PERDA DE PESO
Em todas as doenças existem os seguintes componentes como base para a doença:
1.) Falta de movimento sangüíneo.
2.) Falta de energia para movimentar o sangue.
Quando, na Medicina Chinesa, nos deparamos com indivíduos com problemas de saúde, inerentemente veremos esses dois componentes com clareza dentro do quadro geral dos desequilíbrios do corpo. É necessário solucionar esses dois aspectos para realizar uma completa restauração do equilíbrio.
Então, o que isso tem a ver com o fato de estar acima do peso? Tudo. Quero que o leitor lembre-se disso, pois é muito importante para o entendimento completo de porque o ele pode estar acima do peso.
RETRATAÇÃO: Os autores de matérias sobre a saúde trazem esta palavra na presença do consumidor? É claro que sim! E por quê? Porque ninguém quer escrever algo e depois ser processado por um consumidor insatisfeito. Sob esse aspecto... eu apresentarei essa retratação. Antes de começar qualquer tratamento, por favor, vá ver seu Guardião da saúde (seu médico) para que ele faça uma avaliação para proteger você de quaisquer problemas. Sim, eu pessoalmente tive uma dessas avaliações quando era jovem, para jogar nos programas esportivos do colégio. Geralmente é aquele tipo de exame de 5 minutos... respire fundo, fique na ponta dos pés, solte o ar, pise com os calcanhares... pronto, já pode praticar esportes. Lembra-se daqueles atletas do colégio que morrem nas quadras de basquete por causa de avaliações inadequadas da saúde? Está em todo lugar. Chama-se protocolo. Existem aqueles que continuam a praticar um esporte com o médico sabendo que há um problema de saúde, no entanto, isso é ignorado de algum modo para que o time não perca um jogador importante. Como é que isso acontece? Alguém pode me explicar, por favor? Trata-se de dinheiro, lembra-se?
Antes de prosseguir com os detalhes, quero explanar algumas idéias simples. Primeiro, se você sabe que tem disposição genética para ser obeso, o que tenho a dizer pode não ser de valia para você, porém, se você adota os princípios (que são fisicamente seguros) e os experimenta para ver se funcionam para você... ótimo, mas, terei que sugerir uma segunda retratação para dizer que pode não funcionar. Segundo, se você sabe que é o tipo de pessoa que se queixa o tempo todo de ser obesa, tenta 2 ou 3 vezes e interrompe cada programa que experimenta... você provavelmente não conseguirá bons resultados assim também. Nesta seção examinaremos a relação entre o modo como pensamos, e como reagimos aos nossos atos. Vou ajudar você a criar um ambiente positivo, que gera mais sucesso. Na clínica, eu pessoalmente ajudava as pessoas a lidar com as atitudes negativas que resultam da desistência. Aqui, a responsabilidade está diretamente sobre os seus ombros, eu não estou lá para ajudar, mas você pode fazê-lo. Use as ferramentas que disponibilizarei para você e trabalhe com elas... elas funcionam... é apenas uma questão de perseverança. Tome o exemplo de um homem que fumava 4 maços de cigarro por dia. Ele me disse, depois de finalmente vencer a batalha do hábito de fumar, “Segui tudo o que o senhor disse, e, no fim, consegui vencer esse problema de minha vida! Levei 3 meses, mas não desisti por causa do que o senhor me disse... funcionou!” Existem alguns programas mentais que fazemos diariamente, os quais temos que tomar conhecimento de que existem, e em seguida reescrever novos programas em substituição àqueles, para fazer as coisas funcionarem de maneira diferente. O tempo... é o que precisamos para “gravar” os novos programas e fazer com que os antigos não tenham mais prioridade.
Em terceiro lugar, isso também pode ser utilizado pelo outro grupo de pessoas, OS PREGUIÇOSOS, que acham que tudo deveria ser possível apenas tomando-se uma pequena pílula. Sinto muitíssimo em dizer-lhe que, neste momento, não há pílulas mágicas que possam fazê-lo emagrecer. No fim, quando você para de tomar “qualquer coisa”, a gordura volta porque você... você mesmo, não mudou. Na verdade, o que acontece é que essas pílulas para emagrecer enfraquecem o processo natural de queima de gordura do corpo, fazendo com que você fique mais propenso a ter a gordura de volta, e em condições piores. NÃO ESTOU FALANDO DE POÇÕES MÁGICAS, mas existem processos fisiológicos sólidos simples que funcionam para ajudar a remover a gordura. O ponto-chave aqui é o seguinte... você tem a coragem de seguir em frente, passo a passo, e não desistir? Se você não tem a tendência genética, posso dizer-lhe que deve ser capaz de reduzir seu peso seguindo os princípios que partilharei com você aqui. No meu exercício da medicina fui solicitado muitas vezes a introduzir agulhas de acupuntura para me livrar da gordura... sinto muito... não alcancei essa fama mágica. Talvez haja outros que consigam, mas, eu não consegui. Em meu limitado tempo de vida aprendi bem que existem formas efetivas de entender o processo de acumulação de gordura e como reverter esse processo. Pessoalmente, eu não acredito nos programas de perda de peso de efeito rápido, já que um dos problemas inerentes é que a pessoa que acumulou a gordura não mudou em suas percepções sobre como funciona a vida, portanto, depois que o processo rápido termina, o peso volta. O que podemos fazer é dizer que queremos mudar, com o tempo, quem somos e que não queremos perder o senso de nós mesmos durante o processo. Quando as mudanças necessárias forem assimiladas, e incorporadas no dia-a-dia, o processo do corpo/mente também irá mudar. Você chega ao ponto de perder peso porque você mesmo mudou e essa mudança mantém tudo no lugar continuamente. Se você não estiver preparado para trabalhar – sim, eu sei, palavra feia não é? – então, não prossiga na leitura, porque terá que trabalhar se quiser ver mudanças. Eu lhe ensinarei a fazer esse trabalho de maneira inteligente, para que haja compensação. Sim, sou preguiçoso também. Não quero perder tempo fazendo coisas que são elaboradas com pouca qualidade. Se eu investir um dólar de esforço, quero um dólar de retorno. Idéia simples, não? Para mim, é o único jeito de prosseguir. Fiz, pessoalmente, tudo o que vou ensinar a você. Tenho ensinado outros, e sei que funciona, mas, você precisa começar do zero, construir, ganhar força na mente e no corpo, e não desistir. Em dois meses (aos 50 anos) eliminei 15 quilos, e, até hoje não voltaram mais. Se eu posso fazê-lo, você também pode. Determinação e perseverança. Hoje a minha vida é simples... não tenho que “trabalhar” para manter meu corpo. Simplesmente atendo às suas necessidades de forma natural e ele funciona muito bem.
Se você é do tipo que diz, “Ah... outro programa... besteira!” Vá em frente, pode dizer, mas, você não terá que pagar, ou beber aquelas coisas horríveis que prejudicam seu sistema digestivo, nem submeter-se todo mês à euforia mental diante de uma balança ou de grupos de pessoas. Essa é uma questão pessoal, e você só precisa de algumas informações e ferramentas simples para corrigir sua maneira de pensar e as funções do seu corpo. Esta é uma ciência que funciona. Tudo bem... respire fundo, relaxe e comece.
Alguém perguntou a George Burns, ator e comediante de 90 e tantos anos, como ele conseguia viver tanto tempo, ao que ele respondeu, “Exercício!” Bem, a próxima pergunta foi, “Como o senhor se exercita nessa idade?” A resposta foi, “É simples... levante suas mãos acima da cabeça... se puder fazer isso, é porque esta vivo ainda, e pode se exercitar!” Eu adorava George Burns e sua habilidade natural de ver a vida pela sua realidade, eliminando todo o contra-senso que o homem criou para tornar a vida mais difícil. Vamos fazer a vida mais simples... lembre-se de minha citação/criação anterior, A SIMPLICIDADE É O APOGEU DA TECNOCRACIA... e... SIMPLICIDADE É ELEGÂNCIA, portanto ELEGÂNCIA É SIMPLICIDADE. Tem mais uma aqui, do filme “Forest Gump”, “O estúpido é como o estúpido faz”. Se você quer deixar a vida mais complexa, vá em frente, fique à vontade, mas, você pode me acompanhar em um lugar mais simples, para descobrir como esse excesso de peso pode ser eliminado. Primeiro... é claro... isso envolverá algum exercício, porque existe uma lei do universo que diz, “VOCÊ NÃO CONSEGUE ALGO POR NADA” e terá que envolver seu corpo para livrar-se daquilo que se acumulou por causa da falta de atenção em si mesmo. Aqui, neste momento, começamos com George Burns... todos podem começar do zero com os exercícios e vencer. O simples sempre vence, mas, devem ser passos pequenos e contínuos, um após o outro, para chegar onde você quer. Entrarei em detalhes sobre isso mais adiante.
Vamos observar onde as pessoas começam a cometer erros na vida com seu modo de pensar. É o processo das percepções. As percepções são aquelas coisas na vida como nós as imaginamos. Então, vamos criar um novo programa para lidar com o “fracasso” ou a “derrota”, porque esse parece ser o maior problema para a maioria das pessoas. Do tipo “a mente está disposta, mas o corpo é fraco!” Nos entusiasmamos com alguma coisa, e então, poof! perdemos o interesse e tudo é posto de lado. Entenda que você precisa firmar um compromisso pessoal para mudar para aquilo que você gostaria de parecer... e depois, correr atrás. O que você vai fazer aqui é entrar em uma GUERRA. Sim, guerra. A guerra é uma série de batalhas contra um inimigo a ser derrotado. Nunca houve uma guerra vencida com apenas uma batalha. As guerras são séries de batalhas que se luta para vencer o inimigo. Agora imagine um general lutando na guerra e, cada vez que avança, perde para o inimigo! “Caramba... bem, vamos para casa... não adianta, eu não consigo lutar e vencer!” ele diz. É claro que ele perderá a guerra, porque pensava assim antes de começar. Todo general diz, “ok, rapazes, perdemos essa... o que aconteceu? Onde foi que fracassamos? Vamos pegá-los da próxima vez! Hurra, ainda estamos vivos para lutar!” Se lutamos a batalha e não perdemos – seu pai está à frente dos negócios e garante as batalhas para você. NÃO! Na vida real, lutamos e perdemos. Lutamos e caímos. Lutamos e nos ferimos. Isso é normal. Assim, quando estiver fazendo qualquer coisa na vida, seja parar de fumar, ou parar de beber, ou parar de bater nas crianças, ou parar de jogar... você provavelmente fracassará se você for normal. Levante-se e diga,
“PERDI ESTA BATALHA HOJE, MAS NÃO PERDI A GUERRA... VIVA, AINDA ESTOU VIVO PARA LUTAR!” e siga em frente com esta imagem mental porque se conservar essa imagem na mente sempre, você vencerá como o homem que parou de fumar quatro maços de cigarro por dia. Ele parecia estar caminhando para a morte quando o vi pela primeira vez, e seu aperto de mão mais parecia um macarrão molhado. Seu rosto era pálido de morte, e as bochechas e olhos eram fundos. Ele não tinha forças para erguer os pés quando caminhava, então, os arrastava. Achei que ele não conseguiria. Cada vez que ele fumava, lhe vinham os pensamentos acima, e a determinação de vencer a guerra contra o cigarro. Quando o vi 5 meses depois, ele estava incrível. Cheio de vida... ELE VENCEU! Ele teve fé em si mesmo, fé que eu não tive nele. Ele me ensinou (aos 25 anos) uma lição maravilhosa de determinação, que sempre funciona quando não nos entregamos. Essa foi sua luta... “não compartilhar com seus vizinhos, pois eles não entenderiam,” disse ele. Ele repetia isso vezes sem conta, e acreditava nesta afirmação dita (em maiúscula acima)... o cérebro começou a trabalhar para o novo programa e a resgatar os outros já incorporados no processo do cigarro. Perder o peso não é diferente. Existe uma série de conseqüências na forma em que pensamos, sentimos, e lidamos com nossas vidas, que nos torna quem somos. Uma das coisas que nos acontecem na vida é que começamos a entrar numa nova fase onde deixamos de sonhar, construir, e criar quem somos e como idealizamos a vida. Em algum momento a vida se torna uma rotina diária. Isso é estagnação... e estagnação leva à perda de movimento sangüíneo. Perda de movimento sangüíneo resulta em menos sangue circulando no fígado. O fígado fica mal alimentado e pára de processar a gordura. Entendeu? Lembra-se do homem que mencionei antes, que tinha colesterol alto? Ele era mais gordo do que o normal. Entrou numa fase de rotina em que só exercitava o cérebro, e foi pego nessa rotina. Seu corpo começou a tornar-se menos ativo e o fígado começou a funcionar mal. O que eu fiz foi estimular sua vida com pequenos exercícios. Para começar, mudei seus hábitos de comer e beber, sua maneira de pensar (é claro), e em 30 dias seu fígado passou a funcionar normalmente, trazendo o colesterol a níveis normais, e sua barriga começou a desaparecer! Olhe para você mesmo! Era comum eu ver isso acontecer em minha clínica. Uma mulher de 35 anos perdeu a disposição para viver e começou a diminuir o ritmo. É claro, estava cansada. Durante 15 anos ela vinha tentando ser uma boa mãe, esposa, trabalhadora, dona de casa, economista, etc. e agora está pronta para abandonar tudo. Ela diminui o ritmo e o peso começa a embarcar. Ou mesmo a mulher de 45 anos, que “descobre que está no fim da vida e que não conseguiu nada do que queria fazer com sua vida!” Depressão e a televisão... os hormônios também começam a diminuir a marcha... que diabo!... eu me privei das coisas boas da vida... vou aceitar aquela barra de chocolate, obrigado! etc.etc. e a gordura começa a chegar. Este é outro momento em que a depressão afeta a função hepática (qualquer que seja a fonte) e o fígado passa a diminuir o processamento das gorduras. Tive amizade com um farmacêutico perto de minha clínica. Tivemos uma relação de negócio. Quando o conheci, ele era magro, trabalhava demais na mesma pequena farmácia, sem perspectiva. Anos mais tarde eu o encontrei (numa festa de Ano Novo), barrigudo e gordo. O que aconteceu? “Eu não sei”... e começou a falar da vida em termos de ser menos do que ele pensava que seria. Perguntei-lhe o que gostaria de fazer se pudesse. Ele disse, “acho que seria ótimo se eu pudesse...” e falou-me de suas idéias de reformar sua farmácia para agregar outros serviços, etc. E por que não? Um ano depois, ele vendeu sua farmácia, comprou outro prédio e construiu a nova farmácia dos seus sonhos. Sim... o peso começou a desaparecer! Ouça... quando estamos “PRESOS” na pessoa que pensamos ser, a estagnação inicia o processo de diminuição da energia e do movimento sangüíneo, e o processo da gordura tem início. A energia mental renovada bombeia a circulação e as coisas começam a mudar! Compreende? Tudo se resume nessa simples idéia da “CIRCULAÇÃO”!! Agora, veja a idéia da pílula para emagrecer. O que ela faz? Basicamente, bagunça o fígado, que, por sua vez, tem que lidar com os infelizes efeitos colaterais, enfraquecendo, assim, suas funções, e no final tem menos capacidade de processar as gorduras! Depois que você pára com as pílulas (ou qualquer que seja o falso programa) você acorda semanas mais tarde notando que suas roupas parecem “apertadas”, e você suspira, talvez xingue, e se deita de novo na cama querendo dormir, porque ela está voltando! NÃO! Levante-se, saia daí, faça o sangue circular. Não se engane com as falsas promessas de produtos artificiais que não são projetados para seu delicado sistema. Lembre-se... “existe um caminho que parece correto para uma pessoa, mas, no fim, é morte certa”. Sim, eu sei que isso foi escrito para falar da condição de nossa alma, no entanto, também reflete a condição humana de pensar que o homem tem as soluções para os problemas da vida. Sente-se, projete as químicas de que o corpo precisa para mudar a condição atual. Meus anos de experiência na medicina vendo estes dois lados, o químico e o natural, me levaram a entender que este processo químico é uma falsidade que temporariamente nos eleva... para mais tarde sofrermos a enorme queda. Esse é o sistema do homem. Achamos que somos tão espertos com nossas habilidades, a ponto de artificialmente modificar a vida. Este é o caminho que parece correto para o homem, e que sempre leva à morte de um jeito ou de outro. Em nível de célula eu vejo o processo de morte acontecendo através deste paradigma. Você talvez não veja porque não é instruído nesses processos. Na mente ocidental não há problema em sofrer danos ao corpo para obter um determinado resultado, usando drogas... é esperado e tolerado. Eu não tolerarei isso jamais, quando há maneiras mais inteligentes de se viver neste mundo. Viver no projeto do Criador de todas as coisas é mais inteligente e próspero.
Falsas promessas... aquelas que tentam comovê-lo a agir para então “comprar” algo que geralmente não satisfaz as expectativas. É por isso que foram criadas leis chamadas de “A verdade na propaganda”. Preste atenção... no emagrecimento não existem pílulas ou outras substâncias químicas que façam as funções do corpo voltarem ao estado normal e/ou saudável reduzindo a gordura. Não é assim que funciona. Devemos agir para pensar corretamente. Devemos agir para colocar os pensamentos em atividade correta. Devemos trabalhar com a lei da física que diz “Todas as coisas tomam o caminho mais fácil!” Em outras palavras, faz parte da natureza humana querer tomar a pílula e então se sentar e assistir à TV, permitindo que a circulação diminua! Você ainda não está entendendo? Qual é o seu problema? Você não consegue algo por nada... deve batalhar. Se for de graça, é porque alguém deu a você, mas, há sempre restrições. Seja auto-suficiente... aceite esta responsabilidade e vá em frente.
Pensar e sentir. O modo como pensamos cria a pessoa que somos. Você deve adquirir uma boa compreensão dos processos do pensamento e poderemos então começar a reconstruir o Novo “EU”. Eis um exemplo de como isso funciona. Quero lhe mostrar como o seu modo de pensar controla as funções do seu corpo. Tudo bem? Agora... por favor, escolha um lugar bem calmo, imagine aqueles anos maravilhosos do seu jardim de infância, e leia isto com atenção, sentindo cada palavra que escrevo para você. Comecemos. Estou em pé, em sua frente, segurando um limão fresco na mão. Hmmm, sinta o cheiro do limão. Lembra-se do cheiro de um limão? Ou talvez o leve amargo de sua casca? Agora, com uma pequena faca de cozinha na outra mão, começo a cortar o limão em duas partes iguais... oh! O suco está espirrando em minha mão – vou lamber um pouco! Continuo a cortar e também sinto o aroma do suco desse limão – que saborosa! Estou lembrando minha época de infância tomando suco de limão feito de minha mãe no calor de verão! Separo as duas metades suculentas, pego uma metade e a levo até minha boca para chupar o suco cítrico fresco... ah... azedo... ácido... minha língua... parece diferente... hmm LIMÃO! Agora espere um minuto ou dois antes de continuar... apenas sinta o limão.
Muito bem, o que está acontecendo dentro de sua boca, agora? Sente que ela começar a “contrair-se” por causa da acidez? Percebe o aumento dos sucos salivares? Talvez você possa sentir sua cabeça sacudir um pouco ao lembrar o azedume do limão! Se você é como a maioria das pessoas, teve esta experiência porque usei palavras para criar essa imagem para que seu cérebro pudesse captar e relembrar experiências passadas com limões. Fiz isso com outros profissionais da medicina, e pacientes também, e todos disseram que conseguiram o que estou dizendo, na prática... O QUE SENTIMOS... CRIAMOS! Nosso corpo responde imediatamente ao que pensamos. Então, ouça quando eu lhe digo, pratique a afirmação acima sobre falhar quando você abater-se nos seus esforços para vencer a guerra contra o peso extra... E DAÍ!? É apenas um episódio... você não perdeu a guerra... reafirme seu desejo de vencer essa guerra... você pode fazer isso, sempre. Você não mentiu para si mesmo, causando um senso de falta de integridade pessoal. Levante-se... ponha-se de pé... “tudo bem, perdi desta vez, mas eu quero ganhar esta guerra contra minha gordura... EU DECIDI PERDER PESO!” “EU DECIDI PERDER PESO!” “EU DECIDI PARAR DE FUMAR, PARAR DE BEBER!” ou qualquer que seja o problema. Você pode se levantar depois de fracassar... reafirme a direção que quer seguir, e siga em frente. Não interrompa este processo, e não demore em repetir essa afirmação depois de comer aquele sorvete, ou aquela barra de chocolate, ou o que quer que seja! SIMPLESMENTE FAÇA! Mesmo que não acredite no que estou dizendo agora... faça-o de novo... e reafirme... “EU DECIDI PERDER PESO!” Isso funciona... funciona. O que você está fazendo é reescrever um programa em seu cérebro, para anular os programas antigos que não funcionam mais para a pessoa que você é hoje. Talvez eles tenham servido no passado... mas hoje é diferente. Novas perspectivas, novas escolhas, novas opções, novos desejos, novas ferramentas... LUTE!
Observação: percebe que estou repetindo várias vezes o que escrevo? Por quê? Porque quero que as palavras que você lê sejam impressas em sua mente. Conheço o valor da repetição. Os especialistas em marketing na televisão também... eles estão sempre atacando seu cérebro com propaganda, tentando criar os programas dentro de sua cabeça, coagindo-o a comprar seus produtos. Eles sabem que isso funciona... gastam centenas de milhares de dólares nesse tipo de publicidade para motivá-lo a gastar dinheiro com eles.
Uma outra ferramenta que quero que você coloque em sua caixa de ferramentas é bastante estranha e incomum. É raramente usada hoje em dia... pelo menos eu não a vejo sendo usada com freqüência em nenhum lugar. Talvez você tenha usado. “SORRIA”. Esta é uma super ferramenta para lutar nesta guerra. Não tem graça... essa é a arma secreta que seu inimigo faria tudo para saber se você tem, e se tiver, como ela funciona. É a mais nova e mais importante das invenções para lutar na guerra contra todos os tipos de inimigos! Falando sério, o que foi descoberto é que quando sorrimos e os músculos do sorriso começam a entrar em ação, a mente é levada a acreditar que algo bom está acontecendo, e quando estamos felizes existem substâncias químicas que o cérebro recorda, e então começa a produzir químicas como resultado de um PROGRAMA APRENDIDO em anos de experiência. Por exemplo, você está sonhando com essa nova garota ou esse novo rapaz no trabalho, e como a vida seria linda “se” vocês pudessem estar juntos. Até que um dia acontece... vocês se beijam, e tudo vira de cabeça para baixo, você sente um frio na barriga, e não consegue pensar em nada além dessa pessoa. Está no céu. De verdade? Ou está apenas experimentando uma série de “drogas cerebrais” que fazem você sentir-se assim? É esta última opção. Quando tem essas experiências, naturalmente você sorri. O tempo todo. Há uma relação direta entre o cérebro e o sorriso, e a criação de um corpo que se sente melhor. Entendeu? Agora, use esta arma secreta, uma vez que é muito pouco usada por qualquer um nos dias de hoje para superar problemas... ela funciona. Não estou lhe dando coisas simples que não sejam poderosas. Não é simplesmente algo para se fazer por fazer. Há uma série de acontecimentos que devem mudar dentro de sua mente e devem ser comunicados ao resto do corpo, com o tempo, para fazer as coisas novas acontecerem. Então, se continuarem acontecendo, você criará um novo programa de vida que substitui o antigo. É você que decide este processo e o que deseja criar. Assim, se eu fosse você, me lembraria da parte sobre comer e digerir os alimentos. Agora, combine esses processos com o “sorriso” e tente ver a diferença no seu modo de sentir após alguns dias. Em seguida, acrescente a frase “EU DECIDI PERDER PESO!” enquanto estiver sorrindo! Ora, vamos, não é tolice... funciona mesmo, porém, você tem que “repetir” o processo e também acreditar naquilo que está dizendo. Quando está sorrindo, talvez ao mesmo tempo em que se olha no espelho, repetindo “EU DECIDI PERDER PESO!” seu cérebro começa a associar sensações boas com a idéia de perder peso... que isso é algo bom. SIM! Esta é exatamente a estrada que queremos tomar! Se, no próximo momento, você colocar as mãos acima da cabeça e baixá-las, rentes ao corpo, dez vezes... sorrindo e repetindo “EU DECIDI PERDER PESO!” em frente ao espelho, e depois dar um passeio a pé para sentir a luz do sol em seu rosto... adivinhe o que estará acontecendo dentro do seu cérebro e do seu corpo? Estarão captando a idéia de que tudo isso é lindo, e que a gordura não faz mais parte desse processo, e começam uma vida nova! Sua vida nova. Mexa-se... não apenas seu corpo, mas sua mente... crie coisas felizes, principalmente se estiver deprimido. Esse é o momento mais importante para agir. Faça-o. Não espere. Muito bem, levante-se, vá à frente ao espelho e faça tudo o que eu disse. Depois saia. Mude os padrões... mude as rotinas. Limpe a casa, ou o carro, ou seus sapatos, ou o que quer que seja. Mude os programas de sua vida! E não pare de mudá-los até que tenha chegado ao ponto de se sentir satisfeito com a pessoa que é. Volte à escola para aprender algo novo. Mude de emprego, talvez. Mude a forma como vê a vida. Se você continuar a carregar sobre os ombros “coisas” do passado, garanto a você que não perderá peso. É chegada a hora de trabalhar limpando sua guarda roupa pessoal de “coisas” que não servem mais, como as roupas velhas que foram amontoando no armário, e que você nem usa mais. E se é mesmo assim, por que ficar preso a elas? Como é que elas podem lhe servir, permanecendo esquecidas no armário? Sua mente e seu coração funcionam da mesma maneira. É hora de mudar, mas, mudar com cuidado, coragem e inteligência. Seja cuidadoso ao mudar a si mesmo, e dê um tempo ao processo de mudança. Volte e releia o que escrevi sobre o método da “Decisão”. A vida e como você a vive é uma escolha, ou escolhas que você faz. Lembre-se, “eu não perdi a guerra só porque não perdi um quilo, ou porque comi um chocolate. NÃO! Levante-se e repita genuinamente, ‘eu decidi ganhar a guerra contra meu excesso de peso’, EU ESCOLHI ISSO!” É assim, simples... trata-se de escolhas. Se não conseguir... você é normal. Ponha-se de novo em pé, e repita... “É minha escolha perder peso!” É uma opção, não uma promessa. Não faça promessas a si mesmo para emagrecer, porque, quando falhar, a questão da “integridade pessoal” de manter a promessa será um problema para você lidar. Não entre nessa... opte pela simplicidade. Mantenha a escolha, que poderemos sempre dizer, “bom, é claro, quero emagrecer... é minha escolha!” e você pode respeitosamente continuar sentindo-se bem consigo mesmo.
Eu tinha cerca de 25 anos e um dia encontrei uma tapeçaria de parede com uma mensagem escrita, e pelos próximos 25 anos a mantive pendurada ao lado de minha escrivaninha. Eu gostaria de me lembrar de todas as palavras, mas, com meu cérebro tão limitado, eu as esqueci, então, parafrasearei o que dizia a mensagem. “O homem na arena lutando pelos seus sonhos é um herói. Muitas vezes ele cairá, o sangue escorrendo pela face, porque fracassou, mas o herói se levanta e continua sua luta contra todas as dificuldades para conseguir, e, um dia o sucesso está em suas mãos. Aquele que cai muitas vezes na tentativa de ter sucesso, mas mesmo assim levanta-se, limpa o sangue do seu rosto e continua, é o verdadeiro herói, e no final irá saborear o mérito de seus esforços heróicos, dor, suor, lágrimas e sangue para conseguir a vitória pela qual labutou incessantemente.” Prezado leitor, quando senti as dores do fracasso em minha vida, foram essas palavras que me mantiveram focado na criação dos verdadeiros valores, e não me deixaram desistir. Muitas vezes me senti só, mas valeu à pena. Com o tempo, sua força interna em acreditar em si mesmo crescerá, e um dia aquele sorriso natural acontecerá, esse brilho natural que emana do seu ser, que todos verão, sentirão e abrirão caminho quando você entrar no espaço dos outros. Você terá se tornado quem você sempre desejou ser, e neste momento... ah, que sensação! É como estar no topo da montanha mais alta, sentindo a brisa fresca, e tendo a mais fantástica vista de toda a sua vida, espalhada em todas as direções. Somente aqueles que não desistem têm essa experiência em suas vidas. Você... leitor... decide. Peça ao Divino que o ajude, dando-lhe luz e sabedoria. Depois siga adiante, a passos firmes, pé ante pé, e no momento certo eles ficarão mais leves, rápidos e seguros. Quando você tiver sucesso notará que as outras pessoas desejarão o que você tem (toda essa experiência acumulada de sucesso pessoal, auto-realização, e paz interior), no entanto, eles não conseguirão definir o que você tem... mas você emanará essa paz que eles almejam, porque lhes falta aquilo que você conseguiu através do trabalho árduo. O seu sorriso é verdadeiro. O brilho em seus olhos é verdadeiro. As mãos estendidas para ajudar os outros é verdadeira. A satisfação interior e felicidade pessoal são verdadeiras... porque você teve paciência e criou uma visão... e lutou para consegui-la! Quando nos colocamos no caminho da integridade, o trabalho, e a perseverança com o amor nós receberemos de Deus, porque existe uma lei universal para tudo. Deus quer nos dar coisas boas, mas devemos ser um abrigo para recebê-las. Uma vez com elas... a abundância... então devemos passá-las aos outros, mantendo o fluxo em movimento. Quando mantemos o fluxo se movendo, passando para os outros, temos espaço para receber mais. Podemos então dar um pouco para mais alguém... e eles se levantarão e o processo continua. Se nos prendermos àquilo que recebemos, o processo pára, tem início a estagnação, e começamos a perder o que conseguimos. Lembra-se quando eu disse que existem dois fatores criando as doenças? Uma é a interrupção do fluxo sangüíneo, e a outra é a interrupção do fluxo de energia. Quando isso ocorre em nosso corpo, ficamos em desequilíbrio e nossas vidas viram um caos. O mesmo acontece quanto à nossa função neste mundo. Quando interrompemos o fluxo natural do Divino, ficamos infelizes, e com as funções vitais em desequilíbrio. Então, vamos entrar no fluxo natural e participar, fazendo nossa parte do trabalho. Quando você receber, dê um pouco para alguém. Pode ser dinheiro, pode ser seus braços fortes para o trabalho, pode ser roupas, ou preparar uma refeição para alguém que esteja incapacitado, ou simplesmente precise de um descanso. Dê com alegria no coração. Viva para o amor, e todas as outras coisas virão naturalmente. Não trabalhe pelo dinheiro, pois ele sempre o iludirá. Trabalhe pelo amor aos seus desejos, paixões, e o dinheiro virá automaticamente, mas o amor tem que ser verdadeiro. Uma última coisa... esqueça o que os ouros dizem e pensam... esta é sua vida e seu processo. Concentre-se e continue.
Muito bem, acomodou suas idéias mentais? Agora é hora de entrar no domínio das idéias físicas. Na verdade não é tão difícil, essa coisa de química, isto é, se você for um gênio da química. Eu não sou, então tenho que olhar as coisas de diferentes ângulos para ter a realidade dos fatos. Usarei de licença poética para ajudá-lo a ter um novo ângulo deste processo de queima de gordura, no que diz respeito à química. Se isso parece tão simples, lembre-se daqueles que podem não ter o conhecimento e a experiência que você tem para processar essas idéias, então, mais uma vez, a SIMPLICIDADE é o meu modo de ver. O que queremos é eliminar a GORDURA, certo? Muito bem, QUEIMAR a gordura pode ser um outro conceito para se trabalhar. Queremos nos livrar dela. Lembre-se do conceito das lâmpadas. Qual delas consome mais energia em 30 minutos, uma lâmpada de 500 watts ou uma de 40 watts? Bom, posso dizer que meu pai ficaria furioso se alguém comprasse uma lâmpada de 500 w porque ele teria que pagar a conta de energia, então, sim, a de 40 w teria que ser suficiente para nós em casa. Ela consome menos energia, e em conseqüência pagamos menos. Ora... e se eu lhe dissesse que quero encontrar aquelas partes do corpo que consomem altas quantidades de energia em pouco tempo? Teríamos que nos preparar para pagar o preço, certo? Bem, acontece que aqueles que estão acima do peso vêm “pondo dinheiro no banco” a esse respeito, apenas esperando o momento certo de abrir a boca por alguma causa que valha a pena. O momento é agora, pois a causa está aí. Vamos ativar o corpo para que consuma as reservas de dinheiro (gorduras) e não mais fique na conta do banco (corpo). Muito bem, onde no corpo está a lâmpada de 500 w? Acontece que a lâmpada de 40 w é fácil de encontrar, já que está localizada nos músculos de seu antebraço e outros locais similares. Se você erguer o antebraço (somente) até o ombro e em seguida abaixá-lo até o tampo de sua escrivaninha, isso equivale a usar 40 watts porque existem poucos músculos e pouco peso para ser movido durante um período de tempo. Vamos então procurar mais peso com mais músculos para se envolverem neste processo de consumo de energia. Hmmm... aha! Encontrei! Está localizado na parte superior da perna e músculos das nádegas. Muito mais peso do que o antebraço, certo? Muito mais músculos envolvidos também para fazer as pernas se moverem. Temos aqui a lâmpada de 500 w que, quando acesa, o medidor de eletricidade começa a girar como louco... puxa! Meu pai teria um ataque cardíaco ao ver aquele medidor girando tão rápido! Para aqueles que necessitam alguma explanação, o medidor de eletricidade fica do lado de fora da casa e tem uma série de números e pequenos ponteiros que giram como num relógio. O mecanismo interno gira de acordo com a quantidade de energia que está sendo consumida dentro do prédio. Está lá para você ver... vá dar uma olhada. Desligue todos os aparelhos e luzes, e então olhe. Ele girará lentamente. Agora ligue o secador de cabelo de 1500 w, o ferro de passar e a secadora de roupas... vá ver de novo. Caramba! Agora você verá porque meu pai arrancava os cabelos em desespero! É isso que queremos que aconteça com seu corpo, e podemos fazer acontecer. Tenha em mente que vamos iniciar este processo com nossas cabeças apertadas com todos os parafusos! Tudo bem? Não se adiante! Vamos agora examinar o interior do corpo para termos um melhor entendimento do que está ocorrendo. O FÍGADO é a figura central em todos os próximos processos de queima de gordura. É neste ponto que a gordura é convertida em GLICOGÊNIO que é o alimento energético que os músculos necessitam para funcionar. Em outras palavras, o carro precisa de gasolina como combustível para o motor funcionar e movimentar o carro. Em nosso corpo os músculos precisam do combustível chamado Glicogênio para que possam funcionar e possibilitar-lhes os movimentos. Existe na gordura uma grande reserva a ser convertida em glicogênio dentro do fígado. A única coisa que devemos fazer agora é organizar as coisas para que possamos queimar a gordura quando e como quisermos. Precisamos agora conseguir mais informações sobre o funcionamento e circulação de sangue dentro o fígado. O sangue está circulando pelo fígado continuamente com um fluxo maior quando o coração bate mais rapidamente. Queremos um fluxo maior de sangue por minuto se movendo pelo fígado. O modo mais lógico para conseguir que isso aconteça é fazendo o corpo se movimentar, exigindo que o coração bata mais rápido. Muito bem, pare aqui. Próxima idéia. Durante o dia, se estivermos comendo normalmente no decorrer do dia, há uma quantidade de gordura circulando nas artérias que passarão através do Fígado para serem processadas. Nesse momento, durante o dia, com os movimentos normais do corpo, o fígado usa a gordura circulante disponível, que foi colocada lá com os alimentos que comemos no decorrer do dia. Assim, neste tipo de situação diária não haverá gordura queimada que seja armazenada no corpo, tal qual é encontrada na parede abdominal. Se fizermos algo para criar um método de exercício nesse momento durante um dia normal, o fígado encontrará toda a gordura necessária circulando no sangue para converter em Glicogênio para satisfazer as necessidades dos músculos em movimento. Para dizer a verdade, você terá que realmente mexer o traseiro para aumentar a demanda o bastante para que o fígado recorra à gordura armazenada na barriga para recuperar o glicogênio. Então, não faz sentido nenhum almoçar e três horas mais tarde ir à academia malhar para queimar a gordura. Você estará perdendo seu tempo e esforço, cansando-se, pronto para cair na cama, e ainda assim, sem nenhum sucesso em eliminar a gordura de sua barriga! Deprimente, não é? Sim, todos aqueles viciados em academia após o trabalho estão desperdiçando seu tempo “se” queimar gordura é o seu desejo. Não dê ouvidos ao seu “personal trainer” insistindo em marcar seu horário para as 4 da tarde. Eles têm uma quota a cumprir para ganhar dinheiro. Oh, sim, a coisa do dinheiro! Eles usarão todos os tipos de argumento para que você venha e sua academia que fique cheia 24 horas por dia. Mas há uma saída para esse dilema. Precisamos examinar outro processo que está ocorrendo dentro do seu corpo para que tenhamos o “ritmo” certo para conseguir a verdadeira queima de gordura. Se olharmos o processo normal de comer e dormir, podemos entender esse quadro facilmente. Se você fizer sua última refeição às 7-8 da noite, e somente consumir líquidos depois disso, logicamente aqueles que não contenham açúcar, gordura, etc., seu corpo lentamente consumirá, nas próximas 12 horas, a gordura que foi introduzida na corrente sangüínea. Ora, quando for cerca de 6 ou 7 horas da manhã, o sangue está fluindo através do fígado, mas o fígado já adequadamente “processou” toda gordura circulante disponível. EIS O MOMENTO DA OPORTUNIDADE! Levante-se, tome um banho, ou qualquer coisa que lhe prepare para pôr aqueles músculos de 500 w em movimento. Façamos de conta que você é uma pessoa com excesso de peso, e sem nenhum impedimento médico para fazer exercícios. Você sai e começa a praticar caminhada. Ora, deixe-me explicar que leva tempo chegar a este ponto, mas irei diretamente à realidade mais benéfica para queimar gordura, assim você terá a idéia do que fazer, ok? De volta à caminhada. Você começa num ritmo moderado, depois, lentamente começa a empreender alguma velocidade. Você faz isso gradualmente para chegar a uma velocidade em que seja difícil conversar com alguém perto de você. Mantenha esse passo por 20 minutos. A cada minuto DEPOIS de 20 minutos você começará a perder gordura de seu ABDOMEM! Como acontece esse milagre? Simples. Vou explicar. Lembre-se que os músculos precisam de combustível e que esse combustível é o glicogênio que vem da gordura que é normalmente armazenada no ABDOMEM. Certo... o fígado recebe essa gordura, transforma-a em glicogênio e depois a transfere aos músculos. Ou funciona assim. Você está caminhando e depois de passados 20 minutos os músculos começam a ficar sem combustível. Eles pegam o celular para ligar para o fígado. A conversa é mais ou menos assim. “E aí, Fígado? Como é que tá? É isso aí, aqui quem fala é o Bundão... preciso de algum glicogênio, tipo, agora, falou? Você não tem nenhum em estoque? Pô, o que é que há? Tá crítico o negócio, aqui. Vê se consegue algum agora, falou? Ligar para a barriga? Bom... tudo bem. Vai, pega algum no tanque e me manda, tipo, ontem, tá bom? Falou, tchau!” O fígado, sentindo a insistência apavorada do Bundão, faz uma ligação urgente para a barriga... “Eh... ah... Abdômen? Aqui é o Fígado. Como é que tá? Certo, é, escuta... tenho um pedido de emergência para fazer, e, amm, estava pensando qual seria o tempo necessário para você me mandar alguma Gordura. Não... tem que ser agora, mande imediatamente, ok? Sim, claro, mais tarde... obrigado, tchau!” O fígado espera até que a gordura seja liberada do sistema de armazenagem do Abdômen. Alguns minutos mais tarde o Fígado recebe a gordura e entra em processamento imediato para fazer o Glicogênio. “Alo, Bundão? Ei, aqui é o Fígado, o pedido que você fez está sendo enviado AGORA, ok? Tá, bom... fiz o que pude, sabe... hoje em dia as coisas não acontecem sempre da maneira que você quer... certo... o que? Você vai precisar de mais? Quanto? Ah, sim, tudo bem, vou pôr você no monitor automático e manter o glicogênio em movimento para você. Certo... manda o sinal quando não precisar mais de mim. Ok. Até mais!”
A cada minuto após aproximadamente 20 minutos de vigorosa caminhada, você começa a queimar gordura, e o primeiro lugar, geralmente, é o abdomem onde o corpo escolhe começar a usar as gorduras armazenadas. Recomendo que a esta altura a pessoa, depois de 10 minutos de queima de gordura, comece a diminuir gradativamente até uma caminhada normal. Mais tarde, quando estiver acostumado com esse processo, e de ter ganhado mais força e resistência, você pode pensar em aumentar o tempo de queima da gordura. Não acredito na opinião de que você deve caminhar nesse ritmo por mais de 40 minutos, uma vez que o corpo tende a entrar em efeito bumerangue, onde começa a desligar os efeitos positivos. Nunca percebi a necessidade de se exceder aqui. Mais não é necessariamente melhor. Qualidade... tenha este hábito sempre. Você se lembra da questão do Sorriso? É importante incorporar isso. Vamos usar todas as ferramentas positivas para mudar as coisas. Respirar é importante. Respirar longa e lentamente é melhor, principalmente para as mulheres, já que a traquéia é menor em diâmetro do que nos homens, o que resulta em mais turbulência no interior da traquéia, e conseqüentemente mais trabalho (lembra-se que sou especialista nos pulmões?). Estima-se que uma mulher trabalhe 16 vezes mais do que um homem para respirar, por causa desse diâmetro reduzido da traquéia e maior resistência a movimentar o ar. Assim, uma respiração longa e profunda é melhor do que uma rápida e curta. Prática, paciência e perseverança. Empenhe-se na qualidade da sua caminhada. Entre no ritmo antes de começar a aumentar o passo. Veja... está um dia lindo... olhe para cima, para os lados, ouça os pássaros, olhe as árvores, sinta a brisa. Não pense em trabalho, em mau humor, etc. Organize esse tempo para você ser feliz. Eis aqui um benefício colateral. Qualquer bom psicólogo dirá que caminhar é um dos melhores antidepressivos disponíveis. Respire, relaxe, aproveite! Você está vivo... com a capacidade de fazer mudanças. Você vencerá a guerra contra a gordura!
Esta é a ciência da queima de gordura. Volte, leia novamente. Familiarize-se com este processo. Sem trapaça, sem truques, ninguém para pagar... só você, e talvez um amigo que queira participar com você. MAS! NADA NO ÂMBITO DOS PROBLEMAS PESSOAIS! Totalmente proibido! Fale sobre o processo de mudança, fale sobre o brilho do sol, fale sobre a próxima reunião para fazer roupas para os pobres... fale sobre o quanto se divertiu na vida! Fale sobre um livro do qual gostou. Homens... falem sobre esportes, carros com motores envenenados, barcos, motocicletas, etc. OK? Entendeu? Sem exceções aqui! Você deve ter uma ligação direta com suas escolhas pessoais. Não deixe que as distrações interfiram. Mantenha-se concentrado nos seus verdadeiros objetivos e fique firme. Se outro alguém quiser brincar com a vida, sem levar a sério seu comprometimento... descarte-os imediatamente, pois eles vão derrubá-lo.
|