“Fly me to the moon…Let me play among the stars…Let me see what spring is like on…Jupiter and Mars”
Pra quem não conhece, esse é Frank Sinatra. Sem dúvida um artista que sempre passou incólume na minha vida, não por não o conhecer, isso é impossível, sua obra está incrustada em toda a cultura pop desde seu descobrimento até hoje.
No momento que começaram os primeiros acordes da música fui remetido aos filmes de fim de ano da década de 90, aqueles que passavam na sessão da tarde (na época em que, por incrível que pareça, valia muito a pena ser assistida), principalmente os com a paisagem gelada do natal em Nova York.
Aí está a beleza do Spotfy. Em que momento da minha vida eu pararia e pensaria: “Hoje vou ouvir um pouco de Frank Sinatra”. Jamais. Sem dúvida alguma pensaria em ouvir mais do mesmo (Não que o meu mais do mesmo seja ruim).
Isso se aplica a tudo na vida, vivemos num ciclo de mesmice. Isso sim é ruim, diria, destrutivo. Da mesma forma que a humanidade precisa de variabilidade genética para ficar mais forte, também precisa de variabilidade cultural. O “ciclo da mesmice” só cria seres resignados, cheios de si e donos da verdade universal.
Terminou Frank Sinatra, entrou “I’ll be there for you”, música de uma banda de um hit só. Abertura do Friends, impossível na ter sido hit. Gastei algum tempo da minha vida assistindo esse seriado, até hoje agradeço a amiga que na época me emprestou os DVD’s de todas as temporadas. Época sem internet (e olha que nem faz tanto tempo assim).
A cultura pop está sempre permeando toda nossa vida. Não poderia ser diferente. A arte imita a vida que depois a imita, sendo este um ciclo sem fim. Se até o Papa é Pop, imagina todo o resto.
Cultuemos a diversidade, sendo ela cultural, de gênero, de raças. Só estou esperando o dia em que o pensamento linear se extinga, não temos mais espaço (na verdade nunca tivemos, felizmente hoje estamos percebendo isso) para o preconceito, seja qual for, mas principalmente aquele fundado na diferença entre as pessoas.
Somos seres complexos e complexo deve ser nosso meio de pensar e nos relacionar.
Então comece assim: Entre no Spotfy (se não tiver, escolha uma estação de rádio diferente da usual), vá em “navegar” e clique em “Descobrir”... Perceba a diversidade de musicas que irão tocar. Deixe o som rolar e traga essa mesma diversidade para a sua vida.
|