Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Nascimento e morte
DIRCEU DETROZ

É estranho como a raça humana pouco se dá conta de que seu ciclo nascimento, vida e morte não é único no planeta. Talvez, isso possa ser explicado pelos sentimentos contidos durante este ciclo. Eles vão dos sorrisos de alegria postadas atualmente em redes sociais, até as lágrimas de tristezas diante de um túmulo.

Tudo no planeta Terra gira em torno deste ciclo. Creio não haver exceção em nenhum dos cinco reinos dos seres vivos. O que varia é o tempo de duração deste ciclo. Há seres vivos que passam por todas as etapas em apenas algumas horas. Nos humanos ele dura algumas décadas.

Num jardim uma flor nasce e depois morre. Numa floresta uma árvore nasce e depois morre. Num ninho, uma ave nasce, pode passar a vida voando e depois morre. Nos oceanos, as baleias orcas nascem, vivem suas vidas de predadoras e depois morrem. Nas selvas as caças e os predadores que têm o poder de abreviar este ciclo, também nascem, vivem e morrem.

Só que este ciclo vai para além do planeta Terra. Uma boa definição para o Universo que nos rodeia, é ser um lugar de nascimento, vida e morte. No Universo, este ciclo mexe com algo também fora da compreensão humana. A escala do tempo. No Universo ele pode durar milhões ou bilhões de anos.

Estranhamente é muito mais fácil prever o fim dos ciclos no Universo do que o nosso próprio. Teorias afirmam que a raça humana deixará de existir antes da chegada do quinto milênio. O fato. O planeta Terra será incinerado pelo Sol. Daqui cinco bilhões de anos, o que restar do Sistema Solar para além de Marte estará na escuridão.

O Universo está se expandido. Uma das razões desta descoberta é que todas as galáxias estão se afastando uma das outras. Como para toda regra pode haver uma exceção temos uma. Andrômeda está se aproximando da Via-Láctea.

Um pouco de ficção. Suponhamos que os humanos ainda estejam por aqui esperando quando o Sol abrindo as portas do inferno começar a engolir os planetas. Antes da morte esses humanos presenciarão um espetáculo e tanto. O choque das duas galáxias. Andrômeda rasgará a Via-Láctea em duas. E isto não é tudo. Depois de passar, como um elástico Andrômeda será puxada de volta, e nova colisão acontecerá. A periferia onde estamos poderá sobreviver ao rasgo. Não ao segundo choque.

Será o ciclo. Duas galáxias morrerão. Com elas milhões de estrelas. Milhões de sistemas solares. Quem sabe muitas civilizações no seu auge. Uma nova galáxia nascerá desta colisão. Milhões de novas estrelas. Milhões de novos sistemas solares. Quem sabe num deles na periferia da galáxia gire um planeta azul. O script do ciclo é escrito pelo Universo. Diria ser raro um script assim onde a evolução ri e chora.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 269


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O que sabemos sobre nós? DIRCEU DETROZ
Sonetos SONETO DA PSICOSE DIRCEU DETROZ
Poesias NÃO ESQUECI DE NADA DIRCEU DETROZ
Crônicas UM gênio da ficção DIRCEU DETROZ
Poesias ROMPEU-SE DIRCEU DETROZ
Crônicas A ideologia e a cultura DIRCEU DETROZ
Poesias PESADELO DIRCEU DETROZ
Crônicas Uma heroína antissistema DIRCEU DETROZ
Crônicas Um Natal diferente DIRCEU DETROZ
Crônicas Um planeta desconhecido DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 962.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 62337 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 53890 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 42870 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39925 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 37781 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 37545 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 36934 Visitas
Amores! - 34979 Visitas
Desabafo - 34527 Visitas
Faça alguém feliz - 32946 Visitas

Páginas: Próxima Última