Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
alma gemea
alfredo jose dias


Alma Gêmea
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alma Gêmea
Soul Mate (Título Internacional)
Alma Gêmea (BR)
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato      Telenovela
Gênero      Drama
Romance
Comédia
Suspense
Duração      (50 minutos Aproximado)
Criador(es)      Walcyr Carrasco
País de origem       Brasil
Idioma original      Português
Produção
Diretor(es)      Jorge Fernando[1]
Elenco      Eduardo Moscovis [2]
Priscila Fantin
Flávia Alessandra
Liliana Castro
Sidney Sampaio
Bia Seidl
Elizabeth Savalla
Ana Lúcia Torre
Walderez de Barros
Michel Bercovitch
Drica Moraes
Luigi Baricelli
Cecília Dassi
Neusa Maria Faro
Fúlvio Stefanini
ver mais
Tema de abertura      "Alma Gêmea", Fábio Júnior
Tema de
encerramento      "Alma Gêmea", Fábio Júnior - (entre outras canções)
Exibição
Emissora de
televisão original      Brasil Rede Globo
Formato de exibição      480i (SDTV)
Transmissão original      20 de junho de 2005 - 10 de março de 2006
N.º de episódios      227

Alma Gêmea é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas entre 20 de junho de 2005 e 10 de março de 2006, em 227 capítulos,[3] substituindo Como uma Onda e sendo substituída por Sinhá Moça. Foi a 66ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes, direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, direção geral e núcleo de Jorge Fernando.

Contou com as participações de Eduardo Moscovis, Priscila Fantin, Flávia Alessandra, Liliana Castro, Sidney Sampaio, Bia Seidl, Elizabeth Savalla e Ana Lúcia Torre.[2]

Índice

    1 Enredo
        1.1 Sob a influência de espíritos
    2 Elenco
        2.1 Galeria
    3 Audiência
    4 Reprise
    5 Produção
    6 Exibição Internacional
    7 Trilha sonora
        7.1 Nacional
        7.2 Internacional
    8 Prêmios
    9 Referências
    10 Ligações externas

Enredo

Essa é a história da busca de dois seres apaixonados, um homem e uma mulher, separados pela tragédia, pelo tempo e pelas diferenças sociais até o eterno reencontro. Dividida em duas fases - começa na década de 20 e depois é ambientada nos anos 40 -, é mostrado o grande amor entre Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, doce e delicada.

Quando os dois se conhecem é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. Entretanto, no dia em que Luna faz sua primeira apresentação como bailarina principal, no Teatro Municipal em São Paulo - dia que deveria ser o mais feliz da vida do casal, ocasião que Rafael a presenteia com uma linda rosa branca preparada exclusivamente para ela, a rosa Luna - uma tragédia se abate sobre o casal.

Mas, no meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina (Flávia Alessandra), a governanta da casa, é também prima de Luna. Amargurada, Cristina sente-se injustiçada. Luna é rica, casada com Rafael - a quem Cristina sempre desejou - e, para completar, herdou da avó as joias da família, que Luna usa no dia de sua estreia.

Toda essa alegria do casal, no entanto, é interrompida quando, ao sair do espetáculo, Luna e Rafael são surpreendidos por dois bandidos - sendo que um, Guto, é um admirador de Cristina -, que roubam as joias de Luna. Rafael, para defender a mulher, reage ao assalto e Guto (Alexandre Barillari), assustado, atira na direção do botânico. Luna, ao perceber que o marido será atingido, coloca o corpo na frente do dele para defendê-lo e leva o tiro no lugar de Rafael. Luna é levada para o hospital, mas não resiste e morre.

Enquanto Rafael se desespera com a morte da mulher, num casebre distante nasce Serena (Priscila Fantin), filha de uma índia com um garimpeiro. Serena cresce em uma aldeia indígena com estranhos comportamentos. Às vezes, olha para um lago e vê uma flor que ela não conhece - uma rosa branca - refletida nas águas. Em outros momentos, desenha casas grandes que não existem na região, o que chama a atenção de Cleyde (Júlia Lemmertz), a professora da aldeia. Cleyde acha um mistério o que ocorre com Serena. Mas, o pajé da aldeia explica que Serena tem um sonho dentro de si e, se o sonho for forte demais, ela terá que, um dia, buscá-lo.

Os anos passam, Serena vai crescendo e, enquanto isso, Rafael nunca esqueceu Luna. Tornou-se um homem sério e fechado em si mesmo e nunca mais foi capaz de criar uma nova espécie de rosa. Quando Serena se torna moça, um jovem índio, José Aristides (André Gonçalves), a pede em casamento. Ela fica em dúvida mas, após receber a notícia da morte da mãe e presenciar a invasão da aldeia por garimpeiros - sendo que um deles é seu pai -, decide partir em busca de seu sonho.

Serena parte rumo a São Paulo, mais especificamente Roseiral, e, ao chegar na região, vai trabalhar como empregada na casa de Rafael. Quando os dois se veem, Serena o reconhece sem saber de onde, emocionada. Ele a encara surpreso. Há um momento mágico entre os dois. Por um instante, Rafael fica estranhamente perturbado. Em seguida, ele a trata de forma rude e ela sai assustada, mas acaba sendo contratada por Cristina para trabalhar na casa. O primeiro momento de Serena na casa é de grande emoção. Ela sente algo pelo lugar e, ao se encontrar com Felipe (Sidney Sampaio), filho de Luna, imediatamente sente um impulso de mãe para filho. Ao mesmo tempo, mais importante que tudo, resta um amor que fala mais alto do que Rafael e Serena conseguem entender.

Inicia-se assim a história entre Rafael e Serena, uma trama envolta em mistério, marcada por acontecimentos inexplicáveis e sempre cercada de muita emoção. Cristina e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lúcia Torre), sentem que Serena representa uma ameaça aos seus planos: obter a fortuna de Rafael através de seu casamento com Cristina.
Sob a influência de espíritos

O misticismo está presente na novela não só nos fenômenos que ocorrem com Serena (Priscila Fantin), mas também através da personagem Alexandra (Nívea Stelmann), esposa do médico Eduardo (Ângelo Antônio). Ela sofre de esquizofrenia e chega a Roseiral acompanhada pela enfermeira Nair (Rosane Gofman), após receber alta do hospital onde estava internada. Com a orientação do terapeuta Julian (Felipe Camargo) e de sua assistente Sabina (Aisha Jambo), Alexandra descobre que seu problema é espiritual: a voz que a manda praticar agressões e suas premonições estão relacionadas à aproximação de espíritos. O tratamento com Julian ajuda Alexandra a voltar a ser feliz, o que salva seu casamento com Eduardo – antes de sua volta a Roseiral, o médico havia tido um envolvimento com Vera (Bia Seidl), a irmã de Rafael.
Elenco
Ator/Atriz      Personagem
Priscila Fantin      Serena Anauê
Liliana Castro      Luna Ávilla Blanco Dias
Eduardo Moscovis      Rafael Souza Dias
Flávia Alessandra      Cristina Ávilla Saboya
Ana Lúcia Torre      Débora Ávilla Saboya
Alexandre Barillari      Guto
Drica Moraes      Olívia Médici
Malvino Salvador      Vitório Santini
Elizabeth Savalla      Agnes Ávilla Blanco
Luigi Baricelli      Raul de Carvalho Siqueira
Fernanda Machado      Dalila Santini da Silva
Nívea Stelmann      Alexandra
Fernanda Souza      Mirna Gonçalves da Silva
Emílio Orciollo Netto      Crispim Gonçalves da Silva
Rita Guedes      Kátia
Thiago Luciano      Ivan
Nicette Bruno      Ofélia
Fúlvio Stefanini      Osvaldo Santini
Neusa Maria Faro      Divina Santini
Sidney Sampaio      Felipe Ávilla Blanco Dias
Walderez de Barros      Adelaide Ávilla
Ângelo Antônio      Dr. Eduardo
Bia Seidl      Vera Souza Dias
Marcelo Faria      Jorge
Erik Marmo      Hélio Santini
Rodrigo Phavanello      Roberval da Silva
Michel Bercovitch      Ciro
Carla Daniel      Zulmira
Ernesto Piccolo      Eurico
Bruna di Tullio      Madalena
Kayky Brito      Gumercindo
Cecília Dassi      Mirella de Médici Siqueira Dias
Aisha Jambo      Sabine Bel-Lac
Emiliano Queiroz      Bernardo dos Santos (Tio Nardo)
Umberto Magnani      Elias
Lady Francisco      Generosa
Carlos Gregório      Sr. Rodriguez
Mariah da Penha      Clarice
Ronnie Marruda      Abílio
Andréa Avancini      Terezinha
Felipe Camargo      Dr. Julian Enke
Rosane Gofman      Nair
Luciano Vianna      Xavier
Hilda Rebello      Dona Filó
Marcelo Barros      Alaor
Tammy di Calafiori      Nina Santini
Keruse Bongiolo      Judith
Duse Nacaratti      Bruxa
Renan Ribeiro      Carlito de Médici Siqueira
David Lucas      Terê Dias
Pamella Rodrigues      Paulina
Caroline Smith      Ritinha
Galeria

    Priscila Fantin
    Serena
    Liliana Castro
    Luna
    Flávia Alessandra
    Cristina
    Ana Lúcia Torre
    Débora
    Alexandre Barillari
    Guto
    Malvino Salvador
    Vitório
    Elizabeth Savalla
    Agnes
    Luigi Baricelli
    Raul
    Rita Guedes
    Kátia
    Fernanda Souza
    Mirna
    Nívea Stelmann
    Alexandra
    Nicette Bruno
    Ofélia
    Bia Seidl
    Vera
    Rodrigo Phavanello
    Roberval
    Emiliano Queiroz
    Bernardo
    Erik Marmo
    Hélio
    Marcelo Faria
    Jorge

Audiência

Horário das 18 horas

Horário      # Eps.      Estreia      Final      Posição      Temporada      Classificação geral
Data      Primeiro
capítulo      Data      Último
capítulo
Segunda — Sábado
18:20
     227      
20 de junho de 2005
     36      
10 de março de 2006
     54      #1      2005 - 2006      39

Sua estreia, em 20 de junho de 2005, substituindo Como uma Onda, obteve 36 pontos (com picos de 38).[4] O segundo capítulo da trama repetiu o sucesso da estreia, apresentando 36 pontos com picos de 39.[4]

Em seus seis primeiros meses, a trama alcançou uma média de 37 pontos, e 59% de share, considerada a maior audiência da década. [5]

Em 23 de janeiro de 2006, a trama alcançou recorde absoluto de audiência. Foram registrados 46 pontos de média.[6] Esse recorde foi superado uma semana depois, em 30 de janeiro, quando alcançou média de 48 pontos e picos de 53. Ficou apenas um ponto atrás de Belíssima, que em horário nobre marcou 49 pontos. No capítulo foram exibidas as cenas em que Mirna joga Cristina na lama.[7]

No dia 6 de março de 2006 a trama alcançou 49 pontos, com 75% de share.[8]

No capítulo final da história, Alma Gêmea conquistou a maior média de fim de novela das 18 horas desde Sonho Meu, em 1994 : 52 pontos com picos de 56, índice de novela das 20h.[9] Seu capítulo final (que mostra as sequências do casamento de Mirna, o final feliz de Olívia e Vitório, a morte da vilã Cristina e Rafael e Serena morrendo juntos) bateu Belíssima, então trama do horário nobre na época.[10]

Teve média geral de 39 pontos, a maior audiência do horário na década de 2000.[11] [12]
Reprise

Exibição no Vale a Pena Ver de Novo

Horário      # Eps.      Estreia      Final      Posição      Temporada      Classificação geral
Data      Primeiro
capítulo      Data      Último
capítulo
Segunda — Sexta
14:30
     145      
24 de agosto de 2009
     18      
12 de março de 2010
     30      #1      2009 - 2010      20

Foi reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo, entre 24 de agosto de 2009 a 12 de março de 2010, em 145 capítulos, substituindo Senhora do Destino e sendo substituída pela mesma sucessora original Sinhá Moça. Foi a última novela a ser exibida pelo Vale a Pena Ver de Novo na década de 2000.[13] [14] [15] [16] [17] [18]

Sua reprise foi ao ar garantindo liderança com 18 pontos e 20 de pico.[19] Os capítulos seguintes da trama foi surpreendente, até mesmo superando alguns da antecessora, Senhora do Destino.

No dia 20 de janeiro de 2010, segundo dados consolidados do ibope. Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo marcou média de 22 pontos no intervalo em que foi exibida, entre 14h36 e 15h51. Cama de Gato (exibida entre 18h10 e 18h57) e Tempos Modernos (exibida entre 19h22 e 20h14) marcaram 21 pontos cada.[20]

No último capítulo, como em sua exibição original e sua reprise, atingiu pico de 33 pontos e uma média de 30 pontos no Ibope, com 65% de participação. Nos momentos mais emocionantes, o folhetim de Walcyr Carrasco chegou a bater os 40 pontos de audiência, um índice muito raro para o horário em que o Vale a Pena Ver de Novo vai ao ar. Durante toda reprise, Alma Gêmea teve ótimo desempenho, ultrapassando até Cama de Gato, Tempos Modernos e Malhação.[21]
Produção

    Para dar vida à vilã Cristina, Flávia Alessandra assistia a filmes de terror, suspense, obsessão e loucura, em busca de inspiração para compor as diversas fases da personagem. A atriz também dispensava os dublês nas cenas mais difíceis.[22]
    Devido ao enorme sucesso, a trama foi esticada em mais 25 capítulos. Além disso, ganhou mais um intervalo comercial. [23]
    Nívea Stelmann entrou na novela 2 meses depois da estreia. Na trama ela interpretou Alexandra, a principal médium da cidade. Junto com ela também entrou a atriz Rosane Gofman. As primeiras cenas delas foram ao ar no dia 22 de agosto de 2005.[24]
    As cenas da morte do vilão Guto (Alexandre Barillari) foram exibidas a partir do capítulo 130, que foi ao ar em 17 de novembro de 2005. Mas o ator não saiu da novela. Ele continuou na trama, dessa vez como espírito que assombrava a vilã Cristina (Flávia Alessandra). A última cena do personagem foi ao ar no capítulo 220, exibido em 2 de março de 2006.[25]
    A vilã Débora (Ana Lúcia Torre) teve seu desfecho antes do fim da história. Na trama, ela morreu envenenada, depois de planejar o envenenamento de Rafael (Eduardo Moscovis). Curiosamente o feitiço se voltou contra o feiticeiro. Essa sequência de cenas foram exibidas a partir do capítulo 208, em 16 de fevereiro de 2006.[26]
    A reta final da trama contou com várias participações especiais, entre elas Louise Cardoso, que interpretou Doralice, a tia de Mirna. Ela chega ao sítio do dia do casamento, e consequentemente roubou o noivo da sobrinha. As cenas da atriz foram ao ar no dia 7 de março de 2006. Betty Faria também participou da reta final da trama.[27]
    Rodrigo Faro fez uma participação no último capítulo da novela. Ele interpretou Zacarias, um homem rico que se casa com Mirna (Fernanda Souza).[28]
    Foram escritos três finais diferentes para o casal protagonista Serena e Rafael. [29]
    Walcyr Carrasco foi acusado de plágio pelo escritor Carlos de Andrade, autor do livro Chuva de Novembro. Ele entrou com um processo, exigindo 10% do faturamento da novela e alegando que ela era plágio do seu livro. Chuva de Novembro conta a história do músico Caio, que se apaixona por Caressa, a quem dá uma rosa amarela. E a prima Regina fica enciumada e arma um plano para matar Caressa, e fazendo Caio viver uma vida solitária. Na novela, os personagens seriam Rafael (Eduardo Moscovis), Luna (Liliana Castro) e Cristina (Flávia Alessandra).[30]
    A escritora Shirley Costa também acusou o Walcyr Carrasco de plágio. Segundo ela, alguns detalhe de cenas e da história da novela, foram copiadas do seu livro Rosácea. A escritora garantiu que o livro chegou às mãos do autor. Um primeiro laudo confirmou a ação de plágio.[31]
    Em abril de 2009, Walcyr Carrasco foi absolvido da acusação. O perito identificou 185 pontos em comum nas duas obras, mas alegou não poder afirmar que seja plágio.[32]
    Em setembro do mesmo ano, alguns dias após o início da reprise da trama, a escritora recorreu da decisão e o processo foi reaberto.[33] Porém em janeiro de 2010, o autor foi novamente absolvido pela Justiça. O juiz concluiu que "não houve plágio algum, posto que os textos comparados não apresentam pontos de identidade, características originais de enredo ou técnica de criação". Ele ainda diz que "os pontos semelhantes podem ser encontrados em diversas outras obras como mitologia grega, romances trovadorescos, contos nibelingos, literatura infanto-juvenil e nas próprias telenovelas".[34]
    Foi a última novela a ser exibida pelo Vale a Pena Ver de Novo na década de 2000.

Exibição Internacional

    Alma Gêmea estreou na emissora portuguesa SIC cerca de um mês após a estreia na TV Globo.
    Em 2007, a TV Globo Internacional anunciou a assinatura de um contrato com a Pappas Telecasting – rede de estações locais no Oeste dos Estados Unidos – para a exibição de Alma Gêmea. Inédita nos Estados Unidos, a novela começou a ser transmitida naquele país, em versão hispânica, a partir do dia 2 de julho, no horário das 19h.
    Em 13 de agosto de 2007, Alma Gêmea estreou na Costa Rica, exibida pelo canal Teletica. Sucesso no mercado internacional, a novela foi exibida em países como, Peru e Venezuela.[35]
    Paraguai SNT
    Venezuela Televen
    Costa Rica Teletica
    Estados Unidos Telemundo
    Argentina Canal 9
    Rússia Domashny
    México Azteca 7
    Uruguai Teledoce
    Chile La Red
    República Dominicana Tele Antillas
    Portugal SIC
    Peru ATV

Trilha sonora
Nacional
Alma Gêmea - Nacional
Capa: Eduardo Moscovis
Trilha sonora
Gravação      2005
Gênero(s)      Vários
Idioma(s)      Português
Formato(s)      CD
Download Digital
Gravadora(s)      Rede Globo
Cronologia de
     
Internacional
(2005)      
Próximo
N.º      Título      Música      Personagem      Duração      
1.      "Índia (India)"        Roberto Carlos      Serena      03:45
2.      "Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor"        Milton Nascimento      Hélio      04:02
3.      "Um Segredo e Um Amor (Secret Love)"        Sandy      Mirela      04:37
4.      "Margarida"        Roupa Nova      Mirna      03:40
5.      "Alma Gêmea"        Fábio Jr.      Abertura      04:46
6.      "Eterno Amor (True Love)"        Cídia e Dan      Filipe      02:45
7.      "Uma Vez Mais"        Ivo Pessoa      Rafael e Serena      03:26
8.      "Diz Nos Meus Olhos (Inclemência)"        Zélia Duncan      Cristina      04:01
9.      "Eu Não Existo Sem Você"        Maria Bethânia      Agnes e Ciro      05:06
10.      "Linda Flor (YaYa) (Ai, YoYo)"        Gal Costa      Olívia      04:39
11.      "A Vida Que a Gente Leva"        Leila Pinheiro      Dalila      03:32
12.      "Estrada do Sertão"        Elba Ramalho      Crispim e Mirna      04:48
13.      "Todo Seu Querer"        Fagner      Olívia e Vitório      02:49
14.      "Um Sonho de Verão (Moonlight Serenade)"        Jussara Silveira      Kátia      03:46
15.      "Acidente de Amor"        Gino & Geno      Crispim      03:50
16.      "Suíte dos Índios"        Mú Carvalho      Núcleo dos Índios      04:18
Internacional
Alma Gêmea - Internacional
Capa: Fernanda Souza e Emílio Orciollo Netto
Trilha sonora
Lançamento      2005
Gênero(s)      Vários
Idioma(s)      Português
Formato(s)      CD
Download Digital
Gravadora(s)      Rede Globo
Cronologia de
Último
     Nacional
(2005)
     
N.º      Título      Música      Personagem      Duração      
1.      "My Funny Valentine"        Rod Stewart      Rafael e Serena      02:50
2.      "Moonlight Serenade"        Carly Simon      Hélio e Sabina      04:32
3.      "Mr.Lonely"        Fabianno      Tema de Locação: Roseiral      02:39
4.      "La Vie En Rose"        Stringe Orchestra      Tema de Locação: Roseiral      03:06
5.      "Amapola"        The Royal Phillarmonic Orchestra      Tema de Locação: Roseiral      03:57
6.      "Al Di Lá"        Paolo      Vitório e Olívia      02:53
7.      "Fly Me To The Moon"        Frank Sinatra      Raul e Dalila      02:38
8.      "Blue Moon"        SNZ      Olívia
Intervalo comercial      02:41
9.      "Mitsy"        Ivo Pessoa      Tema de Locação: Roseiral      03:57
10.      "The Lover"        John K. Steffen      Tema de Locação: Roseiral      03:56
11.      "At Last"        Kenny G featuring Artur Sandoval      Zulmira e Eurico      04:08
12.      "Sway"        Dean Martin      Geral      02:46
13.      "Frenesí"        Montserrat      Geral      03:09
14.      "Mambo Nº 8"        Mambo Project      Núcleo da Pensão da Divina      03:53
Prêmios

Troféu Leão Lobo (2005)

    Melhor autor: Walcyr Carrasco
    Melhor diretor: Jorge Fernando
    Melhor atriz coadjuvante: Nicette Bruno
    Ator revelação: David Lucas
    Trilha sonora
    Melhor novela

Prêmio Contigo (2005)

    Melhor Autor - Walcyr Carrasco (empatado com Silvio de Abreu por Belíssima)

APCA (2005)

    Melhor ator - Fúlvio Stefanini[36]

Melhores do Ano - Domingão do Faustão (2005)

    Melhor atriz coadjuvante - Fernanda Souza
    Melhor música de novela - "Uma vez mais", Ivo Pessoa

Prêmio Qualidade Brasil (2006)

    Melhor atriz coadjuvante - Fernanda Souza (empatada com Cláudia Raia por "Belíssima")[37]

Prêmio Top of Business (2005)

    Emílio Orciollo Neto

Prêmio Comigo Ninguém Pode (2005)

    Emílio Orciollo Neto

PopTv (2005)

    Melhor Novela

Referências

    Memória Globo. Alma Gêmea - Trama Principal (em português). Visitado em 18 de janeiro de 2014.
    Alma Gêmea – Galeria de personagem Memória Globo. Visitado em 30 de outubro de 2015. Cópia arquivada em 5 de outubro de 2015.
    Memória Globo. Alma Gêmea - Ficha Técnica. Visitado em 21 de dezembro de 2008.
    Swerts, Flávia (25 de junho de 2005). Alma Gêmea recupera audiência das 18h para Globo (em português) Terra Tecnologia. Visitado em julho de 2010.
    "Alma Gêmea" é trama das 18h com maior audiência (em português) Folha Ilustrada (3 de janeiro de 2006). Visitado em 2 de outubro de 2015.
    Carlos Ramos (25 de janeiro de 2006). Alma Gêmea bate recorde audiência (em português) O Fuxico. Visitado em 2 de outubro de 2015.
    Vera Jardim (31 de janeiro de 2006). Alma Gêmea crava 48 pontos e fica só um ponto atrás de Belíssima (em português) O Fuxico. Visitado em 2 de outubro de 2015.
    Alma Gêmea: Últimos capítulos esquenta audiência (em português) Estrelando (7 de março de 2006). Visitado em 2 de outubro de 2015.
    Redação Terra (13 de março de 2006). Ibope de "Alma Gêmea" ultrapassa o do BBB6 (em português) Terra Gente & Tv. Visitado em julho de 2010.
    Redação Estadão Online (10 de março de 2006). Chega ao fim a novela global Alma Gêmea (em português) O Estado de S. Paulo. Visitado em julho de 2010.
    Feltrin, Ricardo (18 de setembro de 2008). Ibope de novelas desaba na Globo (em português) Uol Notícias. Visitado em julho de 2010.
    Redação Terra (10 de março de 2006). Último capítulo de "Alma Gêmea" tem audiência de novela das oito (em português) Terra Gente & Tv. Visitado em julho de 2010.
    Alma Gêmea estreia na segunda, dia 24, no Vale a Pena Ver de Novo Rede Globo (27 de julho de 2009).
    Vale a pena ver de novo Mirna e Crispim de Alma Gêmea juntos. Dupla é sucesso! Rede Globo (28 de setembro de 2009).
    Conheça quem é quem em Alma Gêmea, que estreia no Vale a Pena Ver de Novo Rede Globo (23 de agosto de 2009).
    Alma Gêmea estreia na segunda, dia 24, no Vale a Pena Ver de Novo Rede Globo (18 de agosto de 2009).
    Vale a Pena Ver de Novo: Alma Gêmea está de volta a partir de agosto Rede Globo (27 de julho de 2009). Visitado em 13 de novembro de 2014.
    Alma Gêmea estreia na segunda, dia 24, no Vale a Pena Ver de Novo Rede Globo (18 de agosto de 2009). Visitado em 13 de novembro de 2014.
    Confira a média da reestréia de "Alma Gêmea" O Planeta TV (24 de agosto de 2009). Visitado em 15 de agosto de 2015.
    Reprise de "Alma Gêmea" tem audiência maior que novelas das 18h e 19h Folha de S. Paulo (21 de janeiro de 2010).
    'Alma gêmea' tem média de 33 pontos no Ibope no último capítulo Extra - Alma Gêmea (12 de março de 2010).
    Papel de vilã em Alma Gêmea consagra Flávia Alessandra Gazeta Digital (6 de março de 2006). Visitado em 3 de agosto de 2014.
    Alma Gêmea ganha mais capítulos O Fuxico (13 de setembro de 2005). Visitado em 2 de outubro de 2015.
    Nívea Stelmann entra em Alma Gêmea Gazeta Digital (21 de agosto de 2005).
    Alma Gêmea: Débora impede que Guto revele a verdade O Fuxico (14 de novembro de 2005). Visitado em 3 de agosto de 2014.
    Alma Gêmea: Débora morre vítima do próprio veneno Área Vip (13 de fevereiro de 2006). Visitado em 3 de agosto de 2014.
    Participações especiais marcarão o final de Alma Gêmea Clickpb (7 de março de 2006). Visitado em 3 de agosto de 2014.
    Rodrigo Faro pode entrar no final de Alma Gêmea O Fuxico (27 de fevereiro de 2006).
    Walcyr Carrasco escreverá três finais para casal de "Alma Gêmea" UOL (26 de janeiro de 2006). Visitado em 2 de outubro de 2015.
    Justiça: Alma Gêmea acusado de plágio por escritor Estrelando (25 de outubro de 2005).
    Walcyr Carrasco é acusado de plagiar livro em novela UOL (26 de dezembro de 2007). Visitado em 12 de agosto de 2014.
    Alma Gêmea: Walcyr Carrasco se livra de acusação de plágio 180 graus (3 de abril de 2009). Visitado em 12 de agosto de 2014.
    Três autores acusam novela da Globo de plágio, diz coluna Área Vip (8 de setembro de 2009). Visitado em 12 de agosto de 2014.
    Walcyr Carrasco é absolvido novamente em acusação de plágio Diário do Grande ABC (26 de janeiro de 2010). Visitado em 12 de agosto de 2014.
    Alma Gêmea - Curiosidades Memória Globo Globo.com. Visitado em 12 de julho de 2014.
    Redação APCA (2005). [http://www.apca.org.br/premiados.asp Os
        Melhor atriz - Flávia Alessandra
    Melhores da APCA - Premiados de 2005] (em português) Associação Paulista de Críticos de Artes. Visitado em julho de 2010.
    Redação Associação Prêmio Qualidade Brasil (2006). Prêmio Qualidade Brasil 2006 – São Paulo (em português) Associação Prêmio Qualidade Brasil. Visitado em julho de 2010.

Ligações externas

    Alma Gêmea no Memória Globo (em português)
    Alma Gêmea Site Oficial da Rede Globo (em português)

[Expandir]
Alma Gêmea

    Portal da arte
    Portal da televisão
    Portal do Brasil

Categorias:

    Telenovelas de Walcyr Carrasco
    Telenovelas de Thelma Guedes
    Telenovelas da Rede Globo
    Vale a Pena Ver de Novo
    Programas de televisão do Brasil que estrearam em 2005
    Programas de televisão do Brasil encerrados em 2006
    Telenovelas ambientadas em São Paulo (cidade)
    Telenovelas da década de 2000
    Telenovelas em português

Menu de navegação

    Não autenticado
    Discussão
    Contribuições
    Criar uma conta
    Entrar

    Artigo
    Discussão

    Ler
    Editar
    Editar código-fonte
    Ver histórico

    Página principal
    Conteúdo destacado
    Eventos atuais
    Esplanada
    Página aleatória
    Portais
    Informar um erro

Colaboração

    Boas-vindas
    Ajuda
    Página de testes
    Portal comunitário
    Mudanças recentes
    Manutenção
    Criar página
    Páginas novas
    Contato
    Donativos

Imprimir/exportar

    Criar um livro
    Descarregar como PDF
    Versão para impressão

Ferramentas

    Páginas afluentes
    Alterações relacionadas
    Carregar ficheiro
    Páginas especiais
    Ligação permanente
    Informações da página
    Item no Wikidata
    Citar esta página

Noutros idiomas

    English
    Español
    Français
    Македонски
    Русский

Editar ligações

    Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h43min de 23 de janeiro de 2016.
    Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.

    Política de privacidade
    Sobre a Wikipédia
    Avisos gerais
    Versão móvel
    Programadores

    Wikimedia Foundation     
    Powered by MediaWiki     

Número de vezes que este texto foi lido: 52908


Outros títulos do mesmo autor

Artigos alfredo jose dias
Músicas Violetas alfredo jose dias
Corporativo mestrado literatura letras dissertacao alfredo jose dias
Poesias o enigma amoroso alfredo jose dias
Crônicas O grande desafio docente: Educar para o mundo virtual alfredo jose dias
Contos diario duma mae alfredo jose dias
Corporativo relatorio de estagio 1 em serviço social ead unit 2015 alfredo jose dias
Crônicas O caminho da liberdade e da felicidade alfredo jose dias
Romance aliens alfredo jose dias
Romance rubi alfredo jose dias

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 48.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68966 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55779 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55013 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54880 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54783 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54687 Visitas

Páginas: Próxima Última