Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS PASSEIOS MISTERIOSOS DA DONA BARATA
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UMA BARATA QUE SOFRIA DE INSÔNIA.  RITINHA PASSAVA TODAS AS NOITES SEM PREGAR OS OLHOS.  DONA BARATA ERA ASSIM QUE OS VIZINHAS A CHAMAVAM.
A COITADA DA DONA BARATA JÁ NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER PARA ACABAR COM O PROBLEMA DE SUA INSÔNIA DIÁRIA DEFINITIVAMENTE.
ASSIM ELA QUE JÁ APRESENTAVA OLHEIRAS, PELE AMARELADA E CRISE DE ANSIEDADE, RESOLVEU CONSULTAR UM MÉDICO.
ENTÃO QUANDO CHEGOU AO CONSULTÓRIO DA DOUTORA CIGARRA, A MÉDICA CONSTATOU QUE A SOLIDÃO ERA A VERDADEIRA CAUSA DA SUA INSÔNIA, POIS RECENTEMENTE ELA HAVIA PERDIDO O SEU GRANDE AMOR DA SUA VIDA, O JOÃO RATÃO QUE HAVIA CAÍDO NUMA PANELA DE FEIJÃO E PERDIDO A VIDA.
ENTÃO, A DOUTORA CIGARRA RECOMENDOU A ELE QUE TOMASSE DUAS PÍRULAS A BASE DE MARACUJÁ QUE FARIA COM QUE ELA DORMISSE COMO UM ANJINHO.
MAS, DE NADA ADIATARAM AS TAIS PÍRULAS SABOR DE MARACUJÁ E ASSIM DONA BARATA CONTINUOU PASSANDO AS NOITES SEM PREGAR OS OLHOS.
ENTÃO, DONA BARATA CANSADA DE SOFRER DE VER AS HORAS PASSAREM NO RELÓGIO QUE FICAVA NO CRIADO-MUDO E NÃO CONSEGUIR RELAXR E DORMIR COMO UM ANJINHO DECIDIU QUE IRIA SAIR PARA FAZER PASSEIOS NOTURNOS.
OS INSETOS VIZINHOS COMEÇARAM A ESTRANHAR O COMPORTAMENTO MISTERIOSO DE RITINHA A BARATA E COMEÇARAM A PENSAR MIL COISAS SOBRE A BARATA.
O ESCORPIÃO QUE MORAVA NO APARTAMENTO AO LADO ACHAVA QUE ELA HAVIA ARRUMADO UM EMPREGO NOTURNO, JÁ O BESOURO QUE MORAVA NO SEGUNDO ANDAR DESCONFIAVA QUE ELA SAÍSSE PARA AS BALADAS E A VESPA, A FOFOQUEIRA DE PLANTÃO DO PRÉDIO ACHAVA QUE A DONA BARATA HAVIA ARRUMADO UM NAMORADO.
OS PASSEIOS DA DONA BARATA ESTAVAM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS FREQUENTES E MISTERIOSOS, POIS, NINGUÉM SABIA AO CERTO ONDE DONA BARATA ESTAVA EM PLENA MADRUGADA E ELA SÓ CHEGAVA A CASA DEPOIS DO MEIO-DIA.
ASSIM AS MÁS LÍNGUAS DA VIZINHANÇA COMEÇARAM A PENSAR QUE A BARATA ESTAVA FAZENDO COISAS FORA DA LEI.
ENTÃO, ELES COM MEDO DE QUE A BARATA ESTIVESSE METIDA EM ALGUMA ENCRENCA QUE MAIS TARDE FIZESSE COM QUE O PRÉDIO TODO VIESSE A DESABAR SOBRE AS SUAS CABEÇAS, DECIDIRAM CONTRATAR UM DETETIVE PARA DESCOBRIR OS MISTERIOSOS PASSEIOS DA DONA BARATA.
O DETITIVE ERA NADA MAIS, NINGUÉM MENOS QUE O FAMOSSÍSSIMO SENHOR CAMALEÃO, QUE TINHA A HABIDADE DE SE INFILTRAR EM QUALQUER LUGAR SEM SER PERCEBIDO, POIS, ANDAVA SEMPRE SE CAMUFLANDO COM AS SUAS MAIS VARIDAS CORES.
ASSIM O CAMALEÃO ESPEROU O ÍNICIO DA MADRUGADA SE APRESENTAR E ESPEROU A DONA BARATA SAIRE COMEÇOU A   SEGUI-LA.
DONA BARATA PEGOU UM TÁXI E MINUTOS DEPOIS DESCEU NUMA GRANDE AVENIDA ONDE HAVIA MUITAS LOJAS LUXUOSOS.
ELA ESTAVA MUITA CHARMOSA, POIS, UMA UM LINDO CHAUPEUZINHO AMARELO, COM LAÇO VERMELHO, UMA LINDA SAÍA BRANCA E UM COLETINHO GRENÁ.
ELA FOI ANDANDO ATÉ A ENTRADA DO PRÉDIO ONDE SE ENCONTRAM AS LUXUOSAS LOJAS, ENTROU NO ELEVADOR E FOI AO DÉCIMO TERCEIRO ANDAR.
AO ENTRAR NO ESCRITÓRIO DE UMA DAS LOJAS, RITINHA FOI LOGO SE APRESENTANDO A GERENTE DA LOJA, UMA FORMIGA QUE LOGO CEDINHO PEGAVA DURO NO TRABALHO.
A FORMIGA FICOU MUITO FELIZ AO VÊ-LA E IMEDIATAMENTE SEM PERDER TEMPO CHAMOU O SUPERVISOR, O SENHOR MARIMBONDO QUE FICOU ENCANTADO COM A DISPOSIÇÃO DA BARATA EM COMEÇAR A TRABALHAR.
ENTÃO, O MARIMBONDO QUE NÃO ERA BOBO COLOCOU A BARATA PARA PREPARAR OS RELATÓRIOS DAS VENDA DA LOJA FAZENDO DELA, A MELHOR SUPERVISORA DA LOJA, POIS, ASSIM ELE PODERIA CURTIR A SUA APOSENTADORIA COM O SEU DEVER CUMPRIDO.
ENTÃO, A PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO DA NBARATA FOI ORGANIZAR A ENTRADA E SAÍDAS DE TODOS OS INSETOS QUE TRABALHAVAM NA LOJA DE ROUPAS E CALÇADOS.
 O TEMPO DA BARATA FICOU TÃO APERTADO COM SEU EMPREGO DE SUPERVISORA QUE ELA NÃO TINHA MAIS MOTIVOS PARA PENSAR NO PROBLEMA DA SUA INSÔNIA.
COM O PASSAR DOS DIAS, ELA CONTRATOU UMA ARANHA COMO SUA SECRETÁRIA PARA QUEORGANIZASSE A SUA AGENDA TELEFÔNICA.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO A FRENTE DA SUPERVISÃO DA LOJA, ELA TEVE QUE CONTRATAR UM ESPECIALISTA EM INFORMÁTICA PARA ORGANIZAR O SISTEMA DE ANÁLISE DE COMPRA E VENDE DE ESTOQUE.
ELA ESCOLHEU UMA MOSCA PARA OCUPAR A VAGA QUE COMPROU VÁRIOS COMPUTADORES FAZENDO COM QUE O DEPARTAMENTO FICASSE INFORMATIZADO.
OS VIZINHOS DE PRÉDIO, JÁ NEM A VIAM MAIS HÁ DIAS E SUAS MÁS LINGUAS FALAVAM QUE ELA REALMENTE HAVIA SE DESVIADO DO CAMINHO DO BEM E RESOLVERAM DEMITIR O ESPERTO DETITIVE CAMALEÃO QUE NÃO HAVIA PISTA ALGUMA DO QUE DONA BARATA FAZIA NOS SEUS PASSEIOS NOTURNO E ALÉM DISSO, O CAMALEÃO FICOU O TODO O PAGAMENTO QUE OS FOFOQUEIROS LHE PAGARAM PARA BISBILHOTAR A VIDA DA DONA BARATA.
DONA BARATA EM POUCO TEMPO FEZ A LOJA CRESCER AINDA MAIS, COM A SUA IMPRESSIONANTEVONTADE DE TRABALHAR E ESSA ROTINA DE TRABALHO DE MADRUGADO ATÉ DEPOIS DO MEIO-DIA FAZIA COM QUE A BARATINHA FICASSE EXAUSTA.
MAS, ELA NÃO DESISTIA DE CUMPRIA A SUA MISSÃO DE SUPERVISIONAR CADA VEZ MELHOR A LOJA E CRIOU A FUNÇÃO DE GESTOR, O CARGO FOI DADO A UMA LAGARTIXA COM MANIA DE GRANDEZA.
LOGO EM SEU PRIMEIRO DIA, A PREGUIÇOSA LAGARTIXA MANDOU COLOCAR CARPETE NO SEU ESCRITÓRIO E COMPRAR UMA CADEIRA ESPECIAL E FICAVA SÓ NAVEGANDO NA INTRNET EJOGANTE FORTENITE AINDA PARA PIORAR CONTROU COMO SEUS ASSISTENTES UMA PULGA E UM PIOLHO.
COM ISSO A LAGARTIXA NÃO CONTROLAVA MAIS NADA. ASSIM A LOJA FALIU E A POBRE DA DONA BARATA PAGOU O PATO, POIS, A MURIÇOCA, A DONA DA LOJA, A MANDOU EMBORA SEM DIREITO A NADA.
RITINHA FICOU CHATEADA E DEPOIS DE MUITOS PASSSEIOS PELOS BUEIROS E ESGOTOS DAS RUAS DA CIDADE CHEGOU AO PRÉDIO ONDE MORAVA MUITO MAIS CEDO DO QUE DE COSTUME.
O ESCORPIÃO, O BESOURO E A VESPA, OS FAMOSOS FOFOQUEIROS DA VIDA ALHEIA AO VER A DONA BARATA DESMERINGUIDA E CANSADA DE TRANTO TRABALHAR, ABRIRAM SUAS MÁS LÍNGUAS E CAÇOARAM DELA, DIZENDO:
- A BALADA FOI MUITO ELETRIZANTE, POIS, OLHA O ESTADO EM QUE ESSA BARATA CUSCUDA SE ENCONTRA.  SABE SE LÁ POR QUANTOS BUEIROS E ESGOTOS ELA PASSOU POR TODAS AS NOITES. OS PASSEIOS MISTERIOSOS DA DONA BARATA ACONTECERAM PELOS BUEIROS E ESGOTOS DA CIDADE,
A BARATA QUE ESTAVA UM PILHA DE NERVOS POR TUDO O QUE LHE HAVIA ACONTECIDO COM ELA NAQUELA LOJA DE ROUPAS E CALÇADOS, LEVANTOU A CABEÇA E AOS GRITOS ENCAROU OS VIZINHOS FOFOQUEIROS E DISSE:
-VOCÊS NÃO TÊM MAIS O QUE FAZER? ENTÃO VÃO CUIDAR DAS SUAS VIDAS! PORQUE O MEU NOME É TRABALHO!
DEPOIS GIROU A CHAVE ABRINDO A PORTA DO SEU APARTAMENTO, PULOU NA SUA CAMA E DURMIU COMO UM ANJINHO DANDO FIM A SUA INCÔMODA INSÔNIA QUE A PERTURBAVA IMPIEDOSAMENTE POR LONGOS ANOS.
 


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52899


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54746 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54707 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54604 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54475 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54428 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54423 Visitas
Amores! - 54375 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54370 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54314 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54281 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última