Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O que sabemos sobre nós?
DIRCEU DETROZ

Sempre gosto de pensar e escrever sobre a raça da qual pertenço. Os humanos, que em um momento da evolução passaram a sentir-se superiores. Yuval Noah Harari diz que para esse momento chegar, foi essencial os humanos acreditarem que o seu corpo era habitado por uma alma ou um espírito.

O que sabemos sobre nós? Se você ainda não se fez essa pergunta está perdendo um tempo precioso. Ela deveria ser tipo uma oração diária. Uma curiosidade boa. Questões sobre de onde viemos, quem somos e para onde vamos, deveriam estar no capítulo mais importante da nossa existência.

É fato. Nenhuma alma ou espírito poderia entrar dentro do corpo humano, sem que uma crença também fosse criada. Sem uma crença essa alma não conseguiria sobreviver. Mesmo que todas as crenças partam de um mesmo princípio, elas se espalham nas mais diversas ramificações.

Todas têm os seus livros sagrados. Que seriam as palavras e os ensinamentos de um ser criador e superior. Todos esses livros descartam a evolução. Todos enfatizam que somos criaturas divinas criadas por esse ser superior. Todos oferecem recompensas para os bons e castigos para os maus.

Para garantir as amarras da fé, as crenças ensinam que estamos aqui só de passagem. O melhor chegará para os bons após a nossa morte. Um paraíso todinho para nós. Alguns são iludidos com setenta virgens à sua espera. Agora, coitado de você que praticar o mal. A mente humana não tem limites para imaginar o purgatório e o inferno.

A ciência também não conseguiu responder nenhuma das três perguntas. A grande diferença entre ciência e crença, é que a todo momento a ciência permite contestação. O que se sabe de uma teoria cientifica hoje, amanhã pode estar totalmente errada. A ciência não se importa se for preciso dar um passo atrás.

A ciência não escreve livros sagrados. Desde o início seus enunciados são todos teóricos. Nunca a crença obrigou a ciência dizer que estava errada. O inverso já ocorreu inúmeras vezes e continuará acontecendo.

Não é possível imaginar a ciência iniciando uma caça às bruxas. Nem assando carne humana nas fogueiras da Inquisição. Sempre que a fé é posta em xeque, a ciência entra em cena para equilibrar a balança da humanidade no planeta Terra. A História narra isto de maneira clara.

Se houver a possibilidade de encontrar respostas para as três perguntas, elas chegarão pelas mãos da ciência. Desde o princípio, a crença tem demonstrado capacidade de extinguir a humanidade muito antes da hora.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52945


Outros títulos do mesmo autor

Poesias SEM TALVEZ DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossas cabeças-duras DIRCEU DETROZ
Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ
Crônicas A falta de sorte deles DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORÁRIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Viver! - Machado de Assis 54070 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 54062 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 54058 Visitas
camaro amarelo - 54030 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 54016 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53991 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 53986 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53980 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 53952 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 53938 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última