Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A HISTÓRIA DAS CIDADES V
HISTÓRIA DOS SHOPPING CENTERS
DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO

O shopping center é uma inovação do comércio varejista com grande movimento de todas as classes para entretenimento e diversão. Sua infraestrutura é segura, confortável, prática e proporciona aos seus clientes e frequentadores um conceito de atualização. Segundo Simpson:

O marketing direcionado proporciona vantagens para as empresas, pois a identificação de um mercado-alvo facilita a análise dos consumidores. Especialmente as empresas de varejo, tornam-se mais eficientes ao adotarem o micromarketing voltado para atingir um microambiente delimitado (2001, p. 197).

E também Klopter:

Toda grande cidade tinha um centro comercial com lojas de departamentos, lojas de especialidades, bancos e cinemas. Contudo, quando as pessoas começaram a se mover para as periferias das cidades, esses centros comerciais, com seus problemas de fluxo de automóveis, estacionamento e crimes, começaram a perder negócios. Os negociantes situados nos centros das cidades começaram a abrir filiais em shopping centers regionais, e o declínio dos centros comerciais continuou. (1994)

Estruturas pluralizadas de comércios e redes de lojas possui uma existência histórica, se destacando pela sua grandiosidade o Grande Bazar de Istambul que foi construído em 1455 durante o império do rei Mehmet sendo um dos maiores do Oriente com 48 mil m² de espaço coberto com cerca de 3.700 empreendimentos comerciais alojados em 65 ruas. Os bazares tiveram origem no Oriente Médio em local de passagem de muitos imigrantes, turistas e comerciantes. Alguns pontos específicos eram especializados em troca podendo encontrar uma diversidade de mercadorias como produtos nativos de tapeçaria. Os bazares possuíam atividades para a socialização, religiosas e inculturação e no final do século XIX estabeleceu-se um novo modelo de comércio: as galerias europeias.

Elas tiveram berço francês. A arquitetura delas eram formadas por arcadas com cobertura metálica e de vidro que favorecia a entrada de luz natural resguardando os passageiros da chuva e do sol. A Galeria Lafayette   que surgiu em 1894 em Paris e a Galeria Vittorio Emanuele II   na Itálica erguida em 1876 por Giuseppe Mengoni são modelos de galerias que antecedem os nossos modernos shoppings. O dia exato da construção do primeiro shopping ainda é discutível mas as pesquisas apontam para o mesmo lugar: EUA. Os pesquisadores apontam o Coutry Club aberto em 1922 como o empreendimento matriz desse modelo de comércio.

Elaborado com uma contextura unificado possuindo espaço para estacionar automóveis e com uma administração operando a estrutura de modo singular. Algumas fontes citam o Park Village, no estado do Texas, aberto para o público em 1931 sendo o primeiro e pioneiro shopping arquitetado e desenvolvido. Seguindo exemplo do Coutry Club as suas lojas foram projetadas com um espaço unificado e administrado por um único proprietário sendo de construção unificada e não espalhadas nas ruas.

O acervo literário em sua maioria aponta que foi no ano de 1956 que foi criado o shopping que segue os padrões modernos: o Shopping Southdale, localizado em Minessota. Foi projetado por Victor Gruem, arquiteto vianense de grande prestígio pelas obras modernistas. O que apresentava de novo era um ambiente obstruído uma vez que o modelo tradicional era com os estabelecimentos aberto com variação climática. O Southdale possuía uma estratégia que fora adotado por outros futuros shoppings: a localização de duas lojas de seções em saídas contrárias de uma galeria central, o que possibilitou um avanço nas vendas para as lojas.

Um grupo de estabelecimentos comercias unificados arquitetonicamente e construído em terreno planejado e desenvolvido. O Shopping Centers deverá ser administrado como uma unidade operacional, sendo o tamanho e tipo de lojas existentes relacionados diretamente com a área de influência comercial a que esta unidade serve. O shopping center também deverá oferecer estacionamento compatível com todas as lojas existentes no projeto (www.radiobras.gov.br/sinopse/2000/sinopses_061 000.htm).

As construções dos shoppings foram se concentrando em regiões urbanas nos EUA o que ocasionou uma descentralização das metrópoles. As zonas urbanas desse tempo eram integradas de forma majoritária pela classe média que se refugiava no shopping como uma forma de se proteger das atribulações das cidades. E as zonas urbanas estavam em crescimento até em maior potência do que as grandes metrópoles em torno de 1951-1955 o que acabava aglomerando um mercado mais comprador. A mudança dos shoppings para aos arredores dos condados facilitou o acesso e impulsionou o uso de transportes que implicou em sua melhoria e modernização.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A HISTÓRIA DAS CIDADES VIII DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO
Artigos A HISTÓRIA DAS CIDADES VII DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO
Artigos A HISTÓRIA DAS CIDADES VI DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO
Artigos A HISTÓRIA DAS CIDADES V DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO
Artigos A HISTÓRIA DAS CIDADES IV DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO
Artigos A HISTÓRIA DAS CIDADES III DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO
Poesias A HISTÓRIA DAS CIDADES II DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO
Artigos A HISTÓRIA DAS CIDADES DAVID DE AZEVEDO CONCEICAO


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68999 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55079 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55025 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54877 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54785 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última