Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Homem Que Não Tinha
José Ernesto Kappel

O homem,com aspecto meio matuto, tacanho, com roupas surradas entrou numa dessas lojas que anunciam muito na televisão e que vendem tudo à perder de vista. Facilitam até em 4 anos uma simples faca. Uma coisa de louco.

Geninho tinha o olhar sempre desconfiado e parecia entrar na loja com muita timidez, pois os vendedores, todos muito bem vestidos, engravatos, cheirosos e bem formados, não deram muita atenção àquele homem, que parecia vir de alguma roça.

Entrou e ficou olhando para os aparelhos de televisão.

Parava em uma, roçava os cabelos ralos, meio cabrero, olhava outra, seguia em frente. A loja tinha um número infindável de televisores todos ligados, dando a impressão de que uma imensa festa se desenrolava ali. Era som de um lado, televisão do outro, um caos, habilmente montado para vender os produtos.

E o homem - Geninho - andava de um lado para outro, olhando os televisores. Os atendentes se contradiziam. Um dizia:

- Vai lá atender aquele homem ...

- Não - falava a outra - vai você, não vê que estou ocupada -.

- Eu não vou não, esse homem é mais duro do que picolé - ironizou o outro vendedor.

Finalmente apareceu um rapaz, também meio tímido e que tinha pouco tempo de casa, e os mais antigos jogavam todas as chamadas " bombas ", para ele.

"Bombas" eram chamados aquele fregueses muito chatos, sem dinheiro, que passavam horas pechinchando um produto e, no final, não levavam nada.

- Posso ajudar? - perguntou o rapaz,meio contrariado com sua sina.

- Pode sim, seu moço, disse Geninho, também meio tímido e com olhar indeciso.

- Pois não - respondeu o vendedor, apanhando um imenso bloco, já meio amarelado de suor, de tanto ser manuseado.

- Seu nome? - perguntou o vendedor -.

- Meu nome é Genildo da Silva Ferreira Costa.... Filho !

- Um instante só porque seu nome é muito grande.

- E lentamente o vendedor completou a linha e lá colocou o nome do homem.

Mas Genildo interveio: - mas moço, pra que preencher esse troço grande dessa maneira? Nós vamos ficar o dia inteiro...

- É...é bem capaz... da gente ficar aqui o dia inteiro ! - falou ironizando.

- O nome de seu pai? De sua mãe. E Genildo falou pausadamente o nome deles.

- O sr. é casado ? - perguntou o vendedor.

- Sim e não - disse constrangido - .

- Como, sim e não? - interveio o vendedor.

- É que minha primeira mulher morreu. E estou agora agora com a segunda mulher.

- E qual o nome dela? - perguntou o vendedor.

- Ah! - disse Geninho - isso eu não posso dizer.

- Porque que não?

- Não posso dizer - insistiu Geninho - é coisa muito particular!

- Mas esses dados aqui são confidenciais, ninguém vai vê-los ! - retrucou o vendedor, sentindo que estava com uma bomba na mão.

- O nome dela eu não posso dizer - confirmou Geninho - é coisa muito particular. E não sei porque que pra comprar uma televisão a gente precisa dar esses dados todos.

- São normas da casa - insistiu mais o vendedor - sem esses dados eu não posso vender a televisão por senhor ! O sr. pode dizer pelo menos o motivo?

- Poder eu posso: ela é casada !

- Ah! Disse o vendedor: quer dizer que o sr. vive com uma mulher casada?

- Fala baixo - disse Geninho !

- Mas estes dados são confidenciais, disse o vendedor.

- E vamos só imaginar, disse Geninho, que essas confidências todas vão parar nas mãos de uma pessoa que conhece o marido dela? Já imaginou a confusão que essas confidências vão criar, por causa de uma simples televisão?

- Então o sr. é um bígamo ou está colocando chifres em alguém ! - Retrucou áspero o vendedor, já perdendo a paciência.

- Posso ser o que falou. Mas lá onde moro não têm esse negócio de chifres, não. Só se a sra. sua mãe usa um. Disse Geninho, quase na inocência.

- E o vendedor já irritado - e desconfiando que o homem não ia comprar mesmo, preencheu um nome qualquer na ficha, inventou um sobrenome,o RG e outros dados, pra ver se aquela história acabava.

- Então tá certo - disse o vendedor - vamos passar pra frente.

- É melhor mesmo, disse Geninho. Eu vim comprar uma televisão e o sr. querendo saber nome disso,nome daquilo.

- O sr. me dá seu CEP.

- Dá o quê - perguntou Geninho.

- O CEP , o CEP, o lugar onde o sr. mora.

- Ah! Moro na Vila das Camélias!

- Não quero saber o local, quero saber o CEP. - disse o vendedor .

- Ah! Isso a gente não tem não.

- Mas como não tem. Todo mundo tem um CEP!

- É, mais eu não tenho não..

- Quer ver como o sr. tem ? replicou o vendedor já nervoso - Vou procurar no computador e vou achar logo. Diz só o nome da rua..

- É Vila das Camélias onde moro. Lá não tem CEP. A rua não tem nome é Vila... Vila das Camélia.

O vendedor voltou a atacar. O sr. me desculpe mas todo brasileiro tem CEP. E só sr. que não têm?

- CEP, não tenho não - disse Geninho.

- E o vendedor foi no computador e rastreou tudo e não achou nada.

- Bem, disse o vendedor. Nos Correios não tem esta Vila , não. Então o vendedor colou qualquer CEP que lhe veio a cabeça.

- Só prá terminar - disse o vendedor - já furioso com o cliente.

- O sr. tem telefone?

- Não tenho não, senhor. Com quem eu quero falar, mora perto de minha casa. Quando quero falar eu chego na janela e chamo por ela.

- Celular o sr. também não têm? - perguntou o vendedor já suando e os outros rindo pra valer, num canto da loja.

- Até que eu tinha um. Ganhei da filha da mulher que eu não posso dizer o nome. Mas nunca consegui falar naquilo. Tinha jogo, notícias, mulher nua, tinha de tudo, só que eu nunca consegui fazer uma ligação. Ai joguei fora.

- Tá certo...tá certo...O sr. acabou de completar a ficha. Agora o sr. espera um pouco que vou levar esta ficha pro gerente aprovar!

- Aprovar o quê - disse Geninho -.

- A sua ficha! Precisa ser aprovada - disse o vendedor.

- Mas eu vou pagar à vista ! - disse Geninho em sua inocência.

- Porque que o sr. não falou logo.

- E Geninho: o sr. não perguntou. Quis logo saber o nome de minha mulher e não parou mais de tanto perguntar.

- É...é..tá bom - O sr. vai pagar à vista. Ótimo, maravilhoso. O sr. já escolheu a marca, o tamanho. Nós temos essa de 15 polegadas - e apontou para o produto -, temos aquela de 17 polegadas e por ai vai. Para o sr. eu indicaria essa de 15 polegadas.

-É...titubeou Geninho - mas não era bem essa que estava pensando não...

- E qual que o sr. estava pensando?

- Naquela ali, de 104 polegadas !

- Aquela que está na vitrine?

- Essa mesmo. E o dinheiro tá aqui. Meteu a mão numa sacola e pôs em cima da mesa mais de R$ 200 mil reais.

- Ai foi um corre-corre na loja. Quando os outros vendedores viram aquele monte de dinheiro, sairam correndo pra cima do homem. Um ofereceu cafezinho, doces, salgadinhos e até uma pizza apareceu.

- Nós estamos aqui para servi-lo - disse o gerente, empurrando suavemente o vendedor da cadeira.

- Vai precisar de um caminhão pra levar.... - disse o gerente sorrindo.

- Ai Geninho, pensou, pensou e foi incisivo:

- Acho que não vou levar não. Vocês aqui gostam de futucar a vida dos outros. Querem saber de tudo. O rapaz ali queria saber até o nome de minha mulher e seu telefone. E disse que era confidencial. Vocês já viram alguma coisa confidencial ficar confidencial no Brasil? E tem mais uma coisa - finalizou - Não vou levar não, porque minha rua nem CEP têm !

E colocou o dinheiro na bolsa de papel e deixou a loja.





Número de vezes que este texto foi lido: 53330


Outros títulos do mesmo autor

Poesias O Corcel, a Areia e o Vento José Ernesto Kappel
Poesias Zero no Escuro José Ernesto Kappel
Poesias Coisas Ao Contrário José Ernesto Kappel
Poesias Puro Brandy José Ernesto Kappel
Poesias Santuário do Coração José Ernesto Kappel
Poesias E Se Tudo Fosse Azul ? José Ernesto Kappel
Poesias José Ernesto Kappel
Poesias A Taça e o Vinho José Ernesto Kappel
Poesias Coisas Perenes José Ernesto Kappel
Poesias É Sobre Hoje José Ernesto Kappel

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 464.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56744 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55075 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55008 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54884 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54872 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54774 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última