Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SARDINHA EM LATA
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE A CIDADE DE SILVES EM PORTUGAL ESTAVA CERCADA PELOS INIMIGOS VINDOS DA REGIÃO AFRICANA. OS INIMIGOS QUERIAM TOMAR A CIDADE DE SILVES PORQUE O MAR DAQUELA REGIÃO TINHA UMA GRANDE QUANTIDADE DE SARDINHAS. AS SARDINHAS DAQUELA REGIÃO ERAM AS MAIS SABOROSAS DE TODA A EUROPA E DAVAM MUITO LUCRO AOS COMERCIANTES E GARANTIAM A SOBREVIVÊNCIA DE TODA A POPULAÇÃO DA CIDADE.
MAS A CHEGADA DOS INIMIGOS NÃO ERA VISTA COM BONS OLHOS PELOS HABITANTES DAQUELA PEQUENA CIDADE PORTUGUESA, POIS, O EXÉRCITO AFRICANO ERA MUITO MAIS NUMEROSO DO QUE O EXÉRCITO DE SILVES.
OS MOUROS COMO ERAM CHAMADOS INVADIRAM AS TRÊS MURALHAS DA CIDADE PARA A TRISTEZA DA POPULAÇÃO DA CIDADEZINHA QUE POR CONTA DA INVASÃO DAS TROPAS INIMIGAS, A CIDADE FICOU QUASE QUE SEM ÁGUA PASSANDO POR UMA GRANDE TORMENTA, POIS, MUITOS ESTAVAM MORRENDO POR NÃO TEREM ÁGUA SUFICIENTE PARA BEBER.
MAS, NO DECORRER DA BATALHA UM FATO CURIOSO ACONTECEU PARA UM GRANDE ALÍVIO DOS HABITANTES DA CIDADELA. TUDO COMEÇOU A MUDAR, QUANDO SABINE, UMA GAIVOTA- REAL SOBREVOAVA O CÉU DE SILVES COM UMA SARDINHA PENDURADA NO SEU BICO RISCADO.
A COITADINHA DA MIANA, A SARDINHA, SE DEBATIA TODA, JÁ FRACA E QUASE PERDENDO AS FORÇAS NUMA TENTATIVA DESESPERADA DE SE LIVRAR DAS GARRAS, ALIÁS DO BICO RISCADO DE SABINE, A GAIVOTA.
MAS, DE TANTO INSISTIR, MIANA CONSEGUIU SE SOLTAR DO BICO AFIADO DA GAIVOTA BRANQUINHA COMO A NEVE, ELA ATÉ QUE TENTOU MIRAR NA DIREÇÃO DO MAR, MAS ACABOU ERRANDO A MIRA E FOI CAIR DENTRO DAS MURALHAS DA CIDADE CERCADA PELOS INIMIGOS.
BEN-AFAN QUE JÁ REINAVA NA CIDADE COMPLETAMENTE TOMADA PELO SEU EXÉRCITO PODEROSO, DECIDIU DESCANSAR UM POUCO, POIS, A BATALHA NÃO FOI NADA FÁCIL, APESAR DE CONTAR COM O DOBRO DE SOLDADOS DE QUE POSSUÍA O EXÉRCITO DE SILVES.
ELE SE DEITOU CONFORTAVELMENTE EM UM DOS APOSENTOS DO LUXUOSO PALÁCIO E RAPIDAMENTE O CANSAÇO O FEZ PEGAR NO SONO.
ENTÃO, O  AGORA REI DE SILVES, TEVE UM SONHO MARAVILHOSO QUE NA VERDADE COMEÇOU POR SER UM PESADELO, QUE PASSOU POR TEMPESTADES E MONSTROS DO MAR, MAS QUE DE REPENTE SE TRANSFORMOU NUMA VISÃO DE ANJOS TOCANDO HARPAS E EXALANDO UM AROMA  MUITO AGRADÁVEL E QUE TERMINOU COM ROSTO DE UMA BELA SEREIA, POIS O SONHO LINDO DE BEM-AFAN FOI INTERROMPIDO PORQUE MIANA, A SARDINHA SE ESTATELOU BEM NA TESTA DO SONOLENTO REI DE SILVES.
- QUEM OUSA ATRAPALHAR O MEU MARAVILHOSO SONHO COM MINHA BELÍSSIMA SEREIA?
- EU AQUI TODA MOÍDA, COM A MINHA ESPINHA CAÍDA. PARECENDO QUE FUI ATROPELADA POR UM CARDUME DE PIRANHAS E VOCÊ PREOCUPADO QUE INTERROMPI O SEU SONHO
COM UMA SEREIA, QUE NÃO PASSA DE UM SER MITOLÓGICO, UMA LENDA.  ORA ESSA, VOCÊ JÁ É BEM CRESCIDINHA E COM BARBA NA CARA.
VOCÊ DEVERIA RECLAMAR, COM A SABINE, AQUELA GAIVOTA FOLGADA QUE ME TIROU DO MAR PARA ME JANTAR NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE.
- ORA, CALE-SE, SUA SARDINHA MALCRIADA! AGORA EU MANDO AQUI E VOCÊ E TODAS AS OUTRAS SARDINHAS VÃO PARA DENTRO DE UMA LATA COM MUITO OLEO, TODAS FICARÃO ENFILEIRADAS DENTRO DE UMA LATA E SERÃO VENDIDAS A PREÇO DE OURO, AUMENTANDO AINDA MAIS A MINHA RIQUEZA E O MEU PODER POR TODA A REGIÃO PRÓXIMA DE SILVES.
ENTÃO, BEN- AFAN MANDOU PRENDER, MIANA, A SARDINHA ATÉ QUE A PRODUÇÃO DE SARDINHA EM LATA FOSSE INICIADA.
NO DIA SEGUINTE, O REI AFAN PROCUROU ALINA, SUA CONSELHEIRA PARA QUE ELA LHE REVELASSE O SIGNIFICADO DO SONHO MARAVILHOSO QUE ELE HAVIA SONHADO NO DIA ANTERIOR.
ENTÃO, ALINA LHE REVELOU QUE A VIDA DO NOVO REI DE SILVES IRIA MUDAR, ASSIM, ELA DEU AO REI DOIS RAMOS, UM COM FLOR DE MURTA E OUTRO COM UMA COROA DE LOUROS, QUE SIGNIFICAVAM O AMOR E A GLÓRIA. E AVISOU AO REI QUE SE ELES MURCHASSEM SERIA O FIM DE SEU REINADO, MAS, SE ELES FLORISSEM, SERIA REI DE SILVES ATÉ O FIM DE SEUS DIAS.
ENTÃO, O REI AFAN QUE ERA MUITO AMBICIOSO NÃO PERDEU MAIS TEMPO E LIBEROU A PESCA DA SARDINHA PARA FAZER COMÉRCIO DE SARDINHA EM LATA COM AS CIDADES VIZINHAS DO REINO DE SILVES E ASSIM FOI FEITO. MUITAS TONELADAS DE SARDINHAS FORAM APERTADAS DENTRO DE LATAS E VENDIDAS A PREÇO DE OURO.
PASSADOS, ALGUNS DIAS, SABINE, A GAIVOTA, NOVAMENTE SOBREVOAVA O CÉU DE SILVES, QUANDO SENTIU UMA FOME FEROZ E RESOLVEU POUSAR NAS ÁGUAS DO MAR PARA PESCAR ALGUMAS SARDINHAS PARA SACIAR A SUA FOME, MAS PARA O SEU ESPANTO, NÃO HAVIA MAIS NENHUMA SARDINHA NO MAR, POIS, AFAN HAVIA ACABADO COM A POPULAÇÃO  DE SARDINHA, QUE NA FÁBRICA REAL FORAM ENLATADAS E ENVIADAS PARA FORA DA CIDADE GERANDO MUITOS LUCROS AOS COFRES DO REINO..
QUANDO, OS PELICANOS E AS GARÇAS CONTARAM PARA A GAIVOTA QUE O REI HAVIA CONTRIBUÍDO PARA A EXTINÇÃO DAS SARDINHAS NO MAR DA REGIÃO DE SILVES, ELA FICOU FURIOSA E FOI ATÉ O PALÁCIO DISPOSTA A TIRAR AFAN DO TRONO.
QUANDO LÁ CHEGOU, ESCUTOU UMAS LAMENTAÇÕES VINDAS DO CALABOUÇO E PARA SUA SURPRESA DEU DE CARA, COM MIANA.
- OLÁ, SARDINHA! PEÇO DESCULPA POR QUASE TÊ-LA JANTADO. PODE FICAR TRANQUILA QUE EU NÃO VOU LHE FAZER MAL, PELO CONTRÁRIO, VIM TE LIBERTAR PAR A JUNTAS COM A AJUDAS DE DIVERSOS ANIMAIS MARINHOS TIRARMOS O REI DO TRONO DESTE REINO, POIS, O MALVADO DEU FIM A TODAS AS SARDINHAS QUE HABITAVAM ESSE MAR DE MEU DEUS.
E COM A AJUDA DOS SEUS AMIGOS MARINHOS, ENTRE ELES. OS PELICANOS, GRARÇAS E ATÉ AS PIRANHAS ENTRARAM NESSA GUERRA CONTRA O AMBICIOSO AFAN E COMANDADOS POR SABINE, MIANA E A TURMINHA MARINHA INVADIRAM A FÁBRICA REAL DE SARDINHAS E LIBERTARAM AS QUE AINDA ESTAVAM ENLATADAS.
NESSE MESMO DIA, O REI RESOLVEU TOMAR UM BANHO NO MAR ENTÃO, SABINE, A GAIVOTA, MIANA, A SARDINHA, AS GARÇAS, AS PIRANHAS E OS PELICANOS APROVEITARAM O BANHO REAL PARA DAR UMA LIÇÃO NO MALVADO REI. ENQUANTO ELEI SE BANHAVA AS PIRANHAS ATACARAM SEM DÓ O BUMBUM DO REI COM MUITAS MORDIDAS, E AS GARÇAS E OS  PELICANOS BICARAM SUA CABEÇA SEM TRÉGUA, ENQUANTO, A GAIVOTA E A SARDINHA, IAM RECOLOCANDO AS SARDINHAS LIBERTAS NOVAMENTE NO MAR.E POR FIM SABINE PUXOU O REI PELO COLARINHO E O LEVOU NO BICO PARA BEM LONGE DAS MURALHAS DA CIDADE DE SILVES E O ATIROU NAS PROFUNDEZAS DO MAR MEDITERRÂNEO, ONDE ACABOU VIRANDO COMIDA DOS FAMINTOS TUBARÕES.
FINALMENTE, MIANA E TODA A POPULAÇÃO DE SARDINHAS DO MAR QUE BANHAVA A CIDADE DE SILVES PUDERAM VIVER EM PAZ E HARMONIA COM SEUS AMIGOS MARINHOS E COMO SABINE, A GAIVOTA DE BICO RISCADO HAVIA PROMETIDO A MIANA QUE NUNCA MAIS SE ALIMENTARIA DE SARDINHAS.ELA TEVE QUE SE CONTENTAR EM CAÇAR OSTRAS GRUDADAS NAS ROCHAS QUE FICAVAM ENCRAVADAS  DENTRO DO MAR.
 
 
 
 
                                                                                                                                                                                  


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 167


Outros títulos do mesmo autor

Contos GIULIA E OS PASSARINHOS Saulo Piva Romero
Contos A PRINCESA ENCANTADA NO LAGO DOS CISNES Saulo Piva Romero
Contos A TORRE DE PIZZA Saulo Piva Romero
Contos CABEÇA DE PAPEL Saulo Piva Romero
Contos TICO E OS FANTOCHES Saulo Piva Romero
Contos XAROPINHO Saulo Piva Romero
Contos PANCHO E O BURRINHO PREGUIÇOSO Saulo Piva Romero
Contos NOÉ E O GRANDE DILÚVIO Saulo Piva Romero
Contos O MILIONÁRIO E O MENDIGO Saulo Piva Romero
Contos O CAIRARA GORDUCHO Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 149.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 48609 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39017 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 33071 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 32035 Visitas
Amores! - 32018 Visitas
Desabafo - 31639 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31401 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30773 Visitas
Faça alguém feliz - 30762 Visitas
Vivo com.. - 30414 Visitas

Páginas: Próxima Última