Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sgt. Pepper’s:
40 anos da revolução musical que imortalizou os Beatles.
Reginaldo Correia da Silva

Os fãs dos Beatles e da musica em geral, não se cansam de comemorar o aniversario do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que completou quatro décadas de lançamento no dia 1º de junho. Ele que foi o oitavo LP da banda inglesa tornou-se um marco, não só da trajetória dos rapazes de Liverpool, mas de toda a história da musica pop.
Tudo conspirava para transformar Sgt. Pepper’s em algo que ia além de um simples disco. Ele quebrou todas as expectativas que uma banda de rock costumava causar: musicas alegres e contagiantes com refrões pegajosos (como o famoso yeah, yeah, yeah dos próprios beatles);a predominância do trio guitarra, baixo e bateria; letras românticas e de apelo juvenil que procuravam retratar uma rebeldia ingênua, mais próxima de Elvis Presley do que de Bob Dylan. Assim o que havia naquele intrigante álbum, era mais do que um simples estilo musical, era uma revolução sonora, artística e comercial. Algo que o disco anterior, Revolver, apenas conseguiu sugerir.
E as novidades estavam por toda parte. Começando pela capa (a primeira a ser criada em um estúdio profissional por um artista conhecido, Peter Blake). Ela continha personagens famosos como Albert Einstein; Marlon Brando; Bob Dylan; Marilyn Monroe; Lewis Carroll; Edgar Allan Poe; os próprios beatles em cera e de verdade, além de outras personalidades ilustres.
Mas, foi a parte musical que marcou fundo quem adquiriu esse disco maravilhoso. Na verdade, ninguém nunca sonhou ou imaginou ouvir algo semelhante: rock misturado com musica clássica; musica indiana entremeada a cravos renascentistas e climas circenses; uma orquestra de 40 músicos comandada por Paul McCartney; sons inusitados como um despertador; animais; o som de uma hipotética platéia...e tudo isso usando míseros 4 canais de som (hoje é possível encontrar estúdios independentes contendo a fartura de 140). As letras também desempenharam um importante papel, a tal ponto, que o suplemento literário do jornal inglês “The Times” as chamou de “barômetro do século XX” responsáveis por elevar o vocabulário do rock como nunca se imaginara, alçando o gênero à inédita posição de arte: os beatles tinham virado artistas.
Dessa forma, depois de Sgt. Pepper’s, o modo como o mundo e a própria banda inglesa viam a musica jamais seria o mesmo. O álbum mudou completamente a idéia de criação artística musical. A partir dali, passariam a explorar além das fronteiras da arte, mas sem perder de vista a perfeição sempre mirada em seus trabalhos. Porém fica a suprema ironia de ter os beatles (o grupo pop mais famoso do mundo) precisado incorporar a identidade de uma banda fictícia para criar e gravar o disco que seria para sempre o ponto alto de sua carreira e um divisor de águas na musica contemporânea.
Por essas e outras razões, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band conseguiu chegar a esses 40 anos sempre se mantendo atual e ao mesmo tempo a frente de seu tempo, principalmente quando comparado a musica comercial, superficial e sem criatividade (salvo, raras exceções) dos dias de hoje. Para se ter uma idéia de sua importância, ele lidera a lista dos melhores discos do milênio na Inglaterra e a dos 500 melhores discos da revista americana Rolling Stone, além ser o sétimo mais vendido da historia com mais de 32 milhões de cópias.
Tudo isso como resultado do empenho e inteligência de quatro simples seres humanos: John Lennon; Paul McCartney; George Harrison e Ringo Starr, que a partir daí foram transportados da industria do entretenimento direto para a historia, de onde, provavelmente, nunca mais sairão.



Biografia:
Sou pernambucano,nascido em Recife no dia 10 de outubro de 1981.Escrevo desde de 1999,mas só publiquei alugns poemas na internet.Participei do 13º premio nacional de redação da fundação assis chateaubriand 2005,catgoria ensino médio classificando-me como semifinalista.
Número de vezes que este texto foi lido: 52909


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Soneto ao poeta Mário Quintana Reginaldo Correia da Silva
Poesias A Deus rezo Reginaldo Correia da Silva
Poesias Adeus eterno Grau 10. Adeus inesquecível Adilson Couto! Reginaldo Correia da Silva
Contos Memórias de um Sargento defunto(Republicação). Reginaldo Correia da Silva
Artigos Chico Science & Nação Zumbi Reginaldo Correia da Silva
Poesias Mirian Reginaldo Correia da Silva
Poesias Querida Quésia Jemima Reginaldo Correia da Silva
Poesias Não mais acordar Reginaldo Correia da Silva
Poesias O recesso da genialidade Reginaldo Correia da Silva
Poesias Amizade de escritório Reginaldo Correia da Silva

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 49.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69017 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57925 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57559 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55842 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55122 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55077 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54963 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54903 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54832 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54831 Visitas

Páginas: Próxima Última