|
Provérbios 25.13 Como o frescor de neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera o espírito dos seus senhores.
Salomão está falando aqui de refrigério de espírito, e isto pode ser entendido como paz de espírito – aquela boa condição da alma em que não nos encontramos atemorizados e nem ansiosos por cousa alguma, e quando sentimos em nosso próprio corpo a sensação de descanso e paz, e não de depressão, angústia, nervosismo e outros estados que indicam a falta de paz e segurança de espírito.
O mensageiro fiel que nos traga, uma boa notícia, de que as coisas estão trabalhando a nosso favor, e de que a causa do bem relativa à prosperidade da nossa alma se encontra em bom andamento, faz com que se dissipam os nossos temores e inseguranças e nos sentimos refrigerados em nosso espírito, ou seja, em paz.
Já temos recebido da parte de Deus, na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, uma Mensageiro permanente de boas novas, pois tudo Ele tem trabalhado para o nosso bem, e sempre para este propósito, fazendo com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam.
Ele tem prometido e é fiel em cumprir o que nos disse:
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14.1-3)
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)
Temos aqui uma promessa infalível que se cumpre em nós em conformidade com o tamanho da nossa fé; pois é dito que esta paz é dada sobrenatural e poderosamente, em quaisquer circunstâncias, mas que a experimentamos quando exercemos a nossa total confiança de que a receberemos - “credes em Deus, crede também em mim.”.
Veja que o “não se turbe o vosso coração”, aparece tanto no verso 1, quanto no 27, associado a crer em Deus e em Jesus, e em receber a paz que nos é prometida.
Assim, em vez de nos deixarmos consumir pelo pensamento errôneo de que o Senhor nos abandonou na hora da nossa maior aflição e angústia – pois isso é impossível – peçamos-lhe para aumentar a nossa fé nele e na Sua bondade de que o Seu desejo é o de que não estejamos com o nosso coração turbado por cousa alma, ainda que seja uma enfermidade emocional que possuamos e para cujo tratamento até dependamos de algum tipo de medicamento regulador do sistema nervoso central.
Por isso muitas vezes Jesus disse o seguinte, quando ia operar algum tipo de milagre em benefício de algum enfermo ou portador de qualquer outra necessidade:
“Seja-vos feito segundo a vossa fé.” (Mateus 9.29)
E ainda,
“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9.23)
À medida que avançamos no nosso relacionamento com Jesus, podemos experimentar vários graus dessa fé. Crer na Sua bondade e poder nos montes é mais fácil do que quando nos encontramos nos vales escuros e frios. E mesmo nestes, vales há graus maiores de sofrimentos e inquietações que exigirão da nossa parte também uma maior fé de que já não vivemos nós, mas Cristo em nós – sua própria vida é o poder que nos sustentará e nos dará segurança nestas horas tão difíceis, de modo que ainda que em fraqueza, possamos experimentar a doce paz que a Sua presença transmite à nossa alma.
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|