Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UNI- DUNI- TÊ
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ TRÊS AMIGAS INSEPARÁVEIS QUE MORAVAM NA MESMA RUA. ARIEL, ISABEL E RAQUEL ERAM MUITO UNIDAS. ELAS IAM JUNTAS PARA A ESCOLA E ESTUDAVAM NA MESMA SALA DE AULA.
DEPOIS DA ESCOLA, ELAS SEMPRE SAÍAM PARA RUA PARA BRINCAR DE UNI, DUNI, TÊ QUE ERA UMA DAS SUAS BRINCADEIRAS FAVORITAS. ESSA BRINCADEIRA TINHA COMO REGRA CANTAR UMA MUSIQUINHA COM AS SEGUINTES PALAVRINHAS.
- UNI, DUNI, TÊ,
SALAMÊ, MINGÜÊ,
UM SORVETE COLORÊ,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!
E UMA DAS MENINAS DEVERIA RECITAR O VERSO, APONTANDO RITMADAMENTE PARA CADA COLEGA E QUEM FOSSE A ÚLTIMA SERIA A ESCOLHIDA QUE RECOMEÇARIA TUDO NOVAMENTE.
ARIEL, ISABEL E RAQUEL PASSAVAM A TARDE INTEIRA FAZENDO ESSA BRINCADEIRA. MAS, NAQUELA TARDE ALGO ESTRANHO ACONTECEU, POIS, AS AMIGAS ESTAVAM MUITO CRIATIVAS E COM A IMAGINAÇÃO FERVENDO DENTRO DAS SUAS CABECINHAS SONHADORAS, OU SEJA, ESTAVAM CONECTADAS AO MUNDO MÁGICO DA IMAGINAÇÃO.
QUANDO AS AMIGAS RESOLVERAM RECITAR AO MESMO TEMPO OS VERSINHOS DA MÚSICA. ELES SIMPLESMENTE SAÍRAM DE SEU TEMPO E FORAM TRANSPORTADAS PARA UM TEMPO BEM DISTANTE DO TEMPO EM QUE ELAS VIVIAM.
ELAS CAÍRAM BEM NO MEIO DE UM LINDO JARDIM COM MUITAS ÁRVORE E FLORES.
AS AMIGAS AINDA ESTAVAM CONFUSAS, POIS, HAVIA SIDO UMA QUEDA E TANTO.
- AONDE ESTAMOS MENINAS? PERGUNTOU ARIEL.
E ISABEL E RAQUEL RESPONDERAM ASSUSTADAS.
- NÃO TEMOS IDEIA DE QUE LUGAR É ESTE. MAS ESTAMOS COM MUITO MEDO, POIS, ESSE LUGAR NÃO SE PARECE NEM UM POUCO COM A NOSSA RUA.
ENTÃO, ARIEL AJUDOU AS AMIGAS A SE LEVANTAR E SACUDIR A POEIRA E ASSIM ELAS COMEÇARAM A SUA AVENTURA NAQUELE REINO BEM DISTANTE DA CASA DELAS.
ELES CAMINHAVAM PELO JARDIM QUE PARECIA NÃO TEM FIM. O BELÍSSIMO JARDIM PARECIA UM LABIRINTO QUE ERA MUITO LONGO E POR ESSE MOTIVO ERA MUITO DIFÍCIL ACHAR ALGUMA SAÍDA.
ARIEL, ISABEL E RAQUEL CAMINHAVAM DE MÃOS DADAS DENTRO DAQUELE JARDIM QUE ERA BELO E AO MESMO TEMPO ESTRANHO.
RAQUEL, A MAIS NOVA DAS MENINAS DISSE:
- NÓS VIEMOS PARAR NESTE LUGAR DEPOIS DE CANTARMOS UNI, DUNI, TÊ.
- BEM LEMBRADO AMIGA! RESPONDERAM ARIEL E ISABEL.
ASSIM. ELAS COMEÇARAM A CANTAR NOVAMENTE AQUELES VELHOS E CONHECIDOS VERSINHOS NA ESPERANÇA DE VOLTAREM PARA A RUA DE CASA.
E DE MÃOS DADAS RECITARAM OS VERSINHOS MÁGICOS QUE AS FIZERAM VIAJAREM NO TEMPO.
UNI, DUNI, TÊ
SALAMÊ, MINGÜÊ,
UM SORVETE COLORÊ,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!
AO INVÉS DE VOLTAREM PARA A CASA DELAS, AS COISAS PIORAM MAIS AINDA PARA AS AMIGAS QUE VIRAM SAÍREM DE DENTRO DAS ÁRVORES QUE ESTAVAM PLANTADAS EM VOLTA DO BELÍSSIMO JARDIM, ELFOS, FADAS, DUENDES, DRAGÕES, UM REI E UMA RAINHA.
AS MENINAS FICARAM PARALISADAS DE TANTO MEDO DESSSAS CRIATURAS ESTRANHAS QUE ATÉ ENTÃO, SÓ HAVIAM VISTO NOS LIBROS DE HISTÓRIAS INFANTIS.
- NÃO TENHAM MEDO, MENINAS! NÃO VAMOS FAZER NENHUMA MALDADE CONTRA VOCÊS, FALOU O REI QUE ERA BEM BAIXINHO E TINHA UM ENORME BIGODE. BEM- VINDAS AO REINO MÁGICO DA IMAGINAÇÃO, ONDE TUDO PODE ACONTECER E QUE ATÉ A FANTASIA PODE ENTRAR DANÇA.
ENTÃO, AS MENINAS FIZERAM AMIZADES COM AQUELAS CRIATURAS ESTRANHAS. E FINAMENTE COM A AJUDA DAS FADAS, ELAS CONSEGUIRAM SAIR DO LABIRINTO.
ARIEL PERGUNTOU AO REI:
- POR QUÊ VOCÊS ESTAVAM ESCONDIDOS DENTRO DAS ÁRVORES?
E O REI RESPONDEU:
PORQUE ESTAMOS FUGINDO DAS GARRAS DE UMA BRUXA MUITO MÁ CHAMADA SIBILA, POIS, ELA QUER TOMAR O MEU TRONO E A MINHA COROA E TRANSFORMAR EU E MINHA RAINHA EM UM CASAL DE SAPOS E FAZER DAS OUTRAS CRIATURAS SEUS ESCRAVOS PARA SEMPRE.
E AS MENINAS COM PENA DO REI, DECIDIRAM AJUDAR O REI A SALVAR O REINO DA IMAGINAÇÃO. E COMO NAQUELE REINO ONDE TUDO PODERIA ACONTECER, ARIEL, ISABEL E RAQUEL DECIDIRAM SE TRANSFORMAREM NAS MENINAS UNI, DUNI, TÊ, UMA ESPÉCIE DAS MENINAS SUPER PODEROSAS QUE AO CONTRÁRIO DAS MENINAS DO DESENHO ANIMADO, ELAS IRIAM LUTAR COM UMA BRUXA E NÃO COM UM MACACO.
MENINAS UNI, DUNI, TÊ, AVANTE! VAMOS PEGAR ESSA BRUXA QUE QUER DOMINAR E DEIXAR O REINO DA IMAGINAÇÃO MAIS ESCURO E SOMBRIO.
E ELAS FORAM COM TODAS AS CRIATURAS MÁGICAS ENCONTRAR A BRUXA PARA TER COM ELA, UM COMBATE DIFÍCIL COM MUITOS PERIGOS PELA FRENTE.
CADA UMA DAS MENINAS FOI MONTADA EM UM DRAGÃO ALADO QUE SOLTAVA FOGO PELAS NARINAS.
O REI E A RAINHA FORAM SEGUINDO AS MENINAS UNI, DUNI, TE, NA CARRUAGEM REAL QUE ERA PUXADA POR SEIS CAVALOS BRANCOS SOB A ORIENTAÇÃO DO COCHEIRO.
JÁ AS FADAS IAM VOANDO E BATENDO SUAS ASSINHAS E COM AS VARINHAS SOLTANDO FAÍSCAS COMO A BRUXA MÁ APARECESSE NO CÉU GUIANDO A SUA VASSOURINHA MÁGICA.
E OS ELFOS E DUENDES VINHAM CAMINHANDO A PÉ, LOGO ATRÁS DA CARRUAGEM REAL.
DE REPENTE, O CÉU DO REINO COMEÇOU A ESCURECER E DEPOIS DE ALGUNS CLARÕES PROVOCADOS PELOS RAIOS E TROVÕES, FINALMENTE A BRUXA APARECEU.
- COMO VOCÊ É BOBO, REI BERTOLDO! VOCÊ ACHA QUE COM A AJUDA DESSAS MENININHAS, VOCÊ IRÁ ME VENCER.
- SIM, SIBILA! UNIDOS VENCEREMOS VOCÊ E AS SUAS MALDADES. PORQUE NO REI DA IMAGINAÇÃO NÃO TEM ESPAÇO PARA VOCÊ.
ENTÃO, A BRUXA FURIOSA PARTIU COM TODAS AS SUAS FORÇAS PARA CIMA DOS ELFOS E DUENDES E OS TRANSFORMOU NUM BANDO DE CAMUNDONGOS.
QUANDO O REI VIU OS ELFOS E OS DUENDES TRANSFORMADOS EM CAMUNDONGOS, ELE COMEÇOU A TREMER DE MEDO. QUANDO O REI IA ABRIR A BOCA PARA FALAR ALGO PARA A BRUXA JÁ ERA TARDE DEMAIS, POIS, GIRANDO A SUA VARINHA MÁGICA, ELA TRANSFORMOU O REI E SUA RAINHA NUM CASAL DE SAPOS E OS COLOCOU DENTRO DE UMA LAGOA.
A BRUXA SOLTOU UMA GARGALHADA QUE ECOOU POR TODOS OS CANTOS DO REI DA IMAGINAÇÃO E GRITOU BEM ALTO.
- ESTOU A UM PASSO DA VITÓRIA E DE SUBIR AO TRONO E SER COROADA A RAINHA SOBERANA DO REINO DA IMAGINAÇÃO.
NISSO, OS DRAGÕES DESCEM DO CÉU COM AS MENINAS UNI, DUNI, TÊ, SOLTANDO FOGO E QUEIMANDO OS CABELOS DA MALVADA SIBILA!
E ASSIM, ARIEL, ISABEL E RAQUEL DESCEREM DE SEUS DRAGÕES ALADOS E RECITARAM NOS OUVIDOS DA VELHA BRUXA AQUELAS PALAVRINHAS MÁGICAS QUEAS FIZERAM IREM PARAR NO REINO DA IMAGINAÇÃO.
- UNI, DUNI, TÊ,
SALAMÊ, MINGÜÊ,
UM SORVETE COLORÊ,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!

ASSIM, QUANDO A RIMA PAROU DE SOAR NOS SEUS OUVIDOS, SIBILA, A BRUXA MÁ, SE TRANSFORMOU NUMA MOSCA E ACABOU INDO PARAR NO BOCA DO REI QUE AGORA ERA UM SAPO QUE A ENGOLIU COM MUITO APETITE.
DEPOIS DESSE CANSATIVO COMBATE AS FADAS REVERTERAM ENCANTAMENTO QUE A BRUXA HAVIA COLOCADO NO REI, NA RAINHA, NOS ELFOS E NOS DUENDES E TUDO VOLTOU A SER COMO ERA NO REINO DA IMAGINAÇÃO.
ASSIM O REINO DA IMAGINAÇÃO FOI SALVO GRAÇAS AS FORÇAS DAS SPER MENINAS UNI, DUNI, TÊ.
E MENINAS QUE SÃO UNIDAS, UNIDAS PERMANECERÃO PARA SEMPRE E COM NUM PASSE DE MÁGICA COMO NAQUELE DIA EM QUE MISTERIOSAMENTE FORAR PARAR NO REINO DA IMAGINAÇÃO AO CANTAR UNI, DUNI, TÊ, NOVAMENTE NA ESPERANÇA DE VOLTAR PARA CASA, RECITARAM A VELHA CANÇÃO NUM RITMO BEM ACELERADO.
- VAMOS MENINAS! NOSSA AVENTURA NO REINO DA IMAGINAÇÃO TERMINOU COM A VITÓRIA DAS FORÇAS DO BEM CONTRAS AS FORÇAS DO MAL, DISSE ARIEL PARA AS AMIGAS ISABEL E RAQUEL.
VAMOS DAR AS MÃOS E RECITAR COM ALEGRIA AS NOSSAS PALAVRINHAS MÁGICAS PREFERIDAS QUE JÁ É HORA DE VOLTAR PARA NOSSA CASA.
-- UNI, DUNI, TÊ,
SALAMÊ, MINGÜÊ,
UM SORVETE COLORÊ,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!
E QUANDO O DESPERTADOR QUE ESTAVA EM CIMA DO CRIADO-MUDO TOCOU, AS MENINAS QUE ESTAVAM DORMINDO NA CASA DE ARIEL ACORDARAM PARA MAIS UMA MANHÃ DE ESTUDOS E MAIS UMA TARDE COM MUITO MAIS UNI, DUNI TÊ.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52831


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54563 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54554 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54353 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54300 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54282 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54253 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54183 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54043 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54006 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última