Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS DESAFIOS QUE PERMEIAM A MENTALIDADE ALIMENTAR
Flora Fernweh

Há um provérbio chinês que aconselha o seguinte: "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar". Esta maneira de pensar, ilustra um dos maiores obstáculos sócio-alimentares enfrentados pelas sociedades em todo o mundo: o
difícil acesso aos serviços e necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, supridos pelas desigualdades econômicas e pela falta de políticas públicas entre os países, além da inexistência de meios eficientes que reduzam os percalços da subnutrição a longo prazo.
     Conforme pesquisas realizadas pelo IBGE, menos de 10% da população brasileira atinge as recomendações de consumo de frutas, verduras e legumes. Por outro lado, a prevalência do excesso de consumo de gordura saturada é de 82%. Diante dos dados expostos, infere-se que os desafios alimentares configuram um problema estrutural relacionado à educação alimentar, ao acesso financeiro aos alimentos de qualidade e à reduzida informação à respeito dos benefícios para a saúde que uma dieta equilibrada proporciona. Nota-se ainda uma preponderância dos casos de obesidade em detrimento da subnutrição, o que ressalta que ambos os extremos configuram-se como barreiras na saúde pública.
     No Congresso Brasileiro de Nutrição realizado em 2018, uma série de políticas públicas foram apresentadas, como a taxação de bebidas adoçadas, a regulação de ambientes escolares e a rotulagem nutricional frontal de alimentos processados e ultraprocessados. Evidencia-se deste modo, a importância de órgãos reguladores na emissão de tentativas de articulação de ações em prol da saúde alimentar e na garantia do direito do consumidor.
     É fundamental que as práticas alimentares e a adoção de um estilo de vida saudáveis, sejam incentivadas desde a infância, e que projetos de reeducação alimentar sejam pauta no dia a dia da população. A reversão de casos clínicos graves de saúde por doenças fomentadas pelo desequilíbrio alimentar, através de meios de conscientização e reabilitação é essencial. Da mesma forma, o combate a um dos problemas que sempre assolou a humanidade, a fome, por meio do Governo Federal com o apoio do CONSEA e de ONG's direcionadas ao apoio à camada social mais necessitada, torna-se muito importante na busca pela solução do problema planetário.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52850


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Lágrimas em minha janela Flora Fernweh
Contos Homens da Noite Flora Fernweh
Poesias Rio de Janeiro Flora Fernweh
Poesias Me procuro Flora Fernweh
Poesias Definição de amor Flora Fernweh
Resenhas O barco das crianças - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Arte como terapia - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas O profeta, de Khalil Gibran - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas As coisas que você só vê quando desacelera- impressões Flora Fernweh
Resenhas O império e os novos bárbaros - impressões pessoais Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54679 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54601 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54389 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54344 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54322 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54291 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54215 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54128 Visitas
Amores! - 54120 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última