Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
John Angell James


Título original: Faith

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

Suponhamos que alguns dos súditos de um rei sábio e bom, sem qualquer justa causa, se rebelassem contra ele e tomassem as armas para destroná-lo, e por isso perderiam suas vidas. Mas, suponha que o soberano, em clemência, esteja disposto a perdoá-los e, para isso, envia uma proclamação declarando que todos aqueles que, antes de um tempo fixo, viessem a ele, depusessem as armas, confessassem sua ofensa, e pedissem misericórdia, deveriam ser poupados e teriam restaurados todos os seus privilégios como cidadãos, porém todos os que se achassem sob as armas, não viessem e se lançassem na misericórdia de seu soberano, seriam mortos.
O que, neste caso, deveria ser o estado de espírito e ação exigido naqueles que seriam salvos? Fé. Eles deveriam acreditar que a proclamação foi emitida pelo monarca, e que ele realmente cumpriria sua palavra; eles não deveriam apenas acreditar no próprio édito, mas confiar no monarca, isto é, terem fé nele. Qual é a sua autorização ou encorajamento para ir até ele? Sua proclamação de misericórdia, e somente isso; e não quaisquer convicções ou desejos próprios. Se algum dos rebeldes estivesse desejoso de voltar, ele não diria; "Estou muito encorajado e verdadeiramente justificado para ir e esperar o perdão, porque estou muito ansioso para ser perdoado", porque o desejo de perdão de si mesmo, não era uma garantia em que pudesse esperar, mas ele deveria dizer; "Meu soberano pediu-me que voltasse, e me prometeu o perdão, tenho sua palavra, e nele posso confiar, portanto vou e espero sua misericórdia com confiança". Ele vai, embora saiba que perdeu a vida e merecia a morte, e se condenou, mas está certo de que será poupado, porque o rei tem prometido, e ele confia em sua veracidade. Isso é fé. Sua fé merece perdão? Não, mas ela o assegura. Pode o homem se vangloriar de que suas obras o salvaram? Não, ele é salvo pela graça, mediante a fé.
Mas suponha que, quando ouviu a proclamação da misericórdia, ele estava apenas convencido de seu pecado, e em certa medida lamentava desejando perdão, mas não foi ao seu soberano; suponha que ele dissesse, "Tenho medo de ir, o príncipe é poderoso, cercado por seus guardas que poderiam me destruir em um momento, e tenho sido um líder na rebelião, assim não posso esperar misericórdia, embora anseie por isso, e faria qualquer coisa para obtê-la." O tempo da misericórdia expira; o homem é levado com as armas em suas mãos, e é morto. Ele merece morrer? Sim, duas vezes mais; primeiro por sua rebelião, e em segundo lugar por sua incredulidade. Sua falta de fé, não sua rebelião foi a causa real de sua morte. Seu pecado teria sido perdoado, se tivesse acreditado. Suas convicções, sua tristeza, suas lágrimas, seu desejo pelo perdão não poderiam salvá-lo; ele tinha insultado seu soberano de novo, duvidando da sua veracidade, e desobedecendo seu comando.
Pecador desperto, tome cuidado para que este não seja seu caso. É o caso de muitos. Eles são rebeldes contra Deus, e culpados de inúmeros pecados. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". "É uma palavra fiel, e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores".
Assim corre a proclamação de misericórdia; "Arrependam-se do pecado, creiam em Cristo, esperem a salvação". Muitos creem e são salvos, mas outros, e são multidões, não conseguem mais do que convicção; eles sabem que são pecadores, desejam perdão, e parecem mesmo dispostos a abandonar alguns de seus pecados, mas não creem em Cristo, não retornam a Deus pela fé em seu Filho, concedendo uma confiante esperança de perdão. Têm medo de ir, dizendo que seus pecados são muito grandes para serem perdoados, ou se contentam em permanecer em estado de convicção, ou antes de terem confiado em Cristo e experimentado uma verdadeira mudança de coração por meio da fé, algum objeto terrenal ou outro distrai sua atenção do Salvador, e eles afundam num estado de descuido, voltando gradualmente ao mundo novamente.
Você nunca está seguro leitor, até que tenha fé. Quaisquer que tenham sido suas lágrimas, convicções, orações ou exercícios de mente, você está sob a sentença da lei e exposto à ira de Deus até que acredite. Se a morte vier sobre você antes de ter fé, assim como certamente e merecidamente perecer, como o rebelde, que, apesar de ter expressado sua tristeza por sua traição, não tinha entrado e deposto suas armas, e aceitado a misericórdia do Rei, você está dentro do dilúvio da vingança divina até que tenha confiado sua alma a Cristo. Podemos ser salvos, se não somos justificados? Não! Mas somos "justificados pela fé e temos paz com Deus". Podemos ser salvos, a menos que sejamos filhos de Deus? Não! Mas somos "todos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus". Podemos ser salvos sem santificação? Não! Então "nossos corações são purificados pela fé".
Mas, o carcereiro de Filipos perguntou, com medo e tremor; "Que farei para ser salvo?" Paulo respondeu; "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo." Nosso Senhor enviou seus discípulos, disse-lhes "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura; quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". Em outro lugar também se diz; "Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus, quem crê no Filho tem a vida eterna, aquele que não crê no Filho, não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele." "Quem crê no Filho de Deus tem o testemunho em si mesmo, aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá de seu Filho."
Veja, então, a importância, a tremenda importância da fé em Cristo. É a dobradiça em que a salvação gira, e sem a qual todo o conhecimento, todas as impressões, todas as convicções e todos os deveres nos deixarão afastados do céu. Fixe profundamente em sua mente, portanto que a fé é a graça salvadora, ou em outras palavras, que é o estado de espírito com que a salvação está conectada. Sendo trazido para este estado, você seria salvo embora morresse na hora seguinte; e sem ela não seria salvo, mesmo se estivesse por anos sob a mais profunda preocupação por sua alma.
Mas, vocês provavelmente vão querer saber um pouco mais sobre este estado de mente transcendentalmente importante, portanto eu a apresentarei diante de vocês:
1. O que você deve acreditar. A fé, em geral, significa uma crença de tudo o que Deus tem testemunhado em sua Palavra, mas a fé em Cristo significa a crença no que a Escritura diz dele; de sua pessoa, ofícios e trabalho. Você deve acreditar que ele é "o Filho de Deus"; "Deus manifestado na carne"; Deus-Homem, Mediador, pois como uma simples criatura pode ser seu Salvador? Na fé, entregue sua alma ao Senhor Jesus. O que! Nas mãos de uma mera criatura? A Divindade de Cristo não é assim meramente um artigo de fé, mas também entra no fundamento da esperança. Você é obrigado a crer na doutrina da expiação; que Cristo satisfez a justiça divina pela culpa humana, tendo sido uma propiciação pelos nossos pecados; e que agora o seu sacrifício e justiça são o único fundamento sobre o qual um pecador pode ser aceito e absolvido diante de Deus. Vocês devem crer que todos, embora previamente culpados e indignos, são bem-vindos a Deus para salvação, sem exceção alguma, ou qualquer dificuldade. Você deve acreditar que Deus realmente ama o mundo, e está verdadeiramente disposto e esperando para salvar o principal dos pecadores, portanto ele é benevolente para você.
E assim, em vez de viver na ideia de um mero amor geral ou universal, você deve trazer o assunto para si mesmo, e acreditar que Deus tem boa vontade para com você, deu a Cristo para morrer por você, que é uma parte do mundo que Deus amou, pelo qual Cristo morreu, e você não deve se perder na multidão. Você não deve considerar o plano da redenção para ninguém, ou para todos, mas para si mesmo. Você deve dizer: "Deus está bem disposto para comigo, Cristo é dado por mim, morreu por mim, assim como por outros, eu sou convidado, e serei salvo se confiar em Cristo. Eu sou tão bem-vindo como qualquer um em Cristo."
A fé não é uma crença em sua própria religião pessoal, que é a garantia da esperança, mas é a crença de que Deus ama os pecadores, que Cristo morreu pelos pecadores, e para você entre os demais. Não é a crença de que você é um cristão real, mas que Cristo está disposto a dar-lhe todas as bênçãos incluídas nesse termo. É a crença de algo fora de si mesmo, mas ainda de algo concernente a si mesmo. O objeto da fé é a obra de Cristo para você; não a obra do Espírito em você. É de grande importância que você deve cuidar disso, porque muitos são capazes de confundir essas coisas. Se eu prometo a um homem esmolas, e ele realmente acredita no que eu digo, esperando alívio, eu, no ato de prometê-lo, sou o objeto de sua fé, e não o estado de sua própria mente no ato de crer. Se, portanto você teria fé, ou, possuindo, a teria fortalecida, você deve fixar e manter seu olho no testemunho de Cristo, que encontra no evangelho.
2. Agora vou mostrar-lhe COMO você deve acreditar. Mas, isso é necessário? Não há mistério na fé quando falamos de crer em um companheiro semelhante a nós, como criatura. Quando o rebelde é obrigado a acreditar na proclamação de misericórdia enviada por seu soberano, e a pedir perdão; ou quando o mendigo é obrigado a acreditar na promessa de um benfeitor que lhe prometeu alívio, sua mente se pergunta como ele deve acreditar. O que, em cada um desses casos, significa fé? A crença de que a promessa foi feita, e uma confiança na pessoa que fez, de que ele cumprirá sua palavra.
Eis que todo o mistério existe na fé! É uma crença que Cristo realmente morreu pelos pecadores; que todos os que dependem somente dele serão salvos; e devem ter uma confiança nele para a salvação?
Sim, é, se pudermos substituir outra palavra como explanatória da fé, “confie” em Cristo. A fé e a confiança em Cristo são a mesma coisa. "Eu sei em quem tenho crido", diz o apóstolo, "e estou persuadido que ele é capaz de guardar o que lhe tenho confiado". Acreditar, ser persuadido, e o ato de confiar são o mesmo ato; todos eles significam fé. É descansar sobre a palavra e obra de Cristo para a salvação, para depender de sua expiação e justiça, e em nada mais para a aceitação com Deus; e realmente esperar a salvação, porque ele prometeu. Se não há expectativa, não há fé, pois a fé na promessa de um homem implica necessariamente, a expectativa de sua realização. Isso, então é fé; procurando ou esperando a salvação apenas por causa da obra de Cristo, e porque Deus a prometeu.
Se quiser outra ilustração, tome o caso dos israelitas mordidos pelas serpentes. As pessoas que foram picadas foram ordenadas a olharem para a serpente de bronze. Aqueles que realmente acreditavam na promessa de que esse ato seria seguido com a cura, saíram e olharam para o meio de alívio designado; a sua aparência era a crença deles, e o que isso parecia implicar?
Expectativa. Aqueles que não olhavam, não esperavam cura, e aqueles que olhavam esperavam alívio. Se, portanto você não é levado a esperar a salvação, você não acredita; pois se você realmente tivesse acreditado iria satisfazer a expectativa de salvação. "A fé é a substância (ou expectativa confiante) das coisas que se esperam". A fé sendo a expectativa de salvação somente por causa de Cristo, e porque ele a prometeu, pode-se dizer que é fraca ou forte, na proporção em que nossa expectativa é mais ou menos confiante e livre de dúvidas e medos.
3. Mas, QUANDO é que um pecador deve crer? Pergunta estranha! Porém, é necessário responder, quando é perguntado. Suponha que quando você promete esmola a um pobre mendigo faminto, ou perdão a uma pessoa que o ofendeu, ele deveria perguntar; "Quando devo acreditar na sua promessa?" Você não sentiria alguma surpresa na pergunta? A própria natureza do caso sugere a propriedade e a necessidade da fé imediata. Sua veracidade é tão grande naquele momento como sempre será, portanto exige confiança instantânea. Suponhamos que o mendigo dissesse; "Ainda não sinto suficientemente a minha pobreza, para crer em você agora, mas quando estiver mais faminto, confiarei em sua palavra e virei receber o benefício". Isso não seria absurdo demais?
No entanto, esta é a própria conduta de muitas pessoas em referência a Cristo e à fé nele, para a salvação. Eles sabem que somente a confiança nele é necessária para a salvação; que devem finalmente chegar a ele, mas parecem considerá-lo mais como um exercício ou estado de espírito, para o qual devem ser trazidos em algum momento futuro, e por algum meio não sabem como realizá-lo. Seu sentimento interior é a esperança de que terão fé em algum tempo ou outro, sem jamais imaginar que são obrigados, de uma só vez e sem demora, a entregar sua alma a Cristo.
Leitor, reflita sobre este assunto, esta necessidade de crer instantaneamente. Você é agora um pecador? Você sabe que é. Você pode fazer alguma coisa agora para salvar a si mesmo? Você sabe que não pode. Cristo é um Salvador, capaz e disposto a salvá-lo agora mesmo? Você sabe que ele é. Será que ele será mais capaz ou disposto a salvá-lo um mês ou um ano depois, do que ele é neste momento? Certamente não. Ele diz; "Vinde a mim, não agora, mas em algum tempo futuro, crede-me, mas ainda não, confia em mim depois de um tempo?" Você sabe que ele não diz isso. Cada convite, cada promessa, cada encorajamento, se relaciona com o momento presente. As palavras da Escritura são; "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, agora é o tempo aceito, agora é o dia da salvação, porque todas as coisas estão prontas."
O que o impede? Por que você não deveria crer em Cristo, ao ler isto? O que, exceto sua própria falta de vontade, lhe impede a partir deste momento de confiar no Senhor Jesus para a salvação? E agora? Você diz, ainda assustado com a ideia de instantaneamente levar ao seu seio ansioso, a doce e reconfortante esperança da salvação.
"Porque não agora?" Eu pergunto. Mas você está pronto para dizer, "eu poderia, pois não tenho paz de espírito! Eu sinto que sou um pecador, e ainda estou angustiado, e há ocasiões em que não sinto isso suficientemente. Eu fico agitado e perplexo, pois não tenho razão para esperar que os meus pecados sejam perdoados! Eu não posso me aproximar de Deus como um Pai reconciliado, pelo contrário, tenho medo dele, e receio, se eu morrer, que não o encontrarei em paz."
Permita-me aqui lembrá-lo, que você nunca pode estar em paz até que tenha fé; a paz é o primeiro fruto da fé. Observe o que o apóstolo disse; "Em quem, ainda que agora você não o veja, mas crendo, você se alegra com alegria inefável e cheia de glória". É dito do carcereiro de Filipos, "ele se alegrou, crendo em Deus". Você nunca pode sentir isso, até que acredite em Cristo, tendo estabelecido a paz de espírito, exceto que seja uma paz falsa; que você procura de várias maneiras e ocasionalmente obtém uma pequena pausa em sua solicitude, orando, ouvindo sermões, insistindo no que supõe ser evidências de sua conversão, com o propósito de deixar seus pecados e servir a Deus mais completamente. Mas, apesar de tudo isso, você não está em posse do conforto estabelecido. Sua alegria é mais como um flash ocasional de uma vela em uma noite escura, do que um sol constante, de modo que às vezes está pronto para abandonar completamente a religião, e voltar para o mundo; porque você parece estar tão longe do conforto como sempre. Mas, pare e pergunte; "Estou procurando a paz no caminho certo?" Eu realmente já acreditei plenamente em Cristo? "Eu realmente confiei minha alma a ele, e esperava a salvação de acordo com sua promessa?" Não! Pois se você tivesse, não estaria em seu atual estado de agitação.
O que é que pode dar paz a um pecador sentindo o peso da culpa em sua consciência? O que é que pode aliviá-lo de sua angústia? Nada senão fé em Cristo; não a própria fé, mas o objeto para o qual a fé olha, que é Cristo. Muitos estão dizendo; "Se eu soubesse que tinha fé, ou se pudesse sentir minha fé mais forte, então eu poderia me alegrar". Mas, isso é buscar a paz na própria fé, em vez de buscá-la pela fé em Cristo. A fé não é nosso Salvador, mas somente o olho que olha para ele, o pé que vai para ele, a mão que o recebe. Tome uma ilustração; imagine que, quando você estava aflito com alguma doença perigosa e ansioso pela recuperação, no meio de sua solicitude, e depois de tentar todos os tipos de remédios sem efeito, um médico entrou e disse; "Eu lhe trouxe uma cura infalível para sua doença, que tem curado milhares, e certamente o curará". Qual seria o efeito desta comunicação sobre você?
Se sua preocupação com a recuperação, e seu medo de não obter uma cura fosse maior do que sua fé, você não ganharia paz; a falta de confiança no remédio iria mantê-lo em profunda ansiedade.
Mas, suponha que você acreditasse na declaração de seu amigo médico e tivesse plena confiança no remédio; qual seria então, o efeito do relatório? Você se alegraria imediatamente, pelo fato de poder ter crido na declaração do médico. No entanto, você iria esperar até que tomasse o remédio, se sentisse curado, e constatar que sua ansiedade havia sido aliviada; não, mas assim que acreditasse na eficácia do remédio, você diria: "Alegre notícia, eu estou curado e restaurado à saúde". Agora, nesse caso, o que aliviaria você de sua ansiedade e lhe daria conforto? A declaração do seu amigo, ou, em outras palavras, a fé nessa declaração? A boa notícia de uma cura vinda e acreditada, faria você feliz. Não seria o ato de acreditar que você se alegraria, mas crer na declaração, pois tomaria imediatamente o remédio; e quando experimentasse sua influência curativa, se alegraria ainda mais. Sua alegria neste caso seria de dois tipos; a primeira, a alegria da fé, na certeza de que seria curado; a segunda, a alegria da experiência, ao descobrir que você estava curado.
Aplique isto ao caso de um pecador que sente sua condição miserável sob o poder e a culpa do pecado. Em sua preocupação, ele tenta vários métodos para obter alívio; deixa o pecado e tenta ser bom, mas uma sensação de pecado não perdoado ainda repousa sobre seu coração, e ele está longe do consolo estabelecido. Nessa situação, Cristo, o médico das almas, vem a ele na mensagem do evangelho e diz; "Meu sangue purifica de todo pecado, e meu Espírito pode renovar e santificar o coração mais duro e poluído - olha para mim e você será salvo!"
Qual é o dever do pecador neste caso? Imediata e plenamente deve crer, e como prova e fruto necessário de sua fé, se alegrar. Se realmente crer, ele se alegrará; e se não se alegrar, é porque não crê. Ele não deve esperar até que seja salvo, para que se sinta confortado, mas deve ter conforto, em primeiro lugar, em acreditar que há um Salvador, e que ele pode ser salvo. Ele não deve esperar por seu conforto até que se sinta justificado, renovado e santificado, pois como pode vir a este estado a menos que acredite? Seu primeiro conforto deve ser a alegria da fé, e isso ele deve tomar para si mesmo de uma só vez; a alegria da experiência vem depois. Ele deve primeiro regozijar-se com a promessa de cura espiritual e, em seguida, regozijar-se-á no sentido de cura.
Quando os judeus, que foram atingidos no coração pelo sermão de Pedro, clamaram em agonia "Que faremos?" Ele respondeu; "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos pecados; então aqueles que receberam a palavra com alegria foram batizados". Receberam com alegria a palavra, ou seja, creram na promessa e se alegraram. Houve fé imediata produzindo alegria instantânea; eles não esperaram até que sentissem que estavam salvos, mas se alegraram ao mesmo tempo. Agora, observe outro caso; Paulo, em uma de suas epístolas diz; "Nosso regozijo é que, em simplicidade e sinceridade divina, não com sabedoria carnal, mas pela graça de Deus, vivemos nossas vidas no mundo". Havia a alegria da experiência. E não é motivo de prazer que Deus amou o mundo, e você, como parte do mundo, para dar Seu Filho para a sua salvação, que você está convidado, e que Cristo é capaz e está disposto a salvá-lo? Mas, ainda assim você se apega à ideia, de que se pudesse ter certeza de que acreditaria, poderia então ser consolado; se tivesse evidência de fé, você sentiria a paz. Então seriam essas evidências que lhe consolariam, e não a obra de Cristo.
Também é importante que compreenda claramente, que você nunca está em estado de fé, se não for levado a algum grau de conforto; se você ainda sente a carga de culpa em sua consciência, e todos os seus medos atormentadores em sua mente; se ainda está ansiosamente perguntando "O que devo fazer para ser salvo?" Se ainda tem medo de Deus, se ainda está sem qualquer esperança de perdão, você não crê, porque a fé genuína, mesmo que não fosse uma garantia total, em alguma medida lhe aliviaria desta preocupação. É muito comum as pessoas dizerem que acreditam, e ainda não terem conforto; e perguntam "Por que não estou em paz?"
Porque você realmente não acredita em Cristo; está enganando a si mesmo. É de fé, fé genuína que precisa - você ainda não confiou realmente em Cristo; não creu nas boas novas da salvação, pois, porventura, alguém pode crer nas boas novas de si mesmo, e não se alegrar com elas? Acredite então, acredite verdadeiramente, acredite agora, e receba a paz.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Deveres Mútuos de Maridos e Esposas John Angell James
Artigos O Pendor do Espírito John Angell James
Artigos O Decoro do Amor John Angell James
Artigos Misericórdia Cristã Explicada e Aplicada John Angell James
Artigos A Religião Prática Deve Ser Vista em Tudo John Angell James
Artigos A Preeminência do Amor John Angell James
Artigos A Fé em Relação à Santificação John Angell James
Artigos A Crise John Angell James
Artigos Felicidade John Angell James
Artigos A Necessidade da Influência do Espírito Santo John Angell James

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 39.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55038 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54925 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última