RELACIONAMENTOS, O QUE É ISSO?
Relacionamentos é conviver com alguém de forma intensa, por inteiro, diáriamente, querendo ou não.
Comumente ouvimos as pessoas dizerem eu odeio essa família, não suporto meu colega de serviço, meu filho, meu companheiro, meu vizinho e também ,nos vemos, o tempo todo agindo da mesma maneira e provavelmente, àqueles de quem reclamamos estão falando a mesma coisa de nós.
Conclusão, ninguém está satisfeito com ninguém, mesmo com aqueles que dizemos amar, sempre encontramos algo negativo para dizer.,
Desde que abrimos os olhos na hora do nascimento já começamos a sentir o que e quem nos faz sentir bem ou mal e reagimos com choros, birras, cara feia e continuamos agindo assim a vida inteira sempre incompletos .
Quando nos queixamos de algo, de alguém tem de ser algo real e precisamos nos posicionar e não ir levando, até quando?
O ser humano sempre caminha em busca de algo, que muitas vezes, nem sabe o que é.
Relacionamentos ligados por interesse, não se posicionam para não ter que dividirem os bens materiais, dependência afetiva, financeira, medo,...
Famílias vão “levando”, reclamando, tristes, doentes emocionalmente, sem exercer o diálogo, procurar ajuda profissional, religiosa ou algo que as ajude a resolver e não levar as situações complicadas.
Ouvimos não adianta falar, ele não me ouve, é violento, não ouve ninguém, tudo que faço não está bom..
Ninguém é obrigado a viver com ninguém que não queira, mesmo que sejam filhos, familiares, companheiros .
_Não ouve ninguém! Ouve sim, pode não te ouvir que só lhe quer o bem, mas ouve o que lhe convém ouvir o que condiz com as suas tendências, pois estas já estão bem definidas desde o dia da sua concepção, sabe muito bem o que quer, por este motivo não sofra, encare e procure saídas, mesmo que seja denunciando o que está fazendo de ilícito, afastando de você,... isto é relacionar-se, entender, resolver ou procurar saídas e não levar apenas, por mais que doa.
Será que o homem é produto do meio em que vive?
Ele, todos os dias, acorda e vê a sua volta apenas ambientes insalubres, drogas, bebidas, prostituições, abandonos, todos “vivendo a vida” como acha certo sem se importar com a dor daquele que convive, se relaciona. Acorda e se depara com familiares que nem se olham, se relacionam por interesse material, medo, dependência econômica, preguiça.
E aí como fica?
Será que sabemos nos relacionar? Ainda não estamos prontos para isso. Primeiro precisamos nos conhecer para depois conviver com o outro. Por que estamos levando os relacionamentos ao invés de nos posicionarmos, entender o que está acontecendo? È difícil responder a esta pergunta.
Será que sabemos amar? O amor não tem cobranças, não espera nada em troca, impera o respeito, a empatia, não reclama do outro, procura se entender e o outro e dialogar a respeito procurando alternativas.
Relacionamentos, quando são “levados” e não entendidos é muito perigoso, perde-se a autoestima e sofre-se muito emocionalmente.
Para refletir:
_Como estão os seus relacionamentos? Levados ou entendidos?
|