Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A AMAZÔNIA PERTENCE A ALGUÉM?
Flora Fernweh

De acordo com o romancista Victor Hugo, é triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve. Analisando o cenário sócio-ambiental a nível nacional, percebe-se claramente os impactos desencadeados pela dizimação da maior floresta tropical do planeta, A Floresta Amazônica, e suas respectivas consequências que vêm se expressando e preocupando o restante do mundo, pois quando a discussão global gira em torno dos ecossistemas, os efeitos da devastação tornam-se nítidos em outros setores de desenvolvimento humano.
     A Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e funciona como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano, frente à isso, nota-se que a inquietação das demais nações não está centrada unicamente na exploração e extração de recursos que a floresta proporciona, mas principalmente na manutenção dos princípios de sustentabilidade que devem permear as relações políticas e econômicas entre os países.
     Estatísticas apontadas pelo Inpe evidenciam que em 2019, os focos de incêndio na Amazônia cresceram 70% em comparação com o ano anterior. Perante a estes dados alarmantes, o compromisso da conservação é de todos, visto que a região tem mais de 30 mil espécies vegetais, 100 mil de animais e 20 milhões de pessoas. Além da riqueza da diversidade biológica e cultural de biodiversidade, ela tem o poder de influenciar o clima, com efeitos não somente locais, mas também sobre a América Latina e todo planeta.
     Quando discorre-se sobre um tema que engloba o futuro do planeta, um dos focos primordiais que se enfatiza é o legado que a população atual no âmbito mundial deixará para as gerações que ainda estão por vir. Apesar de a Floresta Amazônica concentrar-se principalmente em território nacional, o futuro não se trata apenas da evolução sustentável no Brasil, é necesário que parta do mundo, a conscientização, a preservação e o cuidado com esse tesouro de vida, pois ele presenteia a todos nós.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61638


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ao calor do incenso Flora Fernweh
Crônicas O problema do professor institucionalizado Flora Fernweh
Crônicas Sobre ser mulher Flora Fernweh
Sonetos Soneto dos dois anos de amor Flora Fernweh
Haicais Ampunheta Flora Fernweh
Crônicas Agora o ano começou Flora Fernweh
Crônicas Considerações sobre o Oscar 2025 Flora Fernweh
Crônicas Meu bloco na rua Flora Fernweh
Haicais Sextante Flora Fernweh
Crônicas Barrada no sex shop Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 447.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63488 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63471 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63272 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63237 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63225 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63206 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63097 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63042 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62983 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62905 Visitas

Páginas: Próxima Última