Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Beatriz Balzi, pianista
Com Eliana Monteiro da Silva (colaboradora)
Marcos Câmara de Castro

Resumo:
Memórias da pianista argentino-brasileira. Texto publicado no Jornal da USP em 20/06/2018. Disponível em https://jornal.usp.br/artigos/beatriz-balzi-pianista/

BEATRIZ BALZI, PIANISTA

Com Eliana Monteiro da Silva (colaboradora)

Na primeira vez que vi Beatriz, duas coisas me impressionaram: seus olhos negros e vivos e sua fantástica leitura ao piano. Ela deve ter entrado alguma vez na sala do Instituto de Artes da UNESP onde era professora, ainda no Ipiranga em São Paulo, enquanto eu e o Fernando Carvalhaes, por volta de 1985, líamos meu ciclo de canções O Rei Menos o Reino sobre poemas de Augusto de Campos, na medida em que ia sendo composto; cada semana eu trazendo uma parte nova para ensaiarmos.
Escrevi e dediquei a ela o meu Movimento Eterno para piano solo, de três páginas, e marcamos um encontro. Ela colocou a partitura sobre a estante do piano; passou o olho com atenção, sentou e tocou-a inteira como se já conhecesse, explicando-me que adquiriu essa habilidade quando Ginastera chamava-a para ler seus rascunhos, ainda na sua Argentina.
Quando fui curador de música do Centro Cultural São Paulo, ela esteve comigo para marcarmos um recital com seus amados compositores latino-americanos e, já com 60 e tantos anos de idade, falava de seu namorado como uma adolescente.
Depois de examinar minhas partituras para piano solo, escolheu E pur si muove ‒ e não a que eu lhe tinha dedicado ‒ para integrar seu CD número VI, e ela se apropriou de tal maneira da partitura que entendia o final diferentemente de mim, passando a tocá-lo de seu jeito ‒ o que muito me lisonjeou. Quando viu o Caio Pagano tocá-la do meu jeito, veio-me pedir desculpas num gesto de tamanha humildade que me comoveu.
Eu respondi dizendo que o seu final já estava incorporado na partitura e que ficaria à escolha do intérprete. Afinal, nunca acreditei na autonomia da obra musical (este “parêntese na história da humanidade”, como diz Roger Caillois) e apenas forneci material para a sua magnífica performance.
Quando ela gravava no estúdio da Companhia do Gato, saudava-o dizendo: ‒ “Por quais telhados você tem andado?”, e sempre disponibilizou, generosa, suas partituras raras aos colegas e dizia que o ser humano tinha evoluído muito pouco.
Graças a Beatriz, a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) resolveu me dar um prêmio, em 1986, quando ela acompanhou o Fernando em O Rei Menos o Reino, no auditório do Conservatório do Brooklin, do saudoso Sígrido Levental, e chamou a Letícia Pagano para assistir e indicar-me para o prêmio de “Melhor Obra Experimental”.
Certa vez, ela convidou-me para ir em sua casa, próxima à estação Santa Cruz do metrô de São Paulo, para levar-lhe um caderno com todas as minhas músicas para piano, e chamaram-me a atenção suas estantes repletas de manuscritos cuidadosamente classificados em pastas rotuladas. Ela sempre me mandou os programas em que tocava minhas músicas, no Brasil e no exterior.
Em 2000, foi ela que ganhou o prêmio APCA de “Melhor Instrumentista” e no dia da entrega, no Teatro Municipal de São Paulo, fez questão de ficar até o final só para ver o galã Tarcisio Meira.
Em 2001, eu e meu orientador Mario Ficarelli começamos a escolher a banca da minha dissertação de mestrado e fomos unânimes em escolher seu nome para titular. Telefonei, ela relutou; Ficarelli insistiu e ela aceitou, depois de uma longa conversa numa manhã de domingo. Semanas depois, às vésperas da defesa, sua irmã nos ligou dizendo que ela estava internada e não poderia mais fazer parte da banca. Em poucos dias, um câncer de pulmão recém-detectado matou-a impiedosamente e ela nem fumava.
Beatriz não teve filhos, mas sua morte foi chorada por muitos e deixou órfã uma legião de alunos que hoje figuram na cena musical profissional ‒ entre as quais Eliana Monteiro da Silva, autora da tese Beatriz Balzi e o piano latino-americano e colaboradora desta crônica.


Biografia:
Marcos Câmara de Castro é poeta, cronista, ensaísta e músico. Professor do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, é compositor, musicólogo e professor de educação musical, regência e canto coral e etnomusicologia. É autor dos livros "Fructuoso Vianna - orquestrador do piano" (Rio de Janeiro: ABM Editorial, 2003) e "Os lugares e as cores do tempo": música, sociedade e educação" (São Paulo: Editora Pharos, 2015) e "Poesia da Terra" (São Paulo: Ed. Patuá, 2018), além de capítulos de livros, prefácios, artigos acadêmicos e artigos de divulgação em jornais como Folha de São Paulo, Correio Popular, Revista Concerto, Jornal da USP, entre outros. I Lugar na categoria no Concurso de Poesia Falada-1998 promovido pelo Departamento de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Seu livro sobre Fructuoso Vianna recebeu o I Prêmio da Academia Brasileira de Música de Monografia, em 2001. Seu livro inédito de poemas "Poesia da Terra" foi classificado entre os quatro finalistas da 2a Maratona Literária/2018, da Editora 8 e meio.
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Link para comprar meu livro de poemas Marcos Câmara de Castro
Poesias Terapia Marcos Câmara de Castro
Poesias Leitura dramática de Zé Maurício Cagno Marcos Câmara de Castro
Crônicas Beatriz Balzi, pianista Marcos Câmara de Castro
Poesias In memoriam Clementino Câmara Marcos Câmara de Castro
Crônicas E-mail, Epístola, Messenger, Sinal de Fumaça, Marcos Câmara de Castro


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68967 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55015 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54790 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última