O corpo do corporativismo
O Corporativismo é a busca de um padrão de Gestão para condução de um negócio e, culturalmente chegar a esse padrão é algo difícil, pois, são varias culturas Familiares, Religiosas, Escolares, etc. Todos com a missão de transformar uma Organização em modelo de atendimento, prestação de serviço, transformação e todas as nuances administrativas que envolvem o contato Profissional.
Algumas situações são claras e distintas na transformação do ambiente de trabalho em um ótimo ambiente de trabalho e nessa ótica podemos elencar varias atitudes transformadoras, no bojo intangível, temos:
ética, educação, respeito, cordialidade, comprometimento, cooperação, etc.
No tangível é mais simples, enfim, limpeza, disposição de material, cumprimento de datas, assiduidade, etc.
Mas qual o peso disso no resultado final?
Como executar um feed back assertivo, a ponto de corrigir as "eventuais" falhas sem perder o Profissional?
A Avaliação de desempenho por si só serve de feed back?
Tudo isso esta no liquidificador da Gestão e vai girando, girando e gerando gráficos pelos Institutos de pesquisa de Mercado e colocando Organizações como ótimas ou boas para se trabalhar e outras como ruins ou péssimas, enfim, são os oceanos azuis ou vermelhos para navegarmos, são os resultados de nossas buscas na tênue linha do ser e do ter, e que caminho percorreremos?
É preciso que a Alta Gerencia (CEO/CFO) entenda a diferença entre Equipamento, Tecnologia, Mão de obra e Ser Humano como "coisas" distintas, é preciso que saibamos que vivemos o momento do boom tecnológico, porem, essa tecnologia ainda não atingiu a Todos, é preciso entender que a contra partida de um grande empreendimento deve oferecer uma cobertura no déficit criado e com foco específico no aspecto cultural.
No bojo Cultural é exatamente onde os Seres Humanos têm seus sonhos, suas buscas, suas conquistas, suas vitórias e é também onde sofre as frustrações, decepções e a depressão que é o ultimo grau da vulnerabilidade humana.
Corporativismo é mais que um uniforme com uma logomarca, mais que um código de ética, mais que um numero de Profissão Regulamentada, mais que uma defesa a um Amigo de trabalho, etc.
Corporativismo é um compromisso com a Humanidade, desde o entorno da célula de trabalho até os confins do mundo onde o resultado deste pode chegar, afinal, somos Seres Humanos e onde tem Gente vai Gente.
Jecer de Brito
Gestor de RH
|