Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Mente de Cristo
John Angell James

Título original: The Mind of Christ

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


"Que haja em vós, a mesma mente que havia em Cristo Jesus." (Filipenses 2: 5)

(Nota do tradutor: as versões inglesas trazem “mente” em vez de “sentimento”, como nas versões portuguesas. A versão inglesa está mais de acordo com o termo usado no original grego “fronéo”, que significa ter a mesma mente, o mesmo parecer, o mesmo pensamento.)

Vocês sabem muito bem que a sede de toda religião verdadeira está na alma, que forma o caráter e guia a conduta pelo poder de um princípio interior da vida espiritual. A verdadeira piedade é, em suma, ser de uma mente correta. Uma questão, no entanto surge sobre o que é realmente uma mente correta, e que tipo de disposição predominante o evangelho requer naqueles que professam nele crer. Isto é respondido pelo apóstolo, onde diz: "Que esta mente esteja em vós, a que também estava em Cristo Jesus".
Então, ele vai mostrar o que era a mente de Cristo. Toda esta passagem merece a sua maior atenção, tanto pela sua verdade doutrinária como pela sua prática, pois mostra de forma muito marcante a íntima conexão entre a verdade e a prática cristãs; e como a verdade é empregada pelos escritores sagrados para impor a prática cristã. As doutrinas mais sublimes de nossa santa religião cristã são práticas em seu desígnio e tendência; não são meras teorias ou acadêmicas, mas todas elas são "a verdade que é de acordo com a piedade". Se há algum mistério de religião que seja grande e elevado acima dos pensamentos dos homens e dos anjos, é sem dúvida, a encarnação do Filho de Deus; e se há algum lugar onde esta importante verdade é clara e magnificamente representada é nesta passagem. Os termos são ao mesmo tempo tão sublimes e majestosos, que é impossível dizer algo mais sublime ou majestoso; o significado é tão nobre e tão bem estabelecido, que nada mais poderoso poderia ser imaginado.
O projeto da passagem é reforçar as frases dos versos precedentes, ou seja, reprimir todas as considerações egoístas de nossos próprios direitos, interesses, dignidade, e no exercício de uma consideração amável e condescendente para o bem-estar dos outros, a fim de renunciar à vantagem, à qual poderíamos reivindicar como sendo nossa. "Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros." A disposição que o apóstolo ordena é aquela espécie particular de virtude cristã que se opõe a uma manutenção rígida e tenaz de distinções externas, de direitos pessoais, de posição social e precedência, consistindo em uma mansa humildade e benevolente condescendência para promover o conforto e os interesses de nossos irmãos cristãos. E porque esta é a lição mais difícil para nossos corações orgulhosos e egoístas de aprender na escola de Cristo, ele o impõe pelo poder do exemplo mais convincente e esplêndido que o universo contém, quero dizer, o de nosso Senhor Jesus Cristo.
Seja qual for, portanto a visão correta da passagem, deve necessariamente conter um exemplo, por parte de Cristo, de grande e marcante condescendência e de profunda humildade, ou não seria relevante para a ocasião. O que quer que seja, que deixe isto de fora, não pode ser correto.
Quem quer que atentamente, e sem o preconceito de noções ou sistemas preconcebidos considere esta passagem, observará que o apóstolo aponta três estados ou condições diferentes de nosso Senhor Jesus Cristo;
1. O primeiro é um estado de dignidade e glória antecedente infinita, expressado nas palavras: "o qual, subsistindo em forma de Deus".
2. O segundo é um estado de humilhação subsequente, descrito assim, "mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens".
3. O terceiro é um estado de exaltação consequente, estabelecido no que se segue: "Portanto, Deus o exaltou sobremaneira".
Agora, o desígnio óbvio do argumento do apóstolo é provar a humildade benevolente e condescendente de Cristo, descendo do primeiro desses estados para o segundo. Se não houvesse dignidade e glória anteriores, não poderia haver nenhuma condescendência subsequente, porque a condescendência envolve necessariamente a ideia de uma inclinação ou descida de alguma dignidade ou elevação anterior; uma renúncia de alguma reivindicação a uma condição superior, um precedente de alguma vantagem ou preeminência. E, ao mesmo tempo, é necessário que tal humilhação seja perfeitamente voluntária. De modo que, no caso de nosso Senhor, se houvesse alguma condescendência, ele deveria ter tido uma existência anterior e digna, da qual se inclinou para se tornar homem, em que ele deve ter agido com perfeita liberdade de escolha, sem estar sob qualquer outra obrigação que a da restrição de sua própria benevolência. Se não houvesse estado de glória anterior; se ele estivesse sob qualquer obrigação em fazer o que fez, quer de autoridade ou justiça; não poderia ter havido nenhuma benevolente condescendência.
Deve-se observar também, que seu estado de glória anterior e de exaltação adquirido posteriormente são dois estados perfeitamente distintos e separados. Os oponentes da divindade verdadeira de nosso Senhor pensam o suficiente para dizer em resposta a todos os argumentos para essa verdade trazida da glória, e poder atribuídos a ele, que recebeu tudo isso em sua ressurreição e ascensão, e que este poder e glória não são as suas perfeições naturais, mas suas honras adquiridas, de data não mais antiga do que a obra da redenção. "Mas, isso é para confundir os distintos estados de glória que lhe pertencem; a glória que ele teve com o Pai antes do mundo era e a glória que recebeu do Pai na redenção do homem; uma, a glória da natureza, a glória do eterno Logos ou Palavra; que deve ser considerada juntamente com a glória do Filho do Homem, em suma, a glória de sua eterna Divindade; e a outra a glória de sua Pessoa mediadora, Deus-homem. "
Vejamos agora uma breve exposição das diferentes partes desta maravilhosa passagem.
"Quem está na forma de Deus." O que significa a forma de Deus? Não, como alguns afirmam, seu poder de fazer milagres. Este poder não é em parte alguma mais assim chamado; se este era o seu significado, os apóstolos estariam tão verdadeiramente na forma de Deus como o próprio Cristo, pois eles também fizeram milagres, assim como ele. O que quer que signifique, era possuído antes de assumir a semelhança dos homens, e foi deixado de lado quando se tornou na forma como homem, mas Cristo estava na semelhança dos homens trinta anos antes de fazer qualquer milagre. Além disso, como a "forma de servo" e "a forma de um servo e a semelhança de homens", significam a verdadeira humanidade; a forma de Deus, à qual essas expressões são colocadas em contraste, deve significar a própria Divindade verdadeira. Refere-se, então, à manifestação visível da glória Divina no céu, similar, mas transcendentemente superior, à Shekiná, ou símbolo da Divina presença, no Lugar Santíssimo, no propiciatório, entre os querubins.
"Não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar" - não considerou usurpação receber as honras, e exercer os direitos da Deidade. Esta expressão é dada por alguns expositores assim: "Ele não cobiçou aparecer como Deus". Se esta é a verdadeira interpretação, ela fortalece mais do que enfraquece o argumento para a Divindade de Cristo, pois se ele não era Deus, que condescendência estaria nele, como homem, para não cobiçar aparecer como Deus?
"Mas se fez sem reputação", ou como as palavras literalmente traduzidas significam, "ele se esvaziou ou se despojou" dessa manifestação de sua glória; ele o colocou de lado, como um monarca poria as vestes e regalia de seu estado, como um soberano. De sua natureza Divina, Cristo não poderia se despojar de si mesmo; de seu estado ou manifestação Divina, ele poderia.
"E tomou sobre ele a forma de um servo", servindo não só a Deus, mas a outros.
"Ele foi feito à semelhança dos homens". Em vez de aparecer como Deus, ele veio como homem; ser feito à semelhança dos homens significa que ele era verdadeiramente humano.
E ser encontrado na forma de homem. De que maneira deveria, ou poderia ser encontrado, se ele fosse apenas homem? O que havia de maravilhoso, ou digno de observação nisso, se não poderia ter aparecido de alguma outra forma?
Ele se humilhou. Como? Ao tornar-se "obediente até a morte". Aqui está a prova e a demonstração da sua humildade, do seu ser obediente até à morte, do seu querer morrer e submeter-se ao golpe da mortalidade. Sua morte foi um ato voluntário; ele escolheu morrer, e havia condescendência nele para assim fazer. Mas, pode ser perguntado "Se ele não fosse nada além de homem, que escolha ele tinha no assunto, ou que condescendência exibiu em se submeter ao Pai?"
Se ele fosse apenas homem, a mortalidade era sua sorte, sua condição, e em nenhum sentido sua escolha, portanto não poderia ser qualquer humildade voluntária. Como isso poderia ser humildade em Cristo, já que é uma condição comum do ser humano? Somente no fundamento, de que enquanto em uma visão de sua Pessoa ele é verdadeiramente e propriamente homem, em outro ponto de vista ele é mais do que homem.
Até a morte da cruz. A crucificação era o método de execução mais torturante e degradante, sendo amaldiçoado pela lei dos judeus, e ignominioso pela dos gentios; o castigo dos mais baixos escravos, e do pior dos criminosos.
Agora, então, olhe para a mente de Cristo como estabelecido nesta transação mais maravilhosa. Aquele que era verdadeiramente Deus, que se manifestou por uma luz gloriosa e visível no céu, e recebeu a adoração das hostes celestiais, em vez de descer sobre a Terra para nossa redenção no esplendor da Divina Majestade, tomou sobre si uma condição servil, e mostrou sua condescendência tornando-se homem, mas embora fosse homem, sendo ainda o Senhor de todas as coisas, ele era superior à necessidade de morrer, e ficou sujeito à morte apenas porque escolheu morrer. Morrer era, portanto uma humildade espantosa, mas o clímax de toda esta estupenda condescendência foi a sua submissão à morte da cruz. Se levarmos em consideração, então a Deidade de Cristo, o argumento do apóstolo é conclusivo, e seu exemplo completo, mas sem isso você dificilmente encontrará seu argumento, ou a humildade de Cristo Jesus.
"A divindade de Jesus Cristo é no sistema da graça, o sol, ao qual todas as suas partes estão subordinadas e todas as suas estações da graça estão relacionadas, o que as une em concórdia sagrada e lhes transmite resplendor, vida e vigor; da qual se este luminar central, e sua glória fossem embora, suas harmonias santas seriam quebradas, os elementos se precipitariam para o caos, e a luz da salvação se extinguiria para sempre ". (Mason)
Antes de chegar à aplicação prática da passagem, vou apresentar um resumo das evidências bíblicas do fato da verdadeira e apropriada Divindade de Cristo. O argumento é este; visto que todos os títulos, atributos, obras e honras pertencentes à Divindade são sem limitação ou reserva atribuídos a Cristo na Escritura, ele, além de seu ser em uma visão verdadeira e propriamente humana, deve ser verdadeira e propriamente Deus. Ele é, portanto Deus e homem em uma Pessoa misteriosa.
TÍTULOS da Deidade atribuídos a Cristo:
Jeová - Isaías 6 comparado com João 12:41. Isaías 45: 22-25, em comparação com Romanos 14: 10-12; Jer. 23: 6.
Deus - João 1: 1-4.
Deus conosco - Isaías 7:14.
Poderoso Deus - Isaías 9: 6.
Deus sobre tudo - Romanos 9: 4.
Deus manifestado na carne - 1 Tim 3:16.
Bom Deus - Tito 2:13.
Verdadeiro Deus - 1 João 5:20.

ATRIBUTOS da Deidade em Cristo:
Eternidade - Isaías 9: 6. João 8:58. Heb 1:12; 13: 8; Apo 1: 8.
Onipresença - Mateus 18:20.
Onipotência - Mateus 28:18; Heb 1: 3; Apo 1: 8.
Onisciência - Apocalipse 2:23, comparado com Jeremias 17:10.

OBRAS da Divindade em Cristo:
Criação - João 1: 3-10; Col 1:16; Heb 1: 2.
Preservação de todas as coisas - Heb. 1: 3.
Governo do universo - Dan. 2: 9-14; Mat 28:18. 1 Cor. 15: 24-27; Efésios 1:20 23; Filipenses 2: 9-11.
Regeneração - João 5:25, 26.
Ressurreição dos mortos - João 5:28; 11:25.
Sentença Geral - João 5:22; Atos 17:31; Rom 14: 9-10. 2; Cor. 5:10.

HONRAS da Deidade em Cristo:
Chefe final da Criação - Col 1:15.
Adoração, Oração - Atos 7:59; 2 Cor. 13: 8; Rom 1: 7; e as bênçãos e saudações, no início e conclusão da maioria das epístolas.
Louvor e Adoração - Apocalipse 5.
Estas são apenas uma seleção das passagens da Escritura que afirmam e provam a Divindade de nosso Senhor. De fato, esta grande verdade está tão entrelaçada com a própria textura da revelação, e ocorre incidentalmente em tantos lugares, que me parece impossível separá-la sem destruir o todo. Que essas passagens sejam bem estudadas e armazenadas com precisão na mente, tanto em suas próprias palavras quanto em seu significado. Volto agora à passagem que foi o assunto da observação anterior; "Que haja em vós, a mesma mente que havia em Cristo Jesus".
Jesus Cristo é o único Mestre que sempre fez de uma similaridade de disposição em relação a si mesmo; um teste distintivo de discipulado. Ele não é apenas o professor, mas o padrão de sua própria religião. Seu exemplo é uma parte essencial de seu sistema. Um homem pode ser um filósofo de qualquer escola, se apenas abraça os princípios de seu mestre, embora com temperamento e espírito ele possa ser o oposto em relação ao seu líder, como o leste é do oeste. Mas isso não é suficiente para constituir um homem cristão, pois não só deve receber as doutrinas de nosso Senhor, mas deve se revestir do seu próprio espírito. Ele não deve apenas acreditar em tudo o que ele ensinou, mas deve viver como ele viveu, pensar como pensava e sentir como sentia. A mente de Cristo deve estar na sua mente, tanto quanto possa contê-la, e o coração de Cristo deve estar em seu coração. Eu realmente não conheço nada mais instrutivo, ou mais solenemente impressionante do que isso. Para ser cristão, não só é necessário adotar as doutrinas de Cristo, cumprir com suas ordenanças, observar seus sacramentos, associar-se à sua igreja e abraçar sua causa; não, nem mesmo se conformar externamente à sua conduta, mas devemos ter sua própria mente em nós. O espírito prevalecente e disposição de sua mente, deve ser o nosso também; e a menos que o olho do homem veja a imagem de Cristo em nosso caráter, e o olho de Deus veja a mente de Cristo em nossa alma, não somos reconhecidos como verdadeiros cristãos.
E qual era a mente de Cristo? Quem o descreverá? Somente os apóstolos que escreveram sua vida. Quão santa era sua mente! Nem uma sombra do pecado, nem a menor mancha de mal moral passaram por ela para envenenar ou poluir sua imaculada pureza. Sua mente era o assento da benevolência mais inefável. Seu coração era o próprio templo do amor; nada malévolo, vingativo ou cruel jamais encontrou um lugar lá. Todas as suas ações, palavras e sentimentos eram o funcionamento de um amor incomparável. Sua humildade era igual à sua pureza e benevolência; e é mais especialmente a estas últimas características que o apóstolo se refere quando diz "Que esta mente também esteja em você". É a condescendência do Salvador que é especialmente recomendada à nossa atenção e imitação. E ninguém deve ser tão distinto por essa virtude como os defensores da Divindade de Cristo, pois vem sobre eles com o peso de uma obrigação peculiar. É seu dever apropriado, e deve ser sua distinção.
Vejam meus queridos amigos, o que é a verdadeira religião; não, como tive ocasião frequente de observar, mera igreja ou dissidência; nem episcopado, presbiterianismo, independência, metodismo ou batista; nem ortodoxia de credo, ou magnificência de cerimônia; nem uma questão de governo da igreja, ou de organização espiritual. Não! Não! A verdadeira religião é ter a mente de Cristo. Alguma vez lhe ocorreu examinar o pouco que é dito pelos escritores sagrados sobre a observação do sábado e dos sacramentos, sobre adoração pública e cerimônias religiosas, comparado com o que é dito sobre santidade, benevolência e humildade?
Mas, infelizmente! Ai! Quanto mais ávidas são as multidões de professantes sobre uma coisa do que sobre a outra, invadindo a ordem de Cristo e estabelecendo formas acima do espírito, só porque é muito mais fácil e agradável com todos os sentimentos de nossa natureza orgulhosa e corrupta ouvir um sermão, observar um sacramento e descansar para a segurança sobre a veracidade da nossa igreja, do que mortificar as corrupções de nossa própria mente, e transplantar nela as virtudes e as graças da mente de Cristo.
Para o quê quatro canetas diferentes foram empregadas pela mão da inspiração, escrevendo os Evangelhos, senão para nos mostrar a mente de Cristo para nossa imitação, bem como sua obra expiatória para a nossa salvação, e por essa delimitação quádrupla de sua bela Pessoa, nos impressionar não só com seus encantos, mas com a necessidade de nos assemelharmos a ele?
Veja como a vida de piedade deve ser promovida; lendo os Evangelhos e não só para aprender como o pecado deve ser perdoado, mas o que é a santidade e como ela deve ser promovida. A religião em nós não é um esboço extravagante, nenhuma imagem original, mas uma cópia, pois Cristo é o original. A isso devemos nos sentar, com a determinação e a esperança de produzir, com a ajuda da graça Divina, algo semelhante a ele em nós mesmos; e como artistas que mantêm seus olhos constantemente sobre o original que estão copiando, não para o propósito de admirá-lo meramente, embora façam isso, e sua admiração ajuda seu objetivo em copiar, mas com o propósito de produzir uma semelhança tão perfeita quanto possível. Assim, ao ler os Evangelhos devemos manter nossa mente fixa na conduta e no espírito de Jesus, não apenas para ver e dizer "Como é belo!" Mas para copiá-lo!
Se nada menos que isso é verdadeira religião, quão comparativamente pouco dela existe em nosso mundo. Se a mente de Cristo em nós for necessária para fazer nossa reivindicação ao caráter de um cristão, quantos devem renunciar à honra? Isto nos tremer. Onde e em quem deve ser vista a união de santidade, benevolência e condescendência, que formou o caráter do Salvador? Essa santidade deve ser encontrada naqueles professantes, que embora livres do vício externo e da imoralidade permitem que as corrupções de seu coração se irrompam, e satisfazem, em vez de crucificar as paixões e concupiscências da carne?
Sua benevolência é encontrada naqueles que são tão apaixonados pelo mundo, tão agarrados, que pouco ou nada pode ser tirado de suas mãos relutantes para a salvação dos pecadores, e para a glória de Deus? E então, onde está sua humildade que deve ser vista em seus seguidores?
Encontra-se naqueles que nunca renunciarão a um único ponto de precedência, ou a um pontilho de etiqueta; que terão todos os seus direitos, a qualquer custo de princípio ou de paz; que são tão aferrados a tudo o que lhes pertence, não só em termos de propriedade, mas de influência e respeito, que não irão ter o menor ódio, ou ressentir-se da menor possível negligência de suas reivindicações ou violação de sua prerrogativa, ou oposição à sua vontade, com todas as marcas de orgulho ferido, e vaidade mortificada?
Estão tão cheios de altas noções e admiração excessiva de sua própria grandeza e excelência, que, se não forem lisonjeados e acariciados sentirão como se lhes fossem roubados seus direitos e se afastariam com indignação e nojo.
Oh, esta é a mente que estava em Cristo? Não é de surpreender que os povos do mundo não demonstrem o temperamento cristão, mas que os professantes discípulos de Cristo devem estar tão faltosos nisto, é tão surpreendente quanto doloroso. Podia-se esperar que na escola de tal Mestre, a abnegação e a humildade fossem consideradas por seus discípulos virtudes cardeais; que todos começariam a cultivar essas virtudes cristãs no momento em que tomassem o seu lugar aos seus pés; e que o cargo de honra e ambição com eles seria o mais baixo, em vez do lugar mais alto. No entanto, quão diferente é o caso. Pareceria como se os homens tivessem ainda de aprender o que a mente de Cristo realmente é, ou que esta mente estava ligada a eles; e como se o projeto do cristianismo fosse formar o professante eclesiástico orgulhoso, intolerante e egoísta, em vez do cristão santo, manso e humilde.
Pareceria do espírito e da conduta de alguns, como se fossem fanáticos de um credo ou de uma igreja, que estes fossem os verdadeiros sinais do discipulado, em vez do temperamento de Jesus. E ainda um apóstolo nos disse, que "se alguém não tem o Espírito de Cristo, ele não é dele" (Rom 8: 9).
Muitos tinham necessidade de estudar de novo os princípios elementares de nossa santa religião, de aprender o que ela realmente consiste. E se eles permitem que Cristo e seus apóstolos os ensinem, em vez de pais e doutores, conselhos e convocações, aprenderiam que os credos e as cerimônias da igreja são substitutos pobres para a mente de Cristo.
Portanto, meus queridos amigos, imploro que cultivem o temperamento cristão, procurem o espírito de Cristo, e não se contentem com nada menos que a mente que estava nele. Deixe-me suplicar-lhes para contemplá-lo; primeiro sobre o trono de glória, adorado por anjos; e depois sobre a cruz do Calvário, desprezado, rejeitado, insultado, assassinado pelos homens; e quando se encherem de espanto diante da graça que o induziu assim a humilhar-se, examinem-se a respeito do que sabem da santa e humilde benevolência que ditou esta maravilhosa, sim, esta condescendência inefavelmente misteriosa. Limite sua atenção por um tempo a este único ponto de indagação, deixe todo o resto por uma temporada; os credos, os sacramentos, os sábados, as ordenanças, as esmolas, e foque diretamente para sua consciência perguntando "O que eu tenho da mente de Cristo?"
O meu coração responde e a minha disposição corresponde à mente santa, mansa, humilde, perdoadora, benevolente, paciente e abnegada de Cristo?
Os homens que conhecem a beleza e a glória do original, conforme está delineado na página do evangelho, quando me veem, dizem "Esta é a imagem de Cristo?" Ou olham com ceticismo, e depois de ficarem em silêncio por algum tempo professam que podem ver pouca ou nenhuma semelhança? Você pode levantar seu espírito e disposição para o mundo, e dizer "Eis a mente de Cristo?" Cristo reconhecerá sua mente como sendo sua mente?
Oh, fique satisfeito com nada menos do que com uma cópia do coração de Cristo no seu. Você deve ir mais baixo, mais baixo, mais baixo ainda no serviço abnegado para Deus e seus santos.
Preciso apenas lhe mostrar novamente a íntima conexão entre os princípios práticos do cristianismo e as grandes doutrinas do cristianismo. Tire a encarnação de nosso Senhor, seu sacrifício na cruz e sua morte expiatória, e o evangelho perde suas gloriosas peculiaridades. E se você apaga sua Divindade, sua expiação perde a eficácia, e seu exemplo seu poder. "Se tirarmos a sua divindade", diz Hall, "este grande exemplo se reduz a nada, rouba-o de sua divindade, e você o despoja de sua humildade. É isso que torna seu sacrifício de valor infinito, sua cruz tão terrível e interessante, e ao seu povo, tão inefavelmente precioso. A cruz de Jesus Cristo é encontro apropriado, o encontro designado do céu e da terra; o lugar de encontro entre Deus e o pecador. Remova Jesus Cristo de sua divindade, e todos estas importantes verdades se reduzem a futilidades inexprimíveis... Doutrinas destinadas a aquecer e acender nossos corações, nos enchem de perplexidade... Quando procuramos um mistério glorioso, não encontramos nada além da obscuridade que faz com que os homens criem sua invenção para descobrir o significado dessas passagens, em que está claro que o apóstolo se derrama em um fluxo de afeto e prazer requintado."
E nunca, nunca se esqueçam, meus amados amigos, de que a Divindade de Cristo, por mais firme que seja, nunca é devidamente sentida, nunca melhorada, nem verdadeiramente desfrutada, até ser experimentada como uma doutrina que preenche a alma com uma viva semelhança com aquela santidade, benevolência e humildade, que foram tão visivelmente exibidas por Ele "que, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Deveres Mútuos de Maridos e Esposas John Angell James
Artigos O Pendor do Espírito John Angell James
Artigos O Decoro do Amor John Angell James
Artigos Misericórdia Cristã Explicada e Aplicada John Angell James
Artigos A Religião Prática Deve Ser Vista em Tudo John Angell James
Artigos A Preeminência do Amor John Angell James
Artigos A Fé em Relação à Santificação John Angell James
Artigos A Crise John Angell James
Artigos Felicidade John Angell James
Artigos A Necessidade da Influência do Espírito Santo John Angell James

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 39.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69001 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55082 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54898 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última