Os 300 anos do nascimento de Kant é comemorado em 2024. Ele nasceu em 22 de Abril e escrevo nesta data. Immanuel Kant, filósofo alemão, na época não existia um Estado alemão, deu os passos para a Filosofia Metafísica, ou seja, aquilo que está além do físico e tangível. Ele abre no século XVIII uma nova visão e será um dos pais dos filósofos iluministas. Pessoa extremamente metódica, chegado em queijos, vinho, baralho, sinuca, a ideia daquele Kant isolado e só filósofo precisa ser revista.
Kant escreveu boas obras como a Crítica da Razão Pura e a Crítica da Razão Prática. Ele é difícil de ser compreendido, cria uma própria linguagem para seus trabalhos, há até um bom dicionário para entendê-lo. Não é filosofia para os fracos ou pouco entendido no assunto. Kant morre em 1804 deixando o legado para que o século XIX fosse a Era de Ouro da Filosofia alemã. É quase impossível qualquer filósofo alemão posterior a Kant não tê-lo lido. Kant influi de alguma forma nas filosofias posteriores abrindo caminho para um pensar mais refinado e profundo.
Uma pessoa comum precisará de preparo, entendimento da época, leitura de textos explicativos kantianos para iniciar as investigações sobre suas obras e até mesmo compará-la aos pares do seu tempo. Se quisermos aprofundar, precisaremos de farto material para consulta. Ele bate em diversas questões, abre todo o universo do saber diante dos seus olhos colocando pimenta na coisa. Minha ideia não será gastar linhas com sua filosofia pois Kant só poderá ser entendido baseado em muita leitura e estudos. O centro dele é a Moral, a conduta, a regra kantiana para bem viver.
Kant monta seu parquinho de diversões e Nietzsche colocará fogo nele no século XIX! Recomendo ler o "Dicionário Kant e Kant em 90 minutos" para uma boa absorção da prévia daquilo que Kant desenha e entrega para nós. Confuso e ininteligível? Talvez. Numa comparação contemporânea, é a mesma coisa que falar de futebol. Eu sei sobre futebol inglês mas Kant fala de futebol americano! Veja que é preciso preparo para não ficar perdido(a). Deguste Kant 300 anos após. Você gostará. É uma imersão que mudará como você vê o mundo. É isto.
|