Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Estamos aqui porque ela está ali
DIRCEU DETROZ

Uma equipe de astrônomos norte-americanos provocou uma mudança no ranking de planetas com mais luas no Sistema Solar. Usando potentes telescópios no Havaí auxiliados por softwares e algoritmos, eles descobriram 20 novas luas orbitando Saturno. Antes no topo estava Júpiter com 79. Agora Saturno conta com 82.

Se fosse possível para nós seres humanos estar nesses dois planetas fico imaginando a beleza surreal que seria olhar para o céu. Não temos nem a noção de como seria ver algo parecendo ser maior do que o Sol. Todas aquelas dezenas de luas num desfile fantástico. Os tamanhos. As cores. Os eclipses. Sem importar ser noite ou dia.

Mercúrio e Vênus são os planetas do Sistema Solar que não possuem luas. Nós aqui na Terra temos a nossa. Teorias afirmam, todas as luas orbitando os planetas do nosso Sistema Solar tiveram origem em colisões. Talvez, a mais drástica dessas colisões foi a que deu origem a nossa Lua.

A ciência diz que o planeta Terra tem 4,6 bilhões de anos. A Lua é 100 milhões de anos mais nova. Sua formação foi o resultado do choque de um corpo do tamanho de Marte batizado de Theia com a Terra. Esse violento impacto fez parte da bola de magna que era o nosso planeta na época entrar em órbita.

Não seria impossível, mas é pouco provável que os acontecimentos desencadeados no planeta Terra acontecessem tais como conhecemos sem a existência da Lua. Se houvesse vida, seria totalmente diferente, e a evolução que permitiu o Homo sapiens dominar o planeta não teria acontecido.

A Lua exerceu papel primordial para frear a velocidade de rotação do planeta. O nosso dia de 24 horas antes dela durava apenas oito horas. Nessa rotação lenta, ventos entre 160-200 km por hora seriam os nossos ventos cotidianos. Ainda continua freando. A cada século o nosso dia fica 1,5 milésimos de segundo maior. A Lua também já esteve muito mais próxima da Terra do que atualmente. Agora continua se afastando na velocidade de 3,82 centímetros por ano.

O movimento orbital da Lua deixa estabilizado o eixo de rotação da Terra numa inclinação de 23 graus. Sem essa estabilização não haveria as estações do ano. E não podemos nos esquecer das marés. Sem as marés nossos mares que já estão poluídos pelo lixo humano tenderiam a estancar. Seria o fim do sistema de drenagem e limpeza natural baseados no avanço e recuo das águas. O fim das marés seria o começo da extinção de todas as espécies de vida na Terra.

Então da próxima vez em que você olhar para a Lua não esqueça de agradecer. Ela pode ser um lugar morto e sem brilho próprio. Depende do Sol para brilhar. Entretanto, só estamos aqui porque ela está ali.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61665


Outros títulos do mesmo autor

Poesias SEM TALVEZ DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossas cabeças-duras DIRCEU DETROZ
Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ
Crônicas A falta de sorte deles DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORÁRIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
ALZHEIMER - isamusa 62076 Visitas
Rosas no Lixo - isamusa 62069 Visitas
Vida Amarrada II - Lenda Dupiniquim - J. Miguel 62066 Visitas
CLARA MANHÃ - fernando barbosa 62057 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 62055 Visitas
Poema para um mortal. - Poeta do Amor 62048 Visitas
SIGA TEU CORAÇÃO, MARIANE - Orlando Batista dos Santos 62044 Visitas
A ultima letra - Kelen Cristine N Pinto 62044 Visitas
Pedido de Amigo - J. Miguel 62043 Visitas
- Ivone Boechat 62041 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última