Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os Companheiros e os Livros
George Everard



Título original: On Companions and Books



Por George Everard (1828-1901)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra




Nov/2016

























          E93
              Everard, George – 1828 -1901
                   Os companheiros e os livros / George Everard   
                         Tradução , adaptação e   edição por Silvio Dutra – Rio de
                   Janeiro, 2016.
                   22p.; 14,8 x 21cm
                  Título original: On Companions and Books

              
                 1. Teologia. 2. Vida Cristã 2. Graça 3. Fé. 4. Alves,      
              Silvio Dutra I. Título
                                                                                       CDD 230


Nenhuma verdade é mais importante para o jovem cristão se lembrar, do que nos tornamos como aqueles com quem nos associamos.
Ganhamos cada vez mais semelhança com aqueles com quem somos íntimos. Insensivelmente capturamos seu espírito e seu tom de mente. Está escrito:
"Quem anda com sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído", Provérbios 13:20.
"Não se deixe enganar: a má companhia corrompe o bom caráter!", 1 Coríntios 15:33
Roboão toma conselho com os moços e aceitando seus conselhos perde grande parte de seu reino.
Josafá faz uma aliança com o rei Acabe, e o desastre e a derrota se seguem, e Deus envia-lhe a solene repreensão: "Deverias ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor?"
Por outro lado, Rute junta-se a Naomi e ao povo de Deus, e ganha uma bênção rica.
Natanael junta-se a Filipe, e encontra um Salvador.
A lição é simples. Tenha cuidado na escolha dos amigos! Não entre no caminho dos ímpios. Assim, tanto quanto tenha oportunidade faça seus amigos com amor e temor a Deus. Este era o espírito do homem segundo o próprio coração de Deus:
"Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá." (Salmo 101: 3-6.) "Afastai-vos de mim, malfeitores, guardarei os mandamentos do meu Deus, sou companheiro de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos." (Salmo 119: 115, 63).
Mas lado a lado com esta lição podemos aprender outra. Podemos aplicar esta verdade aos LIVROS que deveríamos ler. Onde encontramos os pensamentos mais sábios, dos homens mais sábios? Onde encontramos a nata desse poder intelectual ou espiritual que um homem pode possuir? Não está em seus escritos?
Tenha em sua estante o trabalho de algum homem piedoso que viveu há um século. Você não faz dele imediatamente seu companheiro, por ele estar já há muito tempo descansando no túmulo?
Tome uma revista edificante e leia um artigo escrito por algum servo de Cristo que pode estar vivendo a centenas de milhas de distância, e você nunca espera vê-lo face a face; ele não é em algum sentido, contado entre os amigos que você valoriza ?
Você pode não ser capaz de encontrar como seu amigo e conselheiro diário alguém que seja verdadeiro, sábio e útil como você deseja, mas não pode ler bons livros, e alcançar em alguma medida o seu objetivo?
Você não pode encontrar sempre, se procurar, um livro que vai ensiná-lo e fortalecer suas mãos?
E há outra vantagem nesses companheiros. Podemos ter sua sociedade quando quisermos. Há amigos que vêm e conversam conosco quando preferimos ficar sozinhos, ou sentimos que devemos estar ocupados em nosso trabalho. Em outros momentos desejamos sua presença, mas eles estão longe, porém podemos sempre escolher nosso tempo para conversar com o nosso amigo da estante.
O tempo que temos em sua companhia não precisa nem ser muito longo ou muito curto. Consideremos então que tipo de companheiros é bom escolher e, em seguida, aplicar isso aos livros que lemos.
Em primeiro lugar podemos ter certeza disto; que é sábio escolher como companheiros, apenas os que são de mente pura, princípios saudáveis, cuja conversa não prejudica aqueles que a escutam.
Alguns companheiros são muito inteligentes, muito fascinantes, brilhantes de espírito e vida, e ainda podem até possuir bondade natural, mas ainda assim sua influência é contra todo sentimento correto e santidade cristã.
É difícil resistir a seus encantos ou recusar um convite deles, mas ainda assim uma voz interior nos diz que é perigoso estar com eles ; sua influência está toda na direção errada. Está longe da pureza, do amor de Deus, do caminho da obediência fiel à vontade divina.
Suas páginas podem ser de seda, mas são as páginas de Dalila, pois ligam a alma à sua ruína! Sua voz pode ser doce, mas é a voz da sereia n que o atrairia para a ilha fatal, onde a fuga é quase impossível.
Caro leitor, este é um perigo ao qual você está exposto? Você tem um amigo que ilumina as coisas espirituais, cujas palavras deixam muitas manchas do mal em sua alma? O que você deve fazer?
Você deveria considerar mais a Cristo, ou a seu amigo?
Se você deseja ser leal ao Grande Capitão de sua salvação, então tome uma posição ousada. Não deixe as coisas insensivelmente tomar seu curso, até que uma por uma você desista de suas próprias convicções decididas.
Aja com cortesia, aja bondosamente e consideravelmente, mas atue com firmeza.
Fale ousadamente quando qualquer coisa é dita para a desonra do nome de Cristo. Escreva uma carta para seu amigo e diga o quanto sofreu. Não se atreva a ser amigo de alguém que fala contra o Nome que você ama. Implore fervorosamente ao seu amigo para que se volte imediatamente para o Senhor, e você se regozijará em se ajudarem mutuamente no caminho de Sião.
Não importe a dor que isto possa lhe causar ao escrever a carta ou falar a palavra fiel; com Cristo ao seu lado, você é mais forte do que qualquer companheiro ímpio que possa ser muito mais velho ou mais inteligente do que você.
Talvez sua coragem e fidelidade possam ganhar uma alma para Cristo. Talvez ele possa desfazer a amizade, e seu amigo já não se preocupará mais com sua companhia. Em ambos os casos, isso te fará bem e glorificará a Deus, e você terá um novo testemunho em seu próprio coração sobre a realidade de sua fé em Cristo.
O que é verdadeiro sobre companheiros, é igualmente de livros.
Muito do que é escrito é muito divertido, muito atraente, mas é muito perigoso. Pode agradar à imaginação, mas polui e excita a mente. Isto tende a destruir não só a religião vital, mas até mesmo a moralidade comum, pois discorre sobre os vícios mais mortais com nomes justos, e paliativos que são males sociais que arruínam totalmente a paz das famílias, degradam e corrompem as nações.
Tenho muitas vezes pensado no sonho de John Gutenberg, o inventor da imprensa.
Ele estava prestes a apresentar sua invenção da imprensa, e parecia-lhe como se um anjo tivesse vindo e falado com ele:
"John Gutenberg, você fez o seu nome imortal, mas a que custo! Pense bem o que você está fazendo. Os ímpios são muito mais do que os piedosos, seu trabalho será apenas para multiplicar suas blasfêmias e mentiras Você descobriu o abismo sem fundo. E, um enxame de espíritos sedutores, de agora em diante, virá e transformará a terra no inferno ... Pense em milhões de almas corrompidas por sua realização. Veja o veneno dos demônios destilado nas almas dos meninos e meninas, tornando-os velhos na experiência do pecado! Veja aquela mãe chorando sobre seu filho depravado, e esse pai de cabelos grisalhos escondendo o rosto da vergonha de sua filha ... Destrua sua imprensa, pois será a blasfémia e a luxúria! ... Destrua-a e esqueça! Evite multiplicar os recursos dos ímpios, por fazer-se através de todas as épocas, participante de seus crimes!"
Gutenberg estava prestes a destruir sua invenção, mas refletiu que seus dons, embora perigosos, nunca são ruins, e que ele poderia estar ajudando o intelecto e a sabedoria que Deus tinha dado ao homem para obter ajuda e oportunidade para o bem. Então ele continuou com sua obra, e o primeiro livro que saiu de sua imprensa foi uma porção das Sagradas Escrituras.
Mas, infelizmente, o sonho se tornou muito verdadeiro! Dezenas de milhares de publicações pequenas e grandes estão saindo da imprensa espalhando o contágio do mal de todos os lados. Muitos alunos perderam irremediavelmente o tom e a pureza de sua mente por tal leitura. Muitas garotas leram secretamente esse tipo de livro, que deixou sua mancha sobre ela para toda a vida; seu vestido pode ser justo e branco, mas a mancha no manto interior de pureza permanece.
No meio da grande quantidade de material impresso emitido diariamente, é de se temer que o mal infelizmente exceda o bem. Ninguém pode dizer como as mentes das multidões são corrompidas pelas publicações que examinam. Portanto, meu amigo, tenha cuidado com o que você lê!
É verdade que "como um homem pensa em seu coração, assim ele é". Mas não é menos verdade que como um homem lê, assim ele vai pensar muito.
Mente, memória, consciência, imaginação, vontade, afeto; tudo será influenciado por aquilo que você lê.
O romance questionável, com sua representação das piores paixões da alma, como é muitas vezes o caso, não deve ser devorado como se não deixasse nenhuma má impressão para trás. Eu sei muito bem que todos nós precisamos de recreação, mas não é recreação genuína passar hora após hora derramando-se sobre o que é inútil, sem sentido, e ruim, pois isto só vai impedi-lo para qualquer coisa mais elevada e santa.
Uma grande responsabilidade recai sobre os pais com relação a este assunto. Você teria muito cuidado para nunca deixar o veneno ser tão exposto em sua casa, a ponto de seus filhos ficarem por acaso susceptíveis em tocá-lo.
Mas há veneno pior do que o que põe em perigo a vida? Você deve tomar cuidado para que nenhum desses livros esteja em sua casa, logo que possa provar ser susceptível de prejudicar a alma de seus filhos.
E se, querido leitor, você tivesse formado o hábito de ler tais livros e publicações superficiais e prejudiciais, não é sábio que de uma só vez você os descarte?
Pode ser difícil para você em primeiro lugar substituí-lo por outra leitura, mas no final será abundantemente recompensado pelo esforço, pelo lucro real e pela satisfação sólida proporcionada pela leitura de obras de caráter mais elevado.
Se os livros a que me referi estiverem em sua casa, siga o exemplo dos Efésios. Eles queimaram seus livros ruins publicamente, embora o preço deles fosse cinquenta mil peças de prata. (Atos 19:19)
Um bom companheiro é um espírito pensativo, que tem a mente bem guardada com informações úteis. Um amigo como este é inestimável. Se você deseja pensar em assuntos de importância que ocorrem em torno de você, ou assuntos que sente uma dificuldade em compreender, você vai achar que meia hora de conversa com tal companheiro irá ajudá-lo muitas vezes. Isto pode ser como uma pedra que rola por muito tempo até encontrar seu lugar de repouso. Pode sugerir uma nova visão de alguma verdade que pode lhe dar assunto para o pensamento por semanas ou anos, ou pode dar-lhe uma chave para desbloquear algum problema difícil que muitas vezes o tem deixado perplexo.
Ocorre o mesmo com a leitura de livros que contêm pensamentos reais, ou que lhe deem informações confiáveis.
Tais livros valem a pena serem lidos, pois trazem benefícios duradouros. Eles te ajudam em qualquer época da vida. Eles se encaixam para uma maior utilidade em sua própria casa, e na Igreja de Deus. Eles ganham para você a amizade daqueles que acham que você pode ajudá-los, assim como eles também podem ajudá-lo.
Eles mantêm a mente fresca e viva, impedem que você esteja absorvido com pequenos cuidados e deveres que, de outra forma, abaixariam todo o nível de sua mente.
É bom cultivar o gosto por este tipo de leitura, a tensão que a mente exige é uma disciplina muito saudável.
Muitas horas são desperdiçadas com livros de ficção, ou com cada item no jornal diário que poderiam ser muito melhor gastas. Se os homens vivessem de algumas iguarias leves e nunca tivessem um bom alimento nutritivo, que saúde poderiam esperar desfrutar?
E se a sua leitura é meramente de um personagem sem objetivo, que poder mental ou intelectual você pode adquirir?
O melhor companheiro é aquele que é um amante de Deus e da Sua verdade. Um amigo cristão vale ouro; sim, é um diamante precioso. Se ele tem falhas, lembre-se que você tem muitas também, suporte as dele com a graça do Senhor. "Um diamante com uma falha é melhor do que um seixo sem qualquer falha."
Quanto Davi foi fortalecido pela amizade de Jonatas!
Lemos que nos dias de Malaquias, aqueles que temiam o Senhor falavam muitas vezes uns com os outros, e o Senhor ouviu.
Os dois amigos na estrada de Emaús falavam juntos do seu Mestre, quando Ele se uniu a eles e fez arder seus corações.
Essa amizade cristã é um dos mais doces privilégios que um seguidor de Cristo pode desfrutar na terra e deve ser cultivada com o máximo cuidado.
Aqui nós descobrimos o tipo de leitura que é o mais desejável de todos, pois nós precisamos de ajuda para o céu. Ao nosso redor encontramos tentações e armadilhas que desviam nossos passos do caminho estreito como, por exemplo, o negócio daqueles com os quais nos misturamos na sociedade, e nossos próprios corações traiçoeiros; tudo isso tem uma tendência descendente. Mas Deus fornece muita ajuda à nossa fé, entre elas os livros cristãos têm um lugar importante.
Muitas vezes a leitura de alguns desses livros tem sido o ponto de retorno para o bem na vida de um jovem. Muitas vezes ouvimos falar das genealogias de homens bons, mas é interessante traçar a genealogia de um bom livro.
Richard Sibbes, autor de "Bruised Reed" (Cana Quebrada) foi o meio usado por Deus para a conversão de Richard Baxter.
Richard Baxter, por sua vez, escreveu o livro "O Descanso dos Santos", cuja leitura levou à conversão do Dr. Doddridge.
Dr. Doddridge escreveu "A ascensão e o progresso da religião na alma", que se tornou uma bênção para William Wilberforce.
William Wilberforce escreveu "The Practical View of Christianity", que tocou o coração de Legh Richmond.
Legh Richmond escreveu "Os Anais dos Pobres", que tem sido um dos livros mais úteis já escritos para os jovens.
Daí vemos como um bom livro se tornou, não apenas um instrumento de bem para muitos leitores, mas um pai de obras sucessivas, que nas gerações seguintes trouxeram bênçãos a um grande número de leitores.
Posso mencionar também um fato interessante que ultimamente veio a meu conhecimento, pelo qual agradeço a Deus que pode usar as agências mais simples e os instrumentos mais fracos para a Sua própria glória e o bem das almas.
Cerca de doze anos atrás um jovem hindu de doze anos de idade deixou uma vila em Tinnevelly, perto de Palamcottah, e foi procurar uma vida em Ceilão. Como suas perspectivas não eram muito promissoras, ele foi para vários lugares e, finalmente foi encurralado por uma quadrilha que o levou para Penang, na China, e o escravizou por dois anos. Enquanto lá, ele acidentalmente viu um pequeno livro, "Not Your Own" traduzido para o Tamil pelo Rev. E. Sargent. Ele o comprou e o leu, e tendo sido batizado pelo Espírito Santo, trazido ao Senhor Jesus, se tornou um dos seus filhos fiéis.
Ele voltou para sua aldeia natal e o pastor nativo tem se alegrado grandemente com o exemplo piedoso e santo que ele está dando diante de todos. E se, às vezes, como neste caso, vemos Deus usando um pequeno livro para despertar e converter uma alma para Si mesmo, mais frequentemente Ele usa uma instrumentalidade semelhante para guiar aqueles que o estão buscando, e para fortalecer e confirmar os crentes fracos Na fé.
Cerca de vinte e sete anos atrás, um jovem amigo me deu um exemplar de "Vem a Jesus", e pela forma clara e bíblica com que Cristo é apresentado como a única esperança do pecador, achei mais ajuda para dissipar a dúvida e o medo.
Nas biografias de cristãos sinceros, especialmente dos que trabalharam duro no campo missionário, ou em esferas de grande dificuldade em casa, muitas vezes temos uma agência de primeira importância para levantar novos trabalhadores no campo de colheita do Senhor.
As vidas de David Brainerd, Henry Martyn, e em anos posteriores as vidas do nobre Duncan Matheson e a história da Igreja mártir de Madagascar têm sido eminentemente úteis para acelerar o zelo dos cristãos na obra do Senhor.
Que dívida de gratidão também muitos inválidos devem aos livros que tomam o lugar do Evangelho pregado e desdobram as inescrutáveis ​​riquezas de Cristo nos leitos de dor.
Mas nunca deve qualquer livro, por mais excelente que seja, tomar o lugar da própria Palavra de Deus, ou ocupar o tempo que deveria ser dado ao seu estudo. Todos os outros livros de ensinamento cristão são valiosos, apenas quando nos conduzem a esta fonte principal.
Faça do Livro de Deus o seu companheiro principal e mais íntimo. Familiarize-se com cada parte deste rico tesouro de sabedoria e consolo, porque será sua salvaguarda contra o erro na mão direita e na esquerda.
Quando você entra plenamente em seu espírito, e pode ver suas várias doutrinas reveladas em todas as suas páginas, você irá instintivamente recolher em seu íntimo o ensino que delas flui. Isto será a sua salvaguarda contra a infidelidade, seja qual for a forma em que ela se apresente.
Uma Bíblia amada e bem estudada brilha como o sol, pela sua própria luz. O conforto e ajuda que ela oferece é uma evidência de sua origem Divina que não pode ser desmentida.
E, lembre-se, quando todas as outras leituras tiverem perdido sua atração, quando a tristeza do coração ou a morte próxima lançarem na sombra todo o conhecimento humano, esta lâmpada brilhante do Senhor iluminará a escuridão e dará um antegozo da alegria daquela casa da qual o próprio Senhor é a luz eterna.
Mais uma palavra. Não seja egoísta no gozo desse privilégio da leitura. Pense nos outros, pense naqueles que são pobres demais para obterem essa ajuda, pense em hospitais, cadeias e casas de necessitados.
Dê ou empreste livros ou periódicos que possam ser susceptíveis de fazer o bem. Pense também naqueles que estão vivendo na mesma condição de vida que você. Empreste de sua própria biblioteca de vez em quando um livro a um vizinho doente, ou a alguém cuja mente esteja aberta a impressões sérias.
Deixe que presentes de Natal, Ano Novo, Aniversário ou Casamento tomem a forma de um livro realmente valioso. Pense especialmente nos jovens. Muito daquilo que é muito perigoso é lançado em seu caminho.
Faça o seu melhor para neutralizar isso por algo que irá ajudá-los. Que grande número de jovens está em dívida com o "Caminho de Segurança", por causa de uma grande assistência que tiveram em seu caminho posterior; e quantos jovens encontraram nos "Anais dos Pobres" de Richmond, uma luz para guiá-los ao Salvador.
Semeie diligentemente dessa maneira a boa semente, e ore para que o Espírito de Deus a regue com o orvalho de Sua bênção.
"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás." (Eclesiastes 11. 1)









Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52805


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Muito Fruto George Everard
Artigos Como Posso Saber que Sou Perdoado? George Everard
Artigos As Raposinhas e como Pegá-las George Everard
Artigos Vitória Sobre o Mundo George Everard
Artigos Vida Santa em Preparação à Volta de Cristo George Everard
Artigos Como Começar Bem George Everard
Artigos Os Companheiros e os Livros George Everard
Artigos Pedras no Caminho George Everard


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69015 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57559 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55841 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55121 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55075 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54960 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54900 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54826 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54824 Visitas

Páginas: Próxima Última