|
No percurso historiográfico sobre as cidades ocidentais e como elas se desenvolveram até chegarem ao perfil contemporâneo houve uma contribuição direta da Igreja e com o planejamento urbano romano com os surgimentos das primeiras dioceses na região de Gália, que após a pacificação do Império Romano com o Édito de Milão passaram a configurar limitações geográficas urbanas . Após a unificação da Igreja com o Estado na Alta Idade Média as dioceses se tornaram de fato cidades, permanecendo algumas com o mesmo status até os dias atuais.
Foi na Revolução Industrial que as cidades passaram por um complexo período de mudanças, pois foi nessa era que surgiu um alto crescimento demográfico nas regiões urbanas. Após 1860 a população do mundo e urbana aumenta de tamanho por conta dos avanços técnicos e científicos no término do século XVIII e também pela alta taxa de natalidade. Conforme o aumento populacional altera sua distribuição territorial sob as mudanças econômicas, com concentração em torno das indústrias gerando novas cidades e remodelando por completo as existentes.
O enorme e complexo desenvolvimento das cidades foi um marco que melhor define nossa civilização moderna. A cidade, “civitas” na concepção grega, é oriunda de um processo histórico. Ao projetar uma cidade nova é sempre o usado a nomenclatura urbanismo. O ato urbano contemporâneo possui um contexto diferenciado do urbanismo tradicional por compreender uma cidade como uma empresa. Para Silva:
A urbanização gera enormes problemas, deteriora o ambiente urbano, provoca a desorganização social, com carência de habitação, desemprego, problemas de higiene e de saneamento básico. Modifica a utilização do solo e transforma a paisagem urbana. A solução desses problemas obtém-se pela intervenção do poder público, que procura transformar o meio ambiente e criar novas formas urbanas. (Silva, 1992)
E como empresa deve atender aos anseios coletivos e individuais de vários âmbitos da sociedade: a necessidade da articulação dos recursos para sua produtividade, permanência e manutenção. Esse atendimento é qualificado como gestão. E toda gestão é um ato político integrado ao governo da cidade que se responsabiliza pela criação de políticas e cumprimento de projetos.
|