Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ZAZÁ E ZUZU
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE ZAZÁ SÓ QUERIA FICAR CONVERSANDO COM A ZUZU, A SUA CALOPSITA QUE PARECIA SER COMO UMA ESPÉCIE DE SUA MELHOR AMIGA, JÁ QUE ELA TINHA SE MUDADO DE BAIRRO HÁ MUITO POUCO TEMPO E AINDA NÃO TIVERA TEMPO SUFICIENTE PARA FAZER NOVAS AMIZADES PARA COLOCAR AS FOFOCAS EM DIA E CONTAR SEUS SEGREDOS MAIS SECRETOS COMO TODA ADOLESCENTE DE QUINZE ANOS NORMALMENTE FAZ. ENTÃO, CABIA NESSE MOMENTO A ZUZU, A CALOPSITA DE ESTIMAÇÃO DE ZAZÁ FAZER ESSA TAREFA. CERTA VEZ, ZAZÁ E ZUZU SAÍRAM JUNTAS E COMO DE COSTUME, ZUZU SUBIA NA CABEÇA DE ZAZÁ E COMEÇAVA A CANTAROLAR FAZENDO UMA GRITARIA DE DOR OS OUVIDOS E ENTRAR BEM FUNDO DO CÉREBRO DE ZAZÁ. ESSA ATITUDE DA CALOPSITA FAZIA COM QUE ZAZÁ FICASSE IRRITADA E ENVERGONHADA DIANTE DAS PESSOAS QUE PASSAVAM NA RUA. ZAZÁ ESTAVA INDO AO SUPERMERCADO COMPRAR ALGUNS INGREDIENTES QUE A SUA MÃE HAVIA PEDIDO PARA FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE PARA COMEREM NO CAFÉ DA TARDE. QUANDO ZAZÁ ESTAVA CHEGANDO NO MERCADO NOTOU QUE DE REPENTE ZUZU, A CALOPSITA ESTABANADA ESTAVA QUIETA DEMAIS PARA O SEU GOSTO. ENTÃO, MAIS QUE DEPRESSA PASSOU A MÃO NA CABEÇA E NÃO SENTIU NADA NA SUA MÃO E A PRIMEIRA REAÇÃO DA GAROTA FOI SENTIR UM ARREPIO NA ESPINHA. ZAZÁ NÃO ESTAVA ACREDITANDO NO QUE ESTAVA ACONTECENDO E LOGO TREMIA FEITO UMA GELÉIA, POIS, ELA SÓ CONSEGUIA PENSAR NO PIOR PORQUE NEM ELA E NEM A CALOPSITA CONHECIA AINDA DIREITO AS RUAS DO BAIRRO. ZAZÁ TOMADA PELA ANGUSTIA E PELO DESESPERO, AFINAL DE CONTAS AQUELA CALOPSITA REPRESENTAVA MUITO PARA ELA. ZUZU ERA O NORTE E O PORTO SEGURO DA GAROTA, POIS, ZAZÁ CONFIDENCIAVA A ZUZU TODOS OS SEUS PROBLEMAS MAIS, SECRETOS QUE ELA NÃO CONTAVA NEM PARA A MÃE E NEM AO PAI. ZAZÁ SENTOU-SE NA CALÇADA E CABISBAIXA COMEÇOU A CHORAR SÓ DE PENSAR QUE A SUA MELHOR AMIGA PODERIA NESSE MOMENTO ESTAR EM APUROS E LOGO, SENTIU –SE CULPADA PELO SUMIÇO DE ZUZU, A CALOPSITA TAGARELA , IRRITANTE E TEIMOSA. ZAZÁ LEMBROU-SE DOS MOMENTOS MAIS MARCANTES VIVIDOS AO LADO DE ZUZU, COMO NO DIA QUE CONFIDENCIOU A ELA O NOME DO GAROTO POR QUE ELA HAVIA SE APAIXONADO E A FOFOQUEIRA ESPALHOU O NOME DELE EM ALTO E BOM SOM COM TODAS AS LETRAS. DEPOIS, DE ALGUNS MINUTOS, ELA LEVANTOU-SE DA CALÇADA ERGUENDO A CABEÇA E SEGUIU CAMINHO COM A CERTEZA DE QUE IRIA ENCONTRAR A SUA CALOPSITA A QUALQUER MOMENTO. ZAZÁ FOI PERGUNTANDO PARA QUEM SE APROXIMASSE DELA SOBRE ZUZU E NINGUÉM VIU A CALOPSTA DESCRITA POR ELA. ENTÃO, ZAZÁ PENSOU E REFLETIU:
- SERÁ QUE ELA VOOU PORQUE NÃO ESTAVA ACOSTUMADA COM TANTA LIBERDADE?
NOSSA! SERÁ QUE ALGUM CARRO A ATROPELOU?
-NÃO, EU PREFIRO PENSAR POSITIVAMENTE!
E PARA NÃO PENSAR MAIS BOBAGENS, ENTROU NO SUPERMERCADO, PEGOU OS INGREDIENTES QUE A SUA MÃE HAVI PEDIDO E LOGO EM SEGIDA SAIU PRA RUA NOVAMENTE A PROCURA DA SUA. NESSE MOMENTO, ZAZÁ ESBARRA NUM MENDIGO QUE ESTAVA USANDO UM PALETÓ TODO ESFARRADO E NOTOU QUE ALGO SE MEXIA NOS BOLSOS DO PALETÓ DO POBRE MENDIGO QUE PRONTAMENTE PEDIU-LHE DESCULPA PELO ESBARRÃO NELA E ZAZÁ CURIOSA COM OSMOVIMENTOS NO BOLSO DELE PERGUNTOU-LHE:
- TIO, O QUE VOCÊ CARREGA NOS SEUS BOLSOS?
ELE ARREGALOU OS SEUS OLHOS NA DIREÇÃO DE ZAZÁ E FOI LOGO DIZENDO:
- GAROTA, EU NÃO ROUBEI NADA! EU SOU HONESTO! SÃO APENAS AVES QUE EU ENCONTRO PERDIDAS POR AI E ELAS ME FAZEM ESQUECER UM POUCO DA MINHA SOLIDÃO.
NISSO, O POBRE HOMEM COLOCA A MÃO NO BOLSO DO PALETÓ SUJO E RASGADO E MOSTRA A ZÁZÁ ALGUNS SABIÁS, PARDAIS E NO MEIO DELES ESTAVA ZUZU PARA A FELICIDADE DE ZAZÁ.
E IMEDIATAMENTE, A GAROTA FICA CUROSA NOVAMENTE.
- TIO, ESSA CALOPSITA É MINHA! COMO ELA FOI PARAR NO SEU BOLSO?
E QUANDO ELE FOI ABRIR A BOCA PARA RESPONDER A PERGUNTA DE ZAZÁ
A CALOPSITA TAGARELA E MEXERIQUEIRA INTERROMPEU O MENDIGO.
- QUANDO, EU PERCEBI QUE VOCÊ IRIA ENTRAR NO MERCADO, TRATEI LOGO DE DAR O FORA, POIS, NÃO GOSTO DE FAZER COMPRAR E AQUELE BARULHINHO DA CAIXA REGISTRADORA IRRITA-ME PROFUNDAMENTE, MINHA QUERIDA ZAZÁ, ENTÃO, EU VI ESSE SIMPÁTICO TIOZINHO CARREGANGO ESSAS FOFURINHAS NO BOLSO DE SEU PALETÓ QUE RESOLVI FAZER UM POUCO DE COMPANHIA A ELE E APROVEITEI PARA CAÇAR ALGUNS ALIMENTOS PARA SACIAR A FOME TANTO DESSES INDEFESOS SABIAZINHOS E PARDALZINHOS COMO DO TIOZINHO QUE NÃO COMIA HÁ VÁRIOS DIAS.
ZAZÁ FICOU COM O QUEIXO CAÍDO COM A LIÇÃO DE AMIZADE, COMPAIXÃO, CARIDADE E DE AMOR AO PRÓXIMO QUE AQUELA PEQUENINA SERVA DE DEUS HAVIA PRATICADO E ENSINADO A ELA NAQUELE DIA ABENÇOADO.
                                                              


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52884


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55699 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54631 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54553 Visitas

Páginas: Próxima Última