Sim, é possível termos na nossa cidade um transporte público de qualidade e gratuito, se pensarmos apenas na questão de mobilidade já é uma vantagem grande para a população, principalmente para os moradores mais afastados da região central da cidade. Mas os fatores determinantes para a implantação desse tipo de sistema, que inexiste, é o direito de ir e vir do cidadão Lourenciano. O que é esse direito¿ Respondo eu: O direito que toda pessoa tem de se locomover, em tempos de paz, pela sua terra. O fato de uma pessoa ser impedida de se locomover (ir e vir), sem justo motivo e sem uma decisão fundamentada de uma autoridade judicial causa constrangimento ilegal para quem o sofre, configura abuso de autoridade para quem o pratica (se for autoridade), se não for autoridade é caso de cárcere privado ou sequestro. É o que acontece hoje, por exemplo: Você mora no bairro São Francisco e precisa ir ao centro e não tem carro ou moto e está fazendo um calor danado ou está com problemas de locomoção devido à saúde, o que você faz? Vai a pé ou então chama um táxi ou pior, se submete a pedir ao vizinho uma carona. Isso já gera constrangimento não é mesmo?
. Partindo do princípio básico que temos necessidades e elas não estão sendo supridas pelo governo municipal, pouco conhecedores da lei que somos, podemos deduzir que estão agindo de forma contraria ao que diz a constituição.
De acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP (2002), para obter êxito no trânsito e transporte, a administração municipal deve entre outros, definir uma política integrada de desenvolvimento urbano e de trânsito e transportes, criar mecanismos que possam garantir a implantação dos projetos que concretizarão essa política e trabalhar com a opinião da comunidade envolvida que, em suma, é a que mais necessita e entende os problemas da cidade. Assim, a criação e a estruturação de um órgão para exercer o planejamento e o controle de trânsito e transporte é, portanto, uma providência básica que a Prefeitura deve tomar, tendo em vista as necessidades de deslocamento da população com segurança e confiabilidade. A finalidade do Órgão de Gerência que trata das questões do trânsito e do transporte público é organizar, disciplinar e fiscalizar os serviços dos diferentes tipos de transportes e também a circulação de veículos e pedestres.
Mas vejamos por outro lado, o lado do trabalhador, o cara que trabalha todos os dias, não nas empresas que fornecem esse tipo de transporte, mas aquele trabalhador do comércio de São Lourenço do Oeste. Temos inúmeras lojas e prestadores de serviços pela cidade, todos concentrados no centro, e como sabemos o salário não é lá essas coisas, então temos uma legião de “andarilhos” nos horários da manhã e tarde e parte da noite.
Temos hoje 21.792 habitantes, um crescimento de 10,92% desde o censo de 2000, e o transporte não acompanhou esse ritmo. Tivemos ainda um êxodo rural, passando a ser uma cidade quase totalmente urbana, e é obvio pensar que foi devido a mecanização da lavoura e isso é outro assunto. Mas temos uma população economicamente ativa de 62,6%, que consideram as pessoas empregadas ou em busca de trabalho.
Então temos muita gente sem opção de ir e vir, não por deficiência sua, mas sim do governo municipal.
. O que dizer então sobre o transporte público gratuito, que será um gasto enorme?? não mesmo, se levarmos em conta o faturamento da cidade, em 2009 tivemos um PIB de 512 milhões de reais, um aumento significativo de 138,1% em relação ao ano de 2001 e acima da média catarinense que foi de 132,91%. Analisando os números somos uma cidade em constante crescimento e o transporte público gratuito seria mais um agente gregário desse crescimento, por que seria ainda mais gente circulando pela área do comércio, não só nos dias de pagamento, mas todos os dias e em diversos horários.
Ganharíamos todos, pois, teríamos mais opções de locomoção e consequentemente mais dinheiro circulando. Para se fazer o transporte público gratuito em São Lourenço, poderíamos de uma forma simplificada, pegar exemplo das empresas que disponibilizam o transporte para seus funcionários.
Apenas 3 linhas já seriam o suficiente para suprir a demanda, indo de um ponto a outro da cidade passando pelo centro, sendo possível com um número pequeno de ônibus ou mesmo micro-ônibus. Saindo de pontos periféricos e tendo paradas pelo decorrer do caminho nas mesmas paradas já utilizadas pelas empresas que disponibilizam esse tipo de transporte pela cidade.
. Desses ônibus tiraríamos os trabalhadores que vão de carro ao trabalho e aumentaríamos a taxa de rotatividade nos estacionamentos das ruas. Deixando as vagas para aqueles que de uma forma mais cômoda preferem usar o transporte individual, ou mesmo aquelas pessoas que veem ao centro para compras ou outros serviços rápidos.
. Pensando pelo lado do lazer, teríamos um ganho significativo de uso da praça de exercícios enfrente a prefeitura, teríamos no final da tarde um aumento de circulação de pessoas, inclusive favorecendo os comerciantes de bebidas e alimentos por razões obvias.
. Não quero dar a solução aos problemas de mobilidade para a cidade, só quero levantar uma questão que parece estar esquecida ou engavetada em algum lugar da mesa da administração municipal. Mesmo porque, como vim de fora do estado ainda tenho muito mais a estudar sobre São Lourenço Do Oeste, uma cidade que me recebeu muito bem e de braços abertos, só gostaria de retribuir o favor.
|