Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Fake News
(o ano que acabou e as notícias inventadas)
Roberto Queiroz

2018 enfim chegou, devagar é verdade, após um ano que nem deveria ter começado (não sei vocês, mas 2017 precisa ficar engavetado na minha memória para o resto da vida!) e o assunto que norteou o ano anterior não foi outro senão as fake news. Isso mesmo. 2017 ficou marcado pelas notícias falsas que abundaram a nação, trazendo dúvidas sobre praticamente qualquer assunto.

Primeiramente (e é preciso que se diga isso): nunca fomos um país bem informado. Somos um país que gosta mesmo é de fofoca, da vida das celebridades, de novela o dia inteiro e o importante que se exploda. E caso alguém quique no salto por causa de minha declaração ofensiva, pergunto-lhes: onde estão os brasileiros incomodados com a Reforma Trabalhista e da Previdência que vem aí? Já os encontraram? Pois é...

Em meio a um cenário tão esdrúxulo, onde o que interessa é divertir-se, farrear, curtir a vida enquanto ainda é possível, as notícias falsas se proliferaram ditando as opiniões (ou falsas opiniões) sobre qualquer assunto de âmbito político, econômico, cultural, etc etc etc.

"Que absurdo! O tal do Pablo Villar ganhou 5 milhões da Lei Rouanet".

"Meu Deus! O governo federal vai confiscar a poupança do povo até o fim do ano!".

"Tá de sacanagem! Vão acabar com todas as linhas de ônibus que vão da Zona Norte à Zona Sul e os moradores desta só aceitarão empregadas domésticas que morem perto do traballho".

"Quintuplou o número de vagas no mercado formal depois da criação do emprego intermitente".

E etc etc etc.,. num clima que vai piorando e aumentando de proporção catastrófica dia a dia.

Uma coisa há que se elogias os criadores das fake news: eles sabem criar factóides, acontecimentos sensacionais, dignos da apreensão do povo. E muitas vezes com mais facilidade do que os próprios jornalistas sérios.

O maior problema que o ano fake news trouxe para o país é a certeza de que, daqui para a frente, a grande maioria da população desconfiará de tudo, absolutamente tudo. Desde pesquisas eleitoirais até criação de novos impostos.

Ou seja, a questão mais preocupante que me vêm à mente é: estaremos agora definitivamente vivendo num mundo de ficção? Onde cabe a verdade num país que prefere produzir narrativas sobrenaturais, escandalosas, falaciosas, que alienem o povo com tamanha eficácia?

Mais uma vez, muitos dirão, críticas serão feitas à educação, artigo de luxo em nossas terras, e dedo apontaram para o grande desastre que virou a mídia desde a segunda metade do século XX para cá.

Já não é mais uma questão de "até quando suportaremos tudo isso?" ou "há solução para o caso?" e sim de "há algo além disso, pelo qual valha a pena (ainda) sobreviver? Os grandes autores de ficção-científica, Aldous Huxley, Arthur C. Clarke, Isaac Assimov, Carl Sagan e tantos outros, estavam certos em seus temores: "O futuro promete ser nebuloso".

Pois bem: o futuro chegou.


Biografia:
Crítico cultural, morador da Leopoldina, amante do cinema, da literatura, do teatro e da música e sempre cheio de novas ideias.
Número de vezes que este texto foi lido: 52845


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O triunfo da mentira Roberto Queiroz
Artigos O ator mais icônico da minha geração Roberto Queiroz
Artigos Clássico revisitado Roberto Queiroz
Artigos 50 anos de uma história bem contada Roberto Queiroz
Artigos Defina relevância Roberto Queiroz
Artigos A invenção do século que passou Roberto Queiroz
Artigos Um banquinho, um violão, um adeus Roberto Queiroz
Artigos Quem detém o conhecimento? Roberto Queiroz
Artigos Cada um no seu quintal Roberto Queiroz
Artigos Vendendo a alma Roberto Queiroz

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 188.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54659 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54587 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54564 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54371 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54318 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54308 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54266 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54206 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54101 Visitas
Amores! - 54057 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última