Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Momentos
Pedro Girardi Modesti

“...Quão feliz é o destino de um inocente sem culpa. O mundo em esquecimento pelo mundo esquecido. Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Cada orador aceito e cada desejo renunciado...”

O quão incrível é a mente humana. Cada experiência pela qual passamos molda profundamente nossa personalidade, cada momento vivido muda um pouco o ser humano que somos.

O poema acima de Alexander Pope foi a inspiração para o filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. Filme extremamente difícil, daqueles que precisam ser mastigados e digeridos lentamente, sendo que assistir uma vez não é o suficiente para um entendimento sequer raso.

Poucas pessoas gostam desse tipo de obra, vide a formula dos blockbusters atuais. As pessoas querem ação e entretenimento fácil. Também quero, não nego o valor de um “Vingadores”. Mas os filmes que me fazem entrar em conflito, esses sim, são minha paixão.

No brilho eterno, o protagonista vivido por Jim Carrey sofre uma desilusão amorosa e contrata uma empresa especializada em apagar memorias especificas das pessoas. Magnífica interpretação, incrível como o ator consegue apagar a imagem paspalhona que temos dele e fazer o papel de um depressivo desiludido.

Mas o pulo do gato da confusa história é o momento de epifania do personagem, quando ele compreende que as memórias não devem ser apagadas, que apesar de todo o sofrimento e dor pelo qual está passando, ele viveu momentos muito felizes ao lado de sua ex companheira, que apesar de o relacionamento não ter dado certo num momento, deu certo em vários outros.

A vida não se faz apenas de momentos felizes, muito pelo contrário, na maioria das vezes não estamos irradiando alegria. Devemos os momentos de intensa felicidade aos momentos tristes. É a partir da tristeza que temos parâmetros para identificar a verdadeira felicidade.

Cada momento, cada experiência, cada lembrança do que passamos nos torna o que somos. Não se arrependa de ter vivido uma experiência desagradável, se arrependa de não ter vivido por medo. Até a lembrança de não ter experimentado por medo tem sua função. Na próxima vez em que for confrontado, lembre-se, na outra vez não teve coragem de ser feliz, mas nessa terá.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 65716


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ideia Pedro Girardi Modesti
Crônicas Reflexão Pedro Girardi Modesti
Contos Vem com a chuva Pedro Girardi Modesti
Crônicas Chuva Pedro Girardi Modesti
Crônicas Método Pedro Girardi Modesti
Crônicas Momentos Pedro Girardi Modesti
Crônicas Diversidade Pedro Girardi Modesti
Crônicas Filosofia Barata Pedro Girardi Modesti
Crônicas Caminho Pedro Girardi Modesti
Crônicas Hoje Pedro Girardi Modesti


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66466 Visitas
Abestado - Roberto Machado Godinho 66459 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66432 Visitas
Talvez - Mayra Alcione Musa Fonseca 66385 Visitas
Óh, Senhor! - katialimma 66352 Visitas
Faça alguém feliz - 66350 Visitas
INCLUSÃO DA LIBRAS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Michela Aparecida Biltge 66330 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 66316 Visitas
Esporte Clube - Helio Valim 66298 Visitas
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 66296 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última