Condicionamento e comportamento
A tomada de decisão é um ponto crucial no ambiente corporativo, e como faze-lo com inteligência?
Essa resposta é complexa na especificidade, porem, a grosso modo poderemos discorrer sobre temas que ajudarão no processo da tomada de decisão.
Se for possível, crie um mecanismo que consiga medir os acontecimentos posteriores a tomada da decisão, enfim, uma espécie de laboratório sem que tenha tomado a decisão ainda. Com essa medida, talvez mude de ideia ou talvez sua tomada de decisão seja fortalecida, então decida assertivamente.
Mesmo assim, a possibilidade de erros sempre faz parte do negócio, enfim, numa economia mundial, sempre haverá oscilações de balanças, inserção de novos produtos, mecanização disso ou daquilo, tecnologias novas, etc. Os erros acontecerão por certo e poderás aprender com Eles ou fazer deles um bloqueio para continuar negociando, então, decida assertivamente.
O gostoso da vida é o desafio!! E se existe desafio, óbvio, é algo desconhecido e pela lógica podemos dizer que nem mesmo o Melhor e Maior gestor que existe sabe de todas as respostas. O grande desafio aí é decidir assertivamente.
Tomando como exemplo um carro, notamos que ele tem vários componentes, peças, Organizações envolvidas no processo, etc. Trabalho de Equipe com um bom Líder e uma boa Equipe, pois, nada é feito sozinho. Líder Inteligente, Equipe Inteligente, decisão assertiva.
Essa inteligência toda acaba gerando manobras inteligentes e nesse Mercado flutuante, um dos grandes segredos é adaptar-se, ser flexível, maduro, etc.
Jecer de Brito
Gestor de RH
|