Provérbios 14.8: A sabedoria do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar.
Não é a sabedoria dos sábios, que consiste apenas em especulação, que é aqui recomendada, mas a sabedoria do prudente que é prática, é de uso para dirigir nossos conselhos e ações.
A prudência cristã consiste em certo entendimento do nosso caminho, porque somos viajantes, cuja preocupação não é a de espionar maravilhas ao longo do caminho, mas para prosseguir em frente, a fim de atingir o alvo supremo da nossa jornada.
É dito então, que entender o fim e o propósito do nosso caminho; o caminho apertado no qual fomos colocados por Cristo, é sabedoria.
Este entendimento não se resume apenas ao conhecimento do fim do caminho propriamente dito, que nos está proposto, mas inclui também a sabedoria de refletir sobre o modo como devem caminhar os nossos pés nesta estrada divina, e não nos intrometermos nos assuntos alheios, que podem nos desviar do objetivo e cuidado que devemos ter conosco mesmo para que não venhamos a tropeçar em alguma pedra, ou cair em algum abismo, pois este caminho está repleto de perigos e demônios que o rodeiam bem de perto, esperando a oportunidade de interromper a nossa jornada.
Este bom senso consiste também em aprender com Deus a interpretar e discernir todos os fatos que nos sucedem e saber como enfrentá-los com fé, alegria e esperança perseverantes, sabendo que Ele se encontra no controle de todas as coisas, fazendo com que cooperem afinal para o nosso bem.
Os tolos, por sua estultícia, são enganados quanto ao caminho de perdição em que se encontram, pois o consideram como um caminho de felicidade e vida, quando na verdade é um caminho de ruína e morte.
Eles não temem ao Senhor, e assim não podem receber instrução quanto à realidade do caminho em que se encontram, para que abandonando as suas veredas se voltem para o caminho estreito de Cristo, por meio do arrependimento e da fé.
Pr Silvio Dutra
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|