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A bola da vez sempre foi e sempre será o pequeno Varejo
Fabiano rodrigues boeira

Resumo:
Como atender ao pequeno pode te deixar grande

Quando comecei à trabalhar pela empresa, achei que iria visitar os grandes clientes e fechar ótimos negócios de grandes volumes, me enganei, que bom.
Atender aos pequenos e micros varejistas é fundamental para se ter o feedback do mercado, sem custo e com a maior fidelidade possível dos dados, que são colhidos espontaneamente na hora das visitas, diferentemente dos grandes, que chegamos e nos apresentamos, se temos uma bonificação ou uma oferta tentadora e pronto, vendemos volume e só, nada de relacionamento e consequentemente nada de feedback sobre como estão comprando nossos clientes, pois os grandes querem preço, as vezes aliados à qualidade, mas na maioria das vezes não.
Atender aos pequenos dá muito trabalho, dá sim, mas é mais gratificante, pois exercitamos nossa habilidade de vendas, não de tiradores de pedidos.
È possível fazer volumes com esses ditos pequenos, menosprezados pela indústria, ou tratados com desdém, mas desde minha entrada na Casaredo, tenho tido a grata surpresa de ter que fazer o contrário, atender e bem, aos menores, para se chegar as grandes sem me “prostituir” profissionalmente, ou seja, dando e ofertando brindes à torto e á direita sem ter ideia da fidelidade do cliente GRANDÃO.
Atender aos pequenos me trouxe conhecimento de mercado e ações que diferem de cliente para cliente, coisa que a pós-graduação não me trará.
Saber como anda o mercado pelos pequenos varejistas é como assistir ao telejornal, a noticia vem e captamos sem nos perceber, pois dando o que o cliente quer, você o tem fiel e até como amigo.
Sempre vejo a gôndola e analiso, junto ao cliente, a disposição dos produtos, e temos a idéia e noção in loco de como estão nossas vendas, pois o pequeno vende para as massas, e então teremos um medidor real da intenção de compras das pessoas, e isso tudo gratuitamente.
Atender aos pequenos e dar-lhes algumas orientações, sobre gerenciamento por exemplo, gera fidelidade e fidelidade gerá vendas e vendas gerá metas alcançadas, um circulo gostoso de bem estar e satisfação, fazendo aquilo que gostamos.
Lembre-se que grandes coisas se formam de pequenas coisas( vide o universo),
atingir ao micro, pequeno ou seja lá o nome que dão na sua região, lhe dará maturidade profissional de forma mais sólida e terá uma grande propaganda gratuíta e para isso só dependerá de uma coisa: Sua visita regular, permanente e camaradagem sem empurrar nada que não necessitam, sem necessitar gastar com bonificações e brindes que serão deixados de lado nos ditos grandes assim que você não conseguir agrada-los.
Vamos aos pequenos para sermos grandes, atingir aos grandes sem antes ter os pequenos é sermos comidos vivos.Vivência de mercado e relacionamento, só temos à ganhar conhecendo, ensinando e aprendendo com o pequeno GRANDE varejo.


Biografia:
Assistente de Vendas,Formado em Marketing, nascido em caxias do Sul RS, sendo criado em São Paulo e que atualmente reside em São Lourenço do Oeste SC. Já passou por várias experiencias e agora quer tentar expor, o que sente e fala!!!
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