Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS DESAFIOS QUE PERMEIAM A MENTALIDADE ALIMENTAR
Flora Fernweh

Há um provérbio chinês que aconselha o seguinte: "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar". Esta maneira de pensar, ilustra um dos maiores obstáculos sócio-alimentares enfrentados pelas sociedades em todo o mundo: o
difícil acesso aos serviços e necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, supridos pelas desigualdades econômicas e pela falta de políticas públicas entre os países, além da inexistência de meios eficientes que reduzam os percalços da subnutrição a longo prazo.
     Conforme pesquisas realizadas pelo IBGE, menos de 10% da população brasileira atinge as recomendações de consumo de frutas, verduras e legumes. Por outro lado, a prevalência do excesso de consumo de gordura saturada é de 82%. Diante dos dados expostos, infere-se que os desafios alimentares configuram um problema estrutural relacionado à educação alimentar, ao acesso financeiro aos alimentos de qualidade e à reduzida informação à respeito dos benefícios para a saúde que uma dieta equilibrada proporciona. Nota-se ainda uma preponderância dos casos de obesidade em detrimento da subnutrição, o que ressalta que ambos os extremos configuram-se como barreiras na saúde pública.
     No Congresso Brasileiro de Nutrição realizado em 2018, uma série de políticas públicas foram apresentadas, como a taxação de bebidas adoçadas, a regulação de ambientes escolares e a rotulagem nutricional frontal de alimentos processados e ultraprocessados. Evidencia-se deste modo, a importância de órgãos reguladores na emissão de tentativas de articulação de ações em prol da saúde alimentar e na garantia do direito do consumidor.
     É fundamental que as práticas alimentares e a adoção de um estilo de vida saudáveis, sejam incentivadas desde a infância, e que projetos de reeducação alimentar sejam pauta no dia a dia da população. A reversão de casos clínicos graves de saúde por doenças fomentadas pelo desequilíbrio alimentar, através de meios de conscientização e reabilitação é essencial. Da mesma forma, o combate a um dos problemas que sempre assolou a humanidade, a fome, por meio do Governo Federal com o apoio do CONSEA e de ONG's direcionadas ao apoio à camada social mais necessitada, torna-se muito importante na busca pela solução do problema planetário.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 339


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Bile negra Flora Fernweh
Crônicas Poupe-me, passado Flora Fernweh
Frases Conhecer é sofrer? Flora Fernweh
Artigos Preconceito linguístico Flora Fernweh
Poesias Mar noturno Flora Fernweh
Frases Teoria do amor Flora Fernweh
Crônicas Pretérito mais-que-perfeito Flora Fernweh
Frases Compromisso Flora Fernweh
Poesias Caminhos para uma nova gestão do trabalho na era tecnologia Flora Fernweh
Crônicas O ensurdecedor silêncio de adolescer Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 133.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66664 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55314 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43809 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 43559 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43437 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40990 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 40853 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 40214 Visitas
TOMO TUDO - sigmar montemor 39278 Visitas
Lamento - FERNANDO 39153 Visitas

Páginas: Próxima Última