Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A LHAMA DRAGÃO
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE NAS MONTANHAS DOS ANDES, UMA REGIÃO QUE POSSUÍA GELEIRAS, VULCÕES, PRADARIAS, DESERTOS, LAGOS E FLORESTAS, VIVIA UMA GIGANTESCA CRIATURA ALADA COM CABEÇA DE LHAMA, CORPO DE SERPENTE E PERNAS E PATAS DE CAVALO E QUE SOLTAVA FOGO COMO UM DRAGÃO.
O GIGANTESCO AMARU NÃO ERA UMA CRIATURA MÁ, PELO CONTRÁRIO, ERA UM ANIMALAÇO MUITO BOM.
OS AGRICULTORES QUE CONVIVIAM COM A LHAMA DRAGÃO DIARIAMENTE, DIZIAM QUE AQUELA GIGANTESCA CRIATURA ALADA TINHA O PODER DE ATRAIR A CHUVA, O ARCO-ÍRIS, BOAS COLHEITAS E MUITA FELICIDADE PARA A VIDA DOS MORADORES ANDINOS.
PORÉM, A FELICIDADE E OS DIAS DE PAZ DOS ANDINOS COMEÇARAM A SER ABALADOS QUANDO OS AGRICULTURES E OS PASTORES DE OVELHAS DA REGIÃO DESCOBRIRAM TESOUROS E UMA ENORME QUANTIDADE DE RIQUEZAS NATURAIS EXISTENTES EM SUAS TERRAS.
ENTÃO OS PASTORES E OS AGRICULTORES LOCAIS SE TORNARAM EXTREMAMENTE GANANCIOSOS.
ASSIM AS BRIGAS E CONFUSÕES SE TORNARAM FREQUENTES ENTRE ELES.
ESSA DISCÓRDIA ENTRE OS ANDINOS FEZ COM QUE A LHAMA DRAGÃO FICASSE MUITO ZANGADA COM O POVO ANDINO.
ENTÃO A LHAMA DRAGÃO DECIDIU SE AFASTAR DOS AGRICULTORES E DOS PASTORES INDO SE ISOLAR NUMA MONTANHA MAIS LONGE DALI.
ASSIM QUE AMARU COLOCOU AS SUAS PATAS FORA DO VILAREJO ANDINO, OS AGRICUTORES E OS PASTORES FICARAM DESESPERADOS PORQUE HOUVE UMA GRANDE SECA NO VALE MONTANHOSO E TUDO QUE HAVIA NELE COMEÇOU A DESAPARECER.
AS PLANTAS E ERVAS PLANTADAS NO VALE ANDINO COMECARAM A MORRER POR CAUSA DO SOL IMPLACÁVEL QUE ESTAVA SE ABATENDO SOBRE ELE DEPOIS DA PARTIDA DA LHAMA DRAGÃO.
NÃO CHOVIA NO VILAREJO HÁ MUITOS DIAS DESDE QUE A BONDOSA LHAMA DRAGÃO HAVIA PARTIDO.
LOGO A FOME E A MISÉRIA COMEÇARAM A AFETAR A VIDA DOS HABITANTES DAQUELA MONTANHA QUE UM DIA HAVIA SIDO MUITO PRÓSPERA.
ASSIM OS AGRICULTORES E OS PASTORES DECIDIRAM DESCER DA MONTANHA DOS ANDES INDO ATÉ A CIDADE A PROCURA DE UMA PRINCESINHA VALENTE CHAMADA RAMONA, POIS, ELA ERA A MELHOR AMIGA DA LHAMA DRAGÃO.
ENTÃO A PRINCESINHA RAMONA RESOLVEU PARTIR A PROCURA DE AMARU A PEDIDO DOS AGRICULTORES E DOS PASTORES-LA A VOLTAR PARA A SUA TERRA NATAL, POIS, SÓ A LHAMA DRAGÃO PODERIA ATRAIR A CHUVA, O ARCO-ÍRIS, AS BOAS COLHEITAS E MUITA FELICIDADE PARA A VIDA DOS MORADORES ANDINOS NOVAMENTE.
ASSIM A PEQUENINA E VALENTE PRINCESINHA VIAJOU ATÉ OS CONFINS DA TERRA ANDINA PARA ENCONTRAR O REFÚGIO DA LHAMA DRAGÃO QUE ERA A SUA MELHOR AMIGA.
DEPOIS DE MUITO PROCURAR A LHAMA DRAGÃO, A VALENTE PRINCESINHA FINALMENTE A ENCONTROU.
QUANDO AMARU RECONHECEU A MELHOR AMIGA, LENTAMENTE SAIU DA CAVERNA ONDE COSTUMA TIRAR LONGAS COCHILADAS DURANTE O INVERNO DOS ANDES E PARTIU PARA SE ENCONTRAR COM A AMIGA.
NESSE MOMENTO A TERRA TREMEU COM MUITA VIOLÊNCIA PROVOCANDO UM ESTRONDO ENSURDECEDOR E AMARU, COM SEUS OLHOS CRISTALINOS DE UM FULGOR TRANSPARENTE, DE FOCINHO AVERMELHADO E PÁLPEBRAS PERFEITAS, DISSE:
- O QUE FAZ AQUI NOS CONFINS DA TERRA ANDINA, PEQUENINA MAJESTADE?
E PRINCESINHA RAMONA RESPONDEU:
- EU VIM PARA LHE CONVENCER A VOLTAR PARA A SUA TERRA NATAL, POIS, OS SERES HUMANOS QUE ABANDONASTES LÁ A PRÓPRIA SORTE ESTÃO PASSANDO FOME, POIS, TUDO O QUE PLANTARAM DURANTE ANOS SECARAM DEVIDO AO SOL ESCALDANTE QUE ANDA DESTRUINDOSEM PIEDADE AS PLANTAÇÕES QUE GARANTIA O SUSTENTO DOS SEUS HABITANTES.
ENTÃO A LHAMA DRAGÃO DANDO UMA BAFORADA DE FOGO PELAS NARINAS E COÇANDO A CABEÇA, DISSE:
- SÁBIA PRINCESINHA! VOCÊ TEM RAZÃO E NÃO HÁ COMO NEGAR UM PEDIDO TÃO NOBRE COMO O SEU.
ENTÃO A LHAMA DRAGÃO LEVANTOU A CABEÇA, COBERTA PELA MESMA LÃ BRANCA E RUIVA QUE LHE COBRE O PESCOÇO, A TESTA E AS ORELHAS, E PASSEOU SEU OLHAR INOCENTE EM VOLTA DA PRINCESINHA E PEGANDO PELA BOCA COLOCO-A NO SEU LOMBO E EM SEGUIDA SUBIU AO CÉU NO VOANDO RAPDAMENTE EM DIREÇÃO A SUA TERRA NATAL.
AO APROXIMAR-SE DA MONTANHA DOS ANDES, A LHAMA DRAGÃO ATRAVÉS DO SEU FOCINHO INQUIETO COMEÇOU A SOLTAR FAÍSCAS DE FOGO FAZENDO COM QUE UMA NÉVOL SE SOLTASSE E ENROSCASSE NO ALTO DA MONTANHA ANDINA E SE ESPALHASSE ENTRE OS PENHASCOS E COM O MOVIMENTO DE SUAS ASAS FORMARAM-SE NUVENS CARREGADAS QUE LOGO SE TRANSFORMARAM EM CHUVAS QUE COMEÇARAM A CAIR EM TODA A EXTENSÃO DO VALE ANDINO.
NESSE MOMENTO A LHAMA DRAGÃO COMEÇOU A SOLTAR FOGOS DOURADOS E PRATEADOS PELA SUA ENORME BOCA FAZENDO COM QUE O ARCO-IRIS RASGASSE NOVAMENTE NO CÉU.
ASSIM A ÁGUA VOLTOU A CORRER NO VALE QUE ESTAVA SEM VIDA HAVIA DIAS, AS PLANTAÇÕES E AS ERVAS NATURAIS RENASCERAM NOVAMENTE FAZENDO COM QUE A PAZ, A PROSPERIDADE E A FELICIDADE VOLTASSEM A REINAR NAS MONTANHAS GELADAS DOS ANDES.
AS BRIGAS E AS CONFUSÕES POR CAUSA DOS TESOUROS ENCONTRADOS NO TERRITÓRIO ANDINO FORAM CESSADAS E OS TESOUROS DISTRIBUÍDOS EM PARTES IGUAIS ENTRE OS AGRICULTORES E OS PASTORES.
ASSIM NA MONTANHA DOS ANDES NÃO HAVIA MAIS LUGAR PARA BRIGUENTOS E GANANCIOSOS, POIS, A LHAMA DRAGÃO PERDOOU A TODOS, POIS, ERA UMA CRIATURA BOA E JUSTA.
ANTES DE VOLTAR AO SEU PALÁCIO NA CIDADE A PRINCESINHA RAMONA NOMENOU AMARU, A LHAMA DRAGÃO POR SER UMA CRIATURA BOA E JUSTA PARA GOVERNAR AQUELA BELÍSSIMA MONTANHA.
 
 
 
 


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52886


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55003 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última