Quebra-cabeça
A vida é um grande quebra-cabeças e a arte de viver exige muita habilidade, enfim, normalmente os Genitores (Papai e Mamãe) dão primeiros ensinamentos na composição dessas habilidades e a Família como um todo tem papel fundamental nesse processo, onde o condicionamento tem suas vantagens e desvantagens, enfim, condicionar é colocar um limite e limitar evitará acidentes, entretanto evitará também alguns progressos, a grande questão é:
Como inserir habilidades sem expor a acidentes e ainda deixar a criatividade aberta para o crescimento?
A quebra de trabalho deve ser vista com uma atenção especial, pois, é sabido que muitas Pessoas não conseguem seus objetivos por quebra de trabalho e é na infância que deve ser instigada essa qualidade, ou seja, a qualidade de esgotar de fato a via de possibilidades. Óbvio que é um erro continuar tentando em algo que foi comprovado que não dará certo.
A felicidade é um sentimento a ser considerado, pois, uma Geração inteira vive sendo torturada por algumas regras sem benefício algum e vivem uma guinada infeliz em algo sem resultado e sem felicidade, pra quê e por quê? Se a atividade não é prazerosa deve ser questionada e só ser sequenciada quando entender a causa e a razão disso, pois infelicidade sem interpretação é terrível e também não vimos a esse mundo para sofrer.
O ensinamento deve ser fomentado na geração da identidade do indivíduo, enfim, se o indivíduo se identifica e consegue identificar também para onde quer ir, é fato, as oportunidades começaram a surgir. Mais importante que atividades técnicas é saber lidar com o Ser Humano, enfim, Nós deveremos ter a preeminência em todos os negócios que nos envolvemos.
O processo de reflexão para identificar a moral da história e o aprendizado que ficará de nossas lutas é importantíssimo, enfim, não importa se ganhou ou perdeu mas se houve aprendizado e com esse aprendizado será capaz de decidir as outras questões da vida, pois, aprendizado fixa o propósito.
Existe elementos que não podem ser deixados para ensinar apenas no curso profissionalizante, pois se sabemos que no futuro será exigido ética, devemos ensinar ética hoje e as demais atribuições Profissionais de colocarão o Futuro Colaborador no cenário de Mercado, tais como:
Planejamento, foco, garra, iniciativa, produtividade, superação, etc.
As Pessoas aprenderam a reclamar e não é que Eles reclamam pela própria natureza mas APRENDERAM e as vezes quem ensinou nem se deu conta de que estava ensinando, por isso, precisamos mudar o ensinamento e ao invés de ensinar a reclamar, passar a ensinar agir, fazer, desenvolver, enfim, expor nossas crianças a um risco controlado e orientado para ver como se saem e potencializar os que se sobressaíram e submeter aos que não conseguiram a outras formas de aprendizado para que fortaleça a base, em um primeiro momento, depois a estrutura como um todo.
O subdesenvolvimento inicia-se na cultura de um Povo, família, Organização, etc. E com uma “subcultura” que é uma cultura errônea na assertividade de seus resultados, vem os demais sub acontecimento, que são: Sub salários, sub residências, sub carros, sub administração e o pior de todos que é uma sub vida.
Abraços,
Jecer de Brito
Gestor de RH
|