Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O SUMO SACERDOTE E A RAINHA MÁ
Saulo Piva Romero

O REINO DE JUDÁ ENCONTRAVA SE MERGULHADO NUMA ÉPOCA DE MUITA IDOLATRIA E MUITAS LUTAS PELO PODER. NESSE PERÍODO JEZABEL, TEVE UMA FILHA COM O REI ACABE DE JUDÁ. E ESSA MOÇA GANHOU O NOME DE ATALIA. EELA ERA UMA MULHER MUITA MÁ E HERDARA ESSA MALDADE DE SUA MÃE. E ASSIM ESSAV MOÇA FOI CRESCENDO NUMA AMBIENTE DE ÓDIO. ORGULHO E SOBERBA. ATALIA CASOU-SE JEORÃO. MAS O REI JEORÃO MORREU COM APENAS 40 ANOS. QUANDO SEU MARIDO MORREU, O FILHO DA RAINHA ATALIA SE TORNOU O REI DE JUDÁ, MAS NOVAMENTE COMO ACONTECERA COM SEU MARIDO SEU FILHO ACAZIAS TAMBÉM MORREU BEM JOVEM. ASSIM, ATALIA CHEIA DE ÓDIO E MALDADE NO CORAÇÃO DECIDIU SER A SOBERANA RAINHA DE JUDA. MAS PARA ISSO ACONTECER ATALIA MANDOU MATAR TODOS QUE TINHAM DIREITO AO TRONO, INCLUINDO SEUS PRÓPRIOS NETOS. A MALDADE DA RAINHA NÃO TINHA LIMITE. TODAS AS PESSOAS DE JUDÁ TINHAM MEDO DELA. A RAINHA MÁ DECRETOU QUE TODOS DEVERIAM CULTUAR A BAAL. O ÚNICO QUE NÃO TINHA MEDO DA RAINHA ATALIA ERA O SUMO SACERDOTE JEOIADA, HOMEM FIEL A DEUS E EXTREMAMENTE CORAJOSO.
O SUMO SACERDOTE DE JUDÁ SABIA QUE AS ATITUDES DA RAINHA ATALIA NÃO ERAM NADA BENÉFICAS AO POVO DE JUDÁ. ESSE DECRETO REAL IRIA TRAZER A RUÍNA MORAL E ESPIRITUAL DO REINO DE JUDÁ. MAS A RAINHA ATALIA NEM DEU OUVIDOS AOS CONSELHOS DO SÁBIO SUMO SACERDOTE E CONTINUOU COM A PRÁTICAR DE ADORAR FALSOS DEUSES. MAS A RAINHA MÁ NEM IMAGINAVA QUE O CORAJOSO JEOIADA, O SUMO SACERDOTE HAVIA CONVERSADO COM DEUS SOBRE O QUE FAZER DIANTE DE TAL SITUAÇÃO. ENTÃO DEUS SALVOU UM DOS NETOS DE ATALIA DA MORTE E ORDENOU QUE JEOIADA ESCONDESSE O BEBÊ JEOÁS NO TEMPLO DE JUDÁ E FICASSE CUIDANDO DELE.
O SUMO SACERDOTE FEZ CUMPRIR O DESEJO DE DEUS POR SETE ANOS.
E QUANDO JEOÁS COMPLTOU SETE ANOS, O SUMO SACERDOTE SEGUNDO O PLANO DE DEUS REUNIU OS HOMENS MAIS IMPORTANTES DE JUDÁ E DISSE:
- HOMENS DE BEM É CHEGADA A HORA DO PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO REINO DE JUDÁ SE CUMPRIR. ENTÃO, VOCÊS FIQUEM DE OLHOS BEM ABERTOS NA VIGILÂNCIA DAS PORTAS DO TEMPLO E NÃO DEIXEM QUE NINGUÉM ENTRE.
ALGUNS DIAS DEPOIS DE BARRAREM A ENTRADA DO TEMPLO DE JUDÁ. JEOIADA, O BEM-AVENTURADO SUMO SACERDOTE JUNTAMENTE COM OS HOMENS MAIS INFLUENTES DO REINO EM SEGREDO PLANEJARAM A ODESTITUIÇÃO DE ATALIA, A RAINHA MÁ E A COROAÇÃO DO MENINO JEOÁS COMO NOVO REI DE JUDÁ.
E EXATAMENTE SETE ANOS DEPOIS DA CONVERSA QUE O SÁBIO SUMO SACERDOTETEVE COM O SENHOR DO CÉU E DA TERRA.
O POVO DE JUDÁ, CANSADO DE TANTA HUMILHAÇÃO E SOFRIMENTO GRITOU EM ALTO E BOM SOM:
- VIVA O REI JEOÁS! AQUELE QUE CARREGA O FOGO DE DEUS ACIMA DA SUA CABEÇA! VIDA LONGA E ABENÇOADA AO REI!
A EUFORIA DO POVO DE JUDÁ ERA UM MISTO DE ALÍVIO E COMOÇÃO. A GRITARIA TOMOU CONTA DAS RUAS DA CIDADE. E COM SEUS GRITOS DE FELICIDADEACORDARAM A RAINHA MÁ QUE ESTAVA REPOUSANDO EM SEUS APOSENTOS NO CASTELO REAL. ENTÃO TOMADA POR UMA FÚRIA INCONTROLÁVEL CORREU ATÉ O TEMPLO E PARA SEU DESESPERO VIU SEU NETO, O PEQUENO REI JEOÁS COM A COROA NA CABEÇA JÁ POSSUÍDA PELO ÓDIO DO INIMIGO DA NOSSA ALMA COMECOU A GRITAR:
- SEUS TRAIDORES! SEUS TRAIDORES!
A RAINHA MÁ JÁ TOTALMENTE DESEQUILIBRADA AVANÇOU PARA CIMA DO PEQUENO REI TENTANDO SUFOCÁ-LO, MAS LOGO ALGUNS HOMENS A DOMINARAM E A RETIRARAM A FORÇA DAS DEPENDÊNCIAS DO TEMPLO DE JUDÁ. E NUM ESFORÇO INÚTIL ELA QUASE SEM FORÇAS NÃO DAVA O BRAÇO A TORCER. E DIZIA SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS.
SEUS TOLOS! DEUS SALVE A RAINHA!
OS HOMENS QUE EXPULSARAM ATALIA, A RAINHA MÁ DO TEMPLO OUVINDO-A FALAR TAMANHA BLASFÊMEA NÃO TIVERAM COMPAIXÃO DA RAINHA QUE TANTO MAL CAUSOU AO REINO DE JUDÁ E A MATARAM SEM CULPA OU ARREPENDIMENTO.
DEPOIS DE TANTA DOR E SOFRIMENTO DURANTE O REINADO DE ATALIA, A RAINHA MÁ HOUVE MUITOS DE PAZ EM JUDA E O SUMO SACERDOTE JEOIADA E O POVO DE JUDÁ PROMETERAM QUE IAM ADORAR APENAS A DEUS E COMO PROVA DE SUA FIDELIDADE DESTRUIRAM O TEMPLO QUE ATALIA HAVIA CONSTRUIDO A BAAL E AS SUAS IMAGENS TAMBÉM.
JEOIADA ESCOLHECEU SACERDOTES, LEVITAS E PORTEIROS DE SUA CONFIANÇA PARA QUE OS HABITANTES DE JUDÁ PUDESSEM ADORAR SOMENTE AO DEUS SALVADOR NOVAMENTE. TUDO ISSO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS A CORAGEM DE UM HOMEM QUE COM SUA FÉ E OBEDIÊNCIA A DEUS RESGATOU A MORAL E OS BONS COSTUMES DO RICO REINO DE JUDÁ.
JEOIADA, O BEM AVENTURADO, SUMO SACERDOTE, AINDA ANTES DE MORRER VIU SEU PROTEGIDO JEOÁS REINAR COM SABEDORIA E AMOR POR MUITOS ANOS. E QUANDO O JÁ VELHINHO, JEOIADA ESTAVA PRESTES A DESAPARER DESSA TERRA ABENÇADA POR DEUS, O SÁBIO SUMO SACERDOTE QUERIDO E MUITO AMADO PELOS LEÕES DE JUDÁ NOS PRESENTEOU COM UM BELO ENSINAMENTO DE ENCORAJAMENTO QUE FICARIA MARCADO POR PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
“NÃO FIQUEM COM MEDO DOS QUE MATAM O CORPO, MAS NÃO PODEM MATAR A ALMA; EM VEZ DISSO, TEMAM AQUELE QUE PODE DESTRUIR ATRAVÉS DA DOR E DO SOFRIMENTO TANTO A ALMA COMO O CORPO.”

INSPIRADO EM 2 REIS 8: 18-26








   


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52984


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54662 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54590 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54379 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54326 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54316 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54273 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54208 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54108 Visitas
Amores! - 54079 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última