Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Nossas cabeças-duras
DIRCEU DETROZ

No planeta Terra nós os humanos estamos cercados por mistérios. Às vezes, chega a notícia. Um deles foi desvendado. Outros tantos continuam na fila. Há séculos dois deles chamam a atenção da ciência. São realmente mistérios fascinantes. Estamos inseridos nos dois. Um é a imensidão do Universo. O nosso cérebro é o outro.

É consenso que a ciência entende muito mais do Universo que do nosso cérebro. Com ele, alguns gênios foram capazes de criar equações que regem os mistérios de uma noite estrelada. Ainda não se conhece nenhuma equação que possa desvendar como esses gênios chegaram lá.

Claro que o nosso cérebro não é um completo desconhecido. O cérebro faz parte do sistema nervoso. Este sistema é estudado pela neurociência que tem dado passos gigantescos. Fascinante também, o livro “O Futuro da Mente” escrito por Michio Kaku, mostra os avanços da neurociência para desvendar os mistérios do que carregamos na cabeça e pesa em média 1.450 gramas. Essas poucas gramas comparam-se ao Universo.

Num estudo de 2019, o neurocientista Henry Markram disse sobre o universo multidimensional do cérebro: “Encontramos um mundo que nunca tínhamos imaginado. Há dezenas de milhões desses objetos, mesmo em uma pequena parte do cérebro, até sete dimensões. Em algumas redes encontramos estruturas com onze dimensões”.

Nesta altura a pergunta talvez seja: E onde entram os cabeças-duras? A explicação para ser um cabeça-dura pode estar no cérebro. A manchete de uma reportagem da revista Veja diz: “Estudo inédito explica porque o cabeça-dura não muda de opinião”.

Publicado na revista “Nature”, o estudo mostra os processos neurais que dificultam a mudança de opinião depois que uma ideia se solidifica no cérebro. Um cabeça-dura jamais admitirá estar errado, mesmo que todas as evidências apontem que ele está.

A reportagem traz como exemplo a rivalidade entre Bill Gates da Microsoft e Steve Jobs da Apple. Os dois influenciaram milhões de pessoas. Mesmo que um criasse algo genial. para os seguidores do outro aquilo jamais prestaria.

Eu deixaria Gates e Jobs de lado. Daria como exemplo a rivalidade política ideológica criada no Brasil nos últimos anos. Para os de direita, tudo o que nasceu na esquerda é ruim. Para os de esquerda, tudo o que a direita faz é igualmente ruim.

Discordo no caso da escritora J. R. Rowling. Continuar tentando após o não de doze editoras, não é ser cabeça-dura ou teimosa. Isso se chama perseverança. Até para os cabeças-duras há exceções. Está em outra reportagem. A polonesa Wislawa Szymborska trocou o papel de poeta oficial do comunismo dos ditadores pelo o de porta voz da opressão. Percebeu que seu cérebro lhe enganava. Pena ser a exceção e não a regra.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52926


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54630 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54556 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54352 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54298 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54278 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54251 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54179 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54033 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54001 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última