um ponto importante de mencionar é o seu apelo ao biologismo como fator de progresso através da especialização do corpo social. Essa visão de Comte nitidamente se insere no contexto científico de sua época ao distanciar-se das abstrações teóricas. Esse fato me leva a recordar de Aristóteles, no sentido de que o pensador da Grécia antiga, estudioso das ciências naturais, buscou do mesmo modo, implementar conclusões obtidas de suas observações da natureza, na ordem humana. A solidariedade e a coletividade são características marcantes do pensador positivista, que culmina na ideia de dever em um ponto de vista prático, tal qual a noção de ciência política, da qual o direito deveria esquivar-se.

No entanto, identifico uma contradição no pensamento comtiano, já que apesar de se pautar na práxis, o filósofo insiste em uma defesa de moral altruísta, que se opõe ao egoísmo dos homens. Um conceito amplamente explorado pelo autor consiste no “Grande ser”, que personifica o amor, a ordem e o progresso e a partir da qual criou-se a religião positivista, que severamente visa ao aprimoramento da humanidade a partir da qual se verificam os vínculos entre ciência como meio e a religião como fim. Ao tratar sobre o evolucionismo social, o autor novamente retorna ao tema da ciência como justificativa teórica de sua sociologia, cuja ideia de organismo social é aprimorada por Spencer sob uma análise histórica na qual ele estabelece três fases evolutivas de organicidade com base na semelhança com outros animais, e mais adiante alia o utilitarismo às suas concepções com base para o liberalismo individual.

Como última análise, trazendo o positivismo para o contexto brasileiro, se verifica uma sustentação dos princípios liberais, ainda que houvesse uma alternância de poder e constantes variações paradigmáticas no campo da política imperial. Em síntese, o movimento positivista contou com muitos desdobramentos no campo do conhecimento e do saber científico, proporcionando legados enriquecedores para o entendimento dos fenômenos com uma maior estruturação empírica. Pode-se afirmar, portanto, que em razão do desenvolvimento de um saber pragmático e criterioso, os seres humanos dispuseram de um arsenal teórico que se efetiva e que somente se visualiza a partir da realidade dos fatos.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Direito


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55566


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57605 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57485 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57439 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57383 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57354 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 57327 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57305 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57304 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57293 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última