Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PÉ DE PÃO
ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA

Contou-me, nestes últimos dias, determinado cidadão dos inhamuns que me pediu anonimato incondicional, à respeito de uma pesquisa extraordinária, lograda de pleno êxito e realizada por um AAP.

No seu relato esmiuçado de detalhes que não vale a pena deter-me, peneirei e fiquei com o mais importante e o mais verdadeiramente real. A pesquisa é fenomenologicamente falando, fenomenal.
          
Disse-me ele, no seu jeito simples de interiorano desumidificado (já que procede de uma região onde o índice pluviométrico anual aproxima-se, aproximativamente do zero, índice de Irauçuba), que um pesquisador de renome em meio aos apicultores e panificadores da cidade, desenvolveu o Pé de Pão. “De que maneira? – refutei. Estava assaz, curiosamente curioso!” Ele prosseguiu. “Tomei conhecimento (também não falou como e de quem) que o AAP preparou a massa do pão, como de costume. Com a massa já pronta e descansada, tomou parte dela e adicionou numa proporção apenas conhecida por ele, uma quantidade de mel. Misturou os dois ingredientes várias vezes e com muito cuidado e prudência, até que aquele odor tão característico e ‘similar’, desaparecesse por completo. Ao resultado final de todo este processo ele denominou ‘massa com senha’. “E aí – indaguei”. A cada instante que passava tornava-me mais ansiosamente ansioso. Com voz mansa e palavreado arrastado (talvez fosse fome, não sei; ou quem sabe, sede? Havia falado tanto...), retorquiu: “Aí? Aí na calada da noite ele cavou um buraco no chão, bem debaixo da estrela papa-ceia (senão, não dava certo) e plantou a ‘massa de senha’. Arrumou-se pra dormir, mas pensa que ele dormiu? Ei, ei, ‘neguim’, passou a noite em claro. Sono que é bom...” Eu não agüentava mais. Era muita expectativa para um hipertenso. Interferi: “Espero agora que o senhor termine seu relato”. Ajeitou-se um pouco na cadeira (esqueci de dizer que estávamos sentados: ele numa cadeira comum e eu numa cadeira de balanço, com um pé sobre a cadeira, de óculos escuros, uma lente pintada de preto e outra transparente, mão direita segurando o joelho), e retomou. “ Mal o sol despontou o homem pulou da cama e correu para o quintal. A claridade ainda não era total. Ele aproximou-se com respiração ofegante, coração disparado, pernas trêmulas, olhos esbugalhados e, estático, somente exclamou: “Não! Não!” (óbvio que a tradução é contrária). Eu gritei: “E o que foi que ele viu?” Soletrando palavra por palavra e carregado de emoção ele revelou: “S-e-u P-a-u-l-o v-i-u o p-é d-e p-ã-o, o p-é-é-é d-e-e-e-e p-p-ã-ã-ã-o-o-o-o-o-o!!! E uma coisa que o senhor não vai acreditar, mas eu juro, eu quero é que a mula sem cabeça carregue a minha ‘fia’, se não for verdade. O pé de pão tem a temperatura tão alta que o pão já nasce torradinho. E mais: a metade do pé produz pão bengala, e a outra metade carioquinha com mel. Tá pensando que eu tô mentindo? Eu digo até onde ele fica: no quintal da Panificadora Semear. Eu digo e provo. Vá lá pra ver.”     

ALMacêdo


Este texto é administrado por: ANTONIO LUIZ MACÊDO
Número de vezes que este texto foi lido: 52831


Outros títulos do mesmo autor

Poesias TROVAS, TROVINHAS E TROVÕES (3) ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias CORPOS EM UM ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias TROVAS, TROVINHAS, TROVÕES (2) ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias TROVAS, TROVINHAS, TROVÕES (1) ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias CEARÁ URBANO ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias A "CHAMADA" DA CUMADE ZEFINHA ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias O SILÊNCIO FALA ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Sonetos GASTRONOMIA DO CEARÁ ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Artigos OBRAS MORTAS ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 38.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69018 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57926 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57560 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55844 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55126 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55082 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54964 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54905 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54832 Visitas

Páginas: Próxima Última