Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O DIA EM QUE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA VIRARAM CASO DE POLÍCIA.
SEMANTICAMENTE OU PRAGMATICAMENTE FALANDO?
Roberta Pereira diogo

O DIA EM QUE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA VIRARAM CASO DE POLÍCIA. SEMANTICAMENTE OU PRAGMATICAMENTE FALANDO?

Roberta Pereira Diogo (25/10/2016)

1. Introdução
Semântica e pragmática são termos conhecidos, quase que unicamente, pelos estudantes do curso de letras, linguistas e pesquisadores da área, mesmo fazendo parte do dia a dia de todos os falantes, de qualquer língua. O tempo todo a semântica e a pragmática estão conduzindo nossa comunicação, nossa interação com o universo comunicativo, o que acontece é que os falantes de outras áreas, que não compõem os estudos linguísticos, não se dão conta disso. Poderíamos no presente trabalho apresentar alguns conceitos acerca do que é semântica e do que vem a ser a pragmática baseando-nos em longas pesquisas de autores renomados, porém mesmo com inúmeros estudos sobre o tema ainda encontramos dificuldade na delimitação do que é realmente cada uma. Numa tentativa de esclarecer objetivamente o que são, apresentamos a seguinte explicação: semântica é o significado das palavras e pragmática a intenção por trás do que foi dito. Mas por que é importante saber isso?
Primeiramente porque conhecimento nunca é demais. Segundo porque a partir do momento que inserimos semântica e pragmática no nosso universo ampliamos nossa criatividade, nossa capacidade de interpretação, bem como aumentamos nossa competência comunicativa e diminuímos as chances de equívocos que podem gerar grandes transtornos, como veremos a seguir.

2. Semântica e pragmática, casos de polícia.
Vejamos a notícia publicada numa página da rede social.
“DELEGADO FALA SOBRE AMEAÇA DE BOMBA NO HOSPITAL DE CASTRO. Situação aconteceu na tarde desta terça-feira, 11 de outubro de 2016, e mobilizou equipes da Polícia Civil, Guarda Municipal e Patrimonial. De acordo com as informações, uma bomba estava programada para explodir às 15 horas no prédio do Hospital Municipal Anna Fiorillo Menarim. ”
Castro é uma cidade no interior do Paraná com mais de 70 mil habitantes, colonizada por holandeses e alemães. Trata-se de um município que lembra pequenas cidades cinematográficas, cheia de histórias, onde as notícias se propagam rapidamente. A notícia acima então, se espalhou numa velocidade gigantesca, afinal: uma bomba explodiria no único hospital da cidade!

3. Mas o que tem a semântica e a pragmática a ver com isso?
Relembrando: a semântica se ocupa de dar significado às palavras, às coisas e a pragmática a intencionalidade, está ligada ao contexto. Sendo assim, se recebemos uma notícia sobre uma bomba que vai explodir dentro de um hospital, automaticamente ativamos nosso conhecimento semântico, e antes que tudo voe pelos ares e alguém morra ou seja ferido, acionamos os órgãos competentes, polícia, bombeiros, pelotão antibombas etc., como aconteceu em Castro, até aqui tudo certo, não fosse a falta da pragmática no ocorrido.
Ao chegar no hospital, lugar onde a bomba explodiria as 15h do dia 11 de outubro de 2016, o delegado chefe da 43º DRP, Victor Loureiro, descobriu que não se tratava da bomba semântica, ou seja, um artefato explosivo, assim como a explosão, que não tinha como significado a ação de estourar violentamente o artefato. Tratava-se de uma bomba e uma explosão com valores pragmáticos, isto é, uma notícia com efeito devastador que provocaria um forte sentimento, nesse caso de revolta e raiva: a morte de um recém-nascido, na noite anterior, dentro do espaço hospitalar.

4. Semanticamente ou pragmaticamente falando?
Essa pergunta pode mudar todo o cenário de uma discussão. Tivemos claramente a prova na notícia em questão. Simulemos dois diálogos da denúncia.
Diálogo (x):
Polícia: Delegacia, boa tarde!
Denunciante: Boa tarde gostaria de fazer uma denúncia.
Polícia: Qual é a denúncia?
Denunciante: Hoje, as 15 horas, uma bomba vai explodir no hospital.

Diálogo (y):
Polícia: Delegacia, boa tarde!
Denunciante: Boa tarde gostaria de fazer uma denúncia.
Polícia: Qual é a denúncia?
Denunciante: Hoje, as 15 horas, uma bomba vai explodir no hospital.
Polícia: Semanticamente ou pragmaticamente falando?

Conclusão
Analisando os diálogos (x) e (y), fica clara a importância de todos, terem acesso aos estudos linguísticos, nesse caso ao que compete a semântica e a pragmática. Ambas as notícias, seriam de extrema importância e merecedoras de divulgação e intervenção de órgãos competentes, porém o diálogo (y) poderia ter ampliado a inserção da imprensa, ministério público etc. A interpretação, apenas semântica, que encontramos no diálogo (x) mobiliza todo o entorno do hospital, numa atitude de medo e desespero, enquanto que no (y) deve despertar, dentre outros, o sentimento de justiça. O presente trabalho não tem como objetivo levantar discussões legais ou morais, e sim linguísticas.

Roberta Pereira Diogo, é acadêmica do 4º ano de Licenciatura em Letras Português/Francês, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.




Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O DIA EM QUE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA VIRARAM CASO DE POLÍCIA. Roberta Pereira diogo


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55015 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última