CONVERSA DE FUTEBOL
Cap. 1
O Maracanã, se chama estádio Mário Filho - em homenagem ao jornalista, e escritor Mário Leite Rodrigues Filho, irmão do célebre Nelson Rodrigues.
O livro 'O NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO' Mário Filho nos relata a trajetória desse esporte que virou paixão e fenômeno nacional. É o futebol o esporte com maior número de adeptos e visibilidade no mundo.
Ele checou ao Brasil 6 anos após a abolição da escravatura. É possível se imaginar as diferenças existentes entre as classes sociais naquele tempo. A distância que separava as elites das camadas mais pobres e o desequilíbrio que envolvia o Brasil da 1.ª república.
Uma república liberal onde se entendia que o estado não tinha que se envolver em questões sociais e principalmente se fosse com negro regresso da escravidão. Um século de escravidão e sem nenhum interesse do estado em inserir o negro na sociedade. Reprime a sua cultura e marginaliza a prática da capoeira, da religião afro brasileira e do samba. Exime se de prover o ensino público a esses negros, estabelecendo uma verdadeira exclusão social. Esse é o cenário da chegada do futebol no País. Nesse contesto iniciamos os primeiros passos do futebol no Brasil com Oscar Cox no Rio de Janeiro, e Charles Miller, em São Paulo. Começa o futebol das elites.
A história do nosso futebol tem o protagonismo de jovens estudantes de boas famílias que vão estudar na Europa e retornam com a novidade de um esporte europeu, com eles trazem a bola e as regras para sua prática.' The Football Association' como se chamava.
*** *** *** ***
Autor Jonas Vasconcelos
0 comentário
Escreva um comentário…
Jonas Vasconcelos
|