Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A influência das redes sociais na política
Flora Fernweh

Em sua obra “Microfísica do Poder”, o pensador Michel Foucault explora os mecanismos de funcionamento social com base nas relações entre os indivíduos e as instituições. Nela, o autor afirma que o fazer político é incrementado por teias e organizações de peso ideológico, sendo constantemente modificado pelas mesmas. Pode-se afirmar, desta forma, que na atualidade, as redes sociais representam um ambiente que influencia opiniões políticas, decisões governamentais, mobilizações populares em prol de uma reivindicação comum, entre outras pautas.

Em primeiro plano, convém ressaltar que a revolução tecnológica advinda do fenômeno da globalização, impactou intensamente na organização da sociedade, uma vez que o acesso facilitado aos meios de comunicação e o avanço das redes sociais, proporcionaram a inserção de indivíduos que compartilham de uma mesma mesma convicção, em comunidades virtuais capazes de alterar a configuração social por meio de pressões ao governo, com a intenção de contemplar legalmente um grupo específico. Um exemplo de tal efeito, são as paradas LGBT, que não apenas lutam contra o preconceito de gênero, como propõem pautas inclusivas por parte do governo, o que inevitavelmente as classifica como um movimento sobretudo, de caráter político e reparador.

Ademais, as redes sociais são vistas no mundo contemporâneo, como instrumentos que possibilitam a comunicação imediata entre o povo e as instâncias de poder. Se no passado, a criação do departamento de imprensa e propaganda implementado por Getúlio Vargas, se consolidava como um mecanismo de de alto teor apelativo por parte do governo, hoje as redes sociais desempenham a função de outrora. Assim, as redes sociais estabelecem um elo entre os cidadãos e as autoridades, utilizadas muitas vezes para difundir projetos do governo, exaltar seus feitos positivos ou disseminar determinados valores, que têm um peso significativo tanto nas perspectivas futuras da nação, quanto na visão externa sobre o país, no contexto da geopolítica.

Portanto, diante das possibilidades ofertadas pelas redes sociais, especificamente no meio político, e seus respectivos impactos, é imprescindível que o Ministério da Comunicação, com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, assegure a democratização do acesso virtual ao exercício civil de participação política, por meio da elaboração uma plataforma digital que tenha um caráter neutro e de revisão das postagens, pronunciamentos e mobilizações gerados pelas redes, com o intuito de informar a população acerca do panorama geral e prever possíveis acontecimentos nas esferas envolvidas. Dessa forma, com o alcance inclusivo dos cidadãos, se tornará nítida a melhoria na conjuntura política, tendo em vista, o papel desempenhado pelas redes na contemporaneidade.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 47277


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Ciúmes de você? Flora Fernweh
Cartas Carta aos professores do amanhã Flora Fernweh
Crônicas Inércia Flora Fernweh
Poesias Juventude Flora Fernweh
Cartas 20 razões de um desamor Flora Fernweh
Contos Maktúbia Flora Fernweh
Artigos A importância da conservação dos oceanos Flora Fernweh
Artigos Trabalho voluntário: esperança e cidadania Flora Fernweh
Poesias Psicanálise em versos Flora Fernweh
Haicais Haicando Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 253.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2021
 
  Textos mais lidos
O cocheiro - Onihara 50321 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 50174 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 50161 Visitas
La senda de las flores oblicuas - Eva Feld 50036 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 49998 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 49808 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 49808 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 49790 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 49779 Visitas
IHVH (IAHUAH) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 49721 Visitas

Páginas: Próxima Última