Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O crime do padre Amaro
Remisson Aniceto

Resumo:
Romance do português Eça de Queirós Ed. Ática, 1999

Qual o crime cometido pelo jovem padre Amaro? O de ter se apaixonado pela bela Amélia? E se o crime tem uma agravante, qual a pena a ser-lhe aplicada por tê-la engravidado?

Eis um livro que deve ser lido com muita atenção, pacientemente, para o leitor não perder detalhes de como o autor retrata a hipocrisia e a promiscuidade da sociedade portuguesa na segunda metade do século XIX, especialmente dos representantes da igreja católica.

Para instigar a curiosidade dos futuros leitores, vale ressaltar algumas passagens do romance, como a cena da refeição dos padres à mesa da S. Joaneira, discutindo banalidades e a vida alheia, as qualidades e defeitos dos homens e das mulheres, a vida dos pobres ("azar o deles") e os "arranjos" para conseguir dinheiro com os políticos.

Amélia, diante da impossibilidade de se casar com seu querido Amaro e para não "cair na boca do povo", é convencida a se preparar para contrair núpcias com o escrevente João Eduardo. João Eduardo que, num horrível sonho de Amaro, adquire as feições do Diabo, impedindo o padre de continuar com sua amada Amélia o caminho para o Céu.
E Amaro também vai se enredando cada vez mais numa teia de mentiras para manter as aparências, chegando ao absurdo de desejar que o filho nasça morto.

Há trechos maravilhosos como o seguinte: "Diante de Nosso Senhor, o verdadeiro marido de Amélia era o senhor pároco; era o marido da alma, para quem seriam guardados os melhores beijos, a obediência íntima, a vontade; o outro teria quando muito o cadáver..."
Ou ainda quando o severo Dr. Gouveia, descobrindo por fim o estado de Amélia, diz: "Eu bem tinha dito a tua mãe que te casasse!" e, resignado, complementa: "A natureza manda conceber, não manda casar. O casamento é uma fórmula administrativa..."
Não consumado o casamento por desistência do escrevente, tenta-se deseperadamente conseguir outro noivo antes que Amélia dê à luz ao fruto proibido.

Fosse eu enumerar todas as partes maravilhosas deste livro e o reescreveria por completo. Fica, assim, a indicação da leitura de um dos grandes romances de Eça de Queirós, um verdadeiro documento humano e social da sociedade portuguesa de então: O Crime do Padre Amaro.




Biografia:
Nasci em Nova Era, pequena e aconchegante cidade do interior de Minas, próxima à Itabira de Drummond. Desde muito cedo tomei gosto pela leitura, incentivado pelo meu pai, que não dispensava nem bula de remédio. Comecei a escrever aos oito anos e pouco depois lia alguns clássicos da literatura brasileira na biblioteca pública (não tinha condições de comprar livros). Sempre imaginei que algum dia atravessaria as montanhas para ver o Drummond - afinal, morávamos bem próximos - mas, como ele já me havia advertido bem antes, "tinha uma pedra no meio do caminho". Alguns anos depois ele viajou e nunca mais reapareceu. Meus textos (poesias, contos, crônicas e resenhas) podem ser lidos em alguns sites, como o Leia Livro, A Garganta da Serpente, Texto Livre, Recanto das Letras, Poetas del Mundo... Há pouco tempo participo de concursos literários e em 2006 consegui o 2º lugar no Prêmio Cataratas, com a poesia "Transição" e uma menção honrosa no Prêmio Cidadão de Poesia, de Limeira, com o mesmo trabalho. Em 2007 tive uma menção honrosa no Prêmio Filogônio Barbosa (Colatina - ES) com o soneto "Classificado". Alguns sites e jornais de pequenas tiragens já estão divulgando o meu trabalho. Descoberto o caminho, agora é prosseguir.
Número de vezes que este texto foi lido: 60537


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Fogão de lenha Remisson Aniceto
Resenhas O crime do padre Amaro Remisson Aniceto
Poesias Realeza Remisson Aniceto
Poesias Súplica Remisson Aniceto
Poesias Herança Remisson Aniceto
Poesias Transição Remisson Aniceto
Poesias O amante Remisson Aniceto


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Saudades de Deus - Maria 60547 Visitas
A vela - Carlos Felipe da Silva Sarmento 60547 Visitas
você - aurora yoshioto 60547 Visitas
A MÁQUINA DO MUNDO - Ismael Monteiro 60546 Visitas
Tempestades São o Triunfo da Sua Arte - John Piper 60546 Visitas
A MACACA SORAIA - Ismael Monteiro 60546 Visitas
Canção - valmir viana 60546 Visitas
O RIO E O MAR - orivaldo grandizoli 60546 Visitas
Basta olhar ... e vai sorrir ... - Maisnatureza 60546 Visitas
~~CAMPOS ELÍSIOS~~ - José Edemilson Ribas 60546 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última