Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
EU E O MUNDO
teresa armando elios da silva

Resumo:
Aspectos que funcionam como um divisor de águas na vida do indivíduo. Nasci sózinho e vou embora,também deste mundo, sózinho. Palavras o vento leva, já os exemplos se eternizam.

EU E O MUNDO

_Nasci sozinho e vou embora deste mundo, também sozinho.
Esta frase traz um sentido importante que, se levado a sério, no nosso histórico de vida, nos ajudarão a pensar antes de agir.
Eu e o mundo.
Começamos a nossa existência na dependência da escolha de um casal, que decidirá se devemos nascer ou não, se ficarão conosco ou não ou nos abandonarão a própria sorte, para adoção, nos orfanatos, abrigos ou simplesmente nos jogarão fora, nas latas de lixo, nas ruas, como se fôssemos algo que os atrapalham.
Ficamos a mercê de cuidados de terceiros, que nem sempre nos tratarão com respeito e preocupados com o nosso bem estar em todos os âmbitos.
Os sentimentos são únicos e pessoais.
Coração é terreno que ninguém pisa.
O ser humano vai agregando valores éticos morais, traumas, medos, aflições e ansiedades que ele não entende e, na maioria das vezes, não sabe como lidar com eles.
Na infância, depende do outro para tudo, é nele que se espelha positiva ou negativamente, aprende com os exemplos, ensinamentos.
Mas e o seu coração, como fica?
Ter que lidar com abandonos, mortes, perdas de um modo geral, rejeições, ambientes insalubres físicos e psicológicos, convivendo, muitas vezes, com contravenções, vícios, desvios de caráter, abusos, violência, orgulho, preconceito, ambições desmedidas,.
Emoções desencontradas que moldarão o seu caráter e o ajudarão a testar as suas tendências e aptidões.
O medo do novo, do que o aterroriza, das pessoas que o machucam.
Independente da classe social, o ser humano vive a pressão do mundo que o rodeia, limites demais, de menos ou nenhum, precisa de uma mão amiga que o ajude a lidar e esclarecer as suas dúvidas e anseios.
Ele pode estar rodeado de pessoas, mas a dor que sente é só dele, o desespero de ter que arcar com as consequências de suas atitudes, a solidão, esta é a pior parte.
Não existe pior e melhor escola que a solidão, é ali que se aprende o sentido da frase:
_ Nasci sozinho e vou embora deste mundo, também sozinho.
Tudo depende exclusivamente de você.
Quantas vezes chora sozinho, assustado, tem que se mostrar corajoso, valente, destemido para se encaixar nos grupos sociais e familiares.
O seu histórico de vida vai sendo formado e vai canalizando os seus temores, muitas vezes, para a violência, rebeldia ou apatia e fobia social.
Pode desenvolver doenças psicossomáticas como depressão, síndrome do pânico, insônia, transtornos alimentares, bipolares, toc,... e ter dificuldades em se firmar em relacionamentos em todos os âmbitos e para se encaixar profissionalmente
As vezes poderá se impor através do medo, valentia ou não se impor, deixar-se levar pela vida, apático, sentindo-se vítima social.
Perguntas como:
_Por que eu? O que que foi que eu fiz para merecer isto? Por que sou perseguido? Por que ninguém tem paciência comigo?
Saber como eu sou de verdade, como costumo reagir a situações de stress, como lido com a minha ambição, faço por merecer as oportunidades que vão surgindo ou vou passando por cima das pessoas, sem escrúpulos, até conseguir o que eu quero?
Uso as minhas experiências difíceis como aprendizado para mudar de comportamento ou penso se lidei com abusos, violências, abandonos, rejeições, o outro também pode?
Tenho a empatia como norte para a minha vida ou que se dane o outro?
O autoconhecimento evita doenças físicas e psicológicas em você e no outro.
Violência exagerada é horrível e pode ter consequências irreversíveis, mas tolerância demais, achar que está deixando para lá, empurrando com a barriga, fazer “vista grossa”, aceitar ser manipulado, também pode ter consequências irreversíveis, vamos danificando o nosso psicológico, a nossa autoestima, a alegria de viver, pois só recebemos o comportamento que toleramos.
Como entender o outro, se não nos entendemos, não sabemos como somos de verdade, se dizemos deixa para lá e ficamos nos remoendo na mágoa e no rancor, na culpa por não sabermos como reverter esta situação que está nos adoecendo?
Quem toma as decisões de sua vida? Quem é o responsável por elas? Preciso do outro para ser feliz e ter sentimentos de alegria ou de dor? Quem é o meu melhor amigo? Com quem eu convivo o tempo todo?
Então, sou eu mesmo. Eu sou o meu pior e melhor amigo. A melhor ou a pior companhia.
Para isto se analise, se conheça, se você não gosta da vida que tem ou teve, dos familiares, pais, trabalho, faça diferente, mude você a maneira de enxergar a situação e a vida, faça valer a sua experiência terrena.
_ Nasci sozinho e vou embora deste mundo, também sozinho, mas com a consciência tranquila de que naquele momento você fez o melhor que pôde.
Criticamos os corruptos, os criminosos, mas eles também foram bebês, tiveram sonhos.
O que diferencia as atitudes más das boas é o autoconhecimento que o ajuda a parar para pensar antes de tomar uma decisão de roubar, matar, violência, ambição desmedida, suicídio que nada mais é que um pedido de socorro de emoções que não está conseguindo lidar e nem entender.
Os segundos para parar e pensar antes de agir, antever as possíveis consequências que poderiam advir se eu levar adiante, antes de dar uma respostar, puxar uma arma para o outro, aceitar favores ilícitos, enfim realizar a empatia, é fundamental.
Se cada um pudesse avaliar os estragos dos pensamentos negativos, desejos de vingança, mágoas, rancores, orgulho, ataques de violência, ciúmes, de raiva, fúria,... buscaria, com intensidade e constância, o aprimoramento interior e com certeza, seriam mais felizes e resolveria, sozinho, os seus conflitos interiores e problemas, sem envolver ninguém.





Biografia:
Sou assistente social e gestora do terceiro setor, trabalho com autoconhecimento direcionado a crianças, adolescentes e suas famílias.
Número de vezes que este texto foi lido: 52853


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A JOVEM E A CRIMINALIDADE teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU GRÁVIDA E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos AMIZADE OU NECESSIDADE DE SER ACEITO? teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU DEFICIENTE E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos RELACIONAMENTOS, O QUE É ISTO? teresa armando elios da silva
Artigos Por que perdão? teresa armando elios da silva
Artigos EU E O MUNDO teresa armando elios da silva
Artigos SISTEMA PRISIONAL teresa armando elios da silva
Artigos Orgulho ou tendências? teresa armando elios da silva
Artigos REFLEXÕES teresa armando elios da silva

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 28.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54453 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54190 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54139 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última