Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A DANÇA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DIANTE DO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO
Deiva Martinucho

Resumo:
A dança é o ato de mover o corpo em cadência. As pessoas parecem sentir a necessidade natural de expressar seus sentimentos através do movimento rítmico. A dança é tanto uma arte como uma forma de diversão. Como arte, ela pode contar história, determinar uma disposição de espírito ou expressar uma emoção. Não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

Com tudo o que foi exposto no presente estudo, não há como opor-se que a dança contribui no processo ensino aprendizagem. Por meio dessa arte adquiri-se um desenvolvimento gradativo, com melhora no rendimento escolar, mudança positiva no comportamento, entre muitos outros aspectos, devido à dança ser uma atividade completa que exercita corpo, mente e alma. Por isso é necessário a introdução dessa arte nas escolas, a fim de que as crianças tenham acesso à arte e à cultura.

O aprendizado por meio de atividades como a dança, possibilita uma melhora significativa no comportamento social dos alunos, além de desenvolver os aspectos cognitivos e motor, resultando na formação de um cidadão ético, formador de suas opiniões e idéias.

Portanto, o educador deve ter uma atitude consciente na busca de uma prática pedagógica mais coerente com a realidade, como a dança, que leva o indivíduo a desenvolver sua capacidade criativa numa descoberta pessoal de suas habilidades, contribuindo de maneira decisiva para a formação de cidadãos críticos autônomos e conscientes de seus atos, visando a uma transformação social.

Espera-se que essas reflexões levem a novas idéias e discussões, sobretudo, do aprofundamento da dança, nos espaços escolares enquanto um conteúdo importante para auxiliar o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.







Biografia:

Este texto é administrado por: deiva martinucho
Número de vezes que este texto foi lido: 7


Outros títulos do mesmo autor

Frases Tecnologia na educação deiva martinucho
Monografias A DANÇA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Deiva Martinucho


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60582 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59928 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58880 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58739 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58531 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 58458 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 58099 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 58097 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 58062 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57913 Visitas

Páginas: Próxima Última