Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A poética feminina
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Antologia poética de escritoras brasileiras e estrangeiras.

Ao estudar na UNEB em Alagoinhas, conheci muitos escritores e escritoras talentosas. Uma delas é a poetisa Janaína Silva, minha colega de curso. Ela havia sido uma das 102 autoras selecionadas no Prêmio Internacional Mulheres das Letras, promovido pela Litere-se. Jovem editora carioca com um belo trabalho sendo realizado na produção e divulgação de escritoras no país.
O livro foi financiado pelo Catarse em 2020. A campanha Tudo ou Nada estava orçada em R$ 7.900, mas teve 222 apoiadores. No fim, arrecadou R$ 11.521, com recompensas de metas estendidas. A minha recompensa selecionada foi uma edição em capa dura. Esses números impressionam e revelam a demanda crescente por uma literatura mais representativa e que traga novos discursos em relação as mulheres.
Devido a pandemia de COVID-19, o livro demorou a sair um pouco mais, mas aguardei pacientemente. Quem estava ansiosa mesmo era a Janaína Silva, nem discordo, também estaria. Quando o livro chegou as minhas mãos, fiquei contente com o projeto gráfico: mais de 100 poetisas, de seis países diferentes, em mais de 270 páginas de papel offwhite. A capa foi ilustrativa da representatividade e pluralidade feminina.
Como toda coletânea, os poemas e prosas poéticas aqui escritas agradaram em diversos níveis. Considerei os poemas melhores que as prosas poéticas, principalmente aqueles de versos livres e soltos. Houve até mesmo a presença de algumas crônicas e microcontos, a esses últimos, ficaram muito deslocados na obra. Seria melhor deixar apenas os poemas nas suas diversas formas e métricas.
Como dito antes, há uma multiplicidade de mulheres aqui! De variadas idades, identidade sexuais, classes social e ideologias políticas. Essa é a graça das coletâneas, reunir o que de universal a humanidade oferece: a diversidade. Alguns desses poemas me fizeram repensar muitas questões em relação as mulheres. Foi um mergulho no universo feminino, prazeroso e intenso.
Recomendo o livro por vários motivos, mas definiria um: mulheres falando com sua própria voz. Um coro de diversos timbres e entonações. Demonstraram força, sensibilidade e uma capacidade de mexer com a percepção do leitor de modo criativo. Superou minhas expectativas. Será um pecado não dividir essa experiência de leitura com os que me acompanham. Sinceramente, não sei onde os leitores e leitoras podem adquirir, mas se tiverem oportunidade de ler, não a perca.


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 53284


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Rosas cor de sangue Caliel Alves dos Santos
Resenhas A arma faz o bom soldado Caliel Alves dos Santos
Resenhas No inferno? Queime! Caliel Alves dos Santos
Ensaios Naruto e a pedagogia do oprimido Caliel Alves dos Santos
Resenhas Arte perfeita e destrutiva Caliel Alves dos Santos
Resenhas Era uma vez na Segunda Guerra Mundial Caliel Alves dos Santos
Resenhas Desçamos todos a cova Caliel Alves dos Santos
Resenhas No espaço sem fronteiras Caliel Alves dos Santos
Resenhas À espreita do insólito Caliel Alves dos Santos
Resenhas Guardando na memória para depois me alembrar Caliel Alves dos Santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54569 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54557 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54354 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54308 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54288 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54258 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54184 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54048 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54008 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última