Mas a vida continuava. Petrônio entrou no quarto, mais molhado de suor que de água do banho.
- Mas que suor é este homem, você não acabou de tomar um banho?
- É, mas como eu banho muito rápido e a lavanderia não entra vento, tai como a gente fica.
Enquanto Helena cuidava em trocar os panos de Júlia, o marido se arrumava. Helena há muito já desconfiava daquela relação adúltera do marido, mas faltava coragem para perguntar a ele. Preferia fazer de conta que de nada sabia, que ouvir a verdade e permanecer na mesma. Certa vez, quando menina moça, ouviu os lamentos da sua mãe, sobre a pulada de cerca do seu pai e sua avó dizia que o mais importante era que ele voltava para casa todo dia. Se ele tinha outro caso na rua, era porque a titular tinha sido mais competente que a amante.
Petrônio, continuava se arrumando para receber o tal doutor advogado, quando Judite bate na porta anunciando a chegada do Dr. Baldez. Petrônio pega uns papeis e vai até a sala.
- Boa noite Dr. Pode ficar a vontade, a casa é de pobre, não repare.
- Não seja modesto Petrônio, afinal de contas não é todo mundo por aqui que pode desfrutar de um lugar tão agradável como este.
- É, mas se a gente não acertar a conversa aqui, este lugar pode não ser mais meu.
- Mas diga, o Sr. tem alguma novidade, porque da ultima vez que falei com o tabelião, só um milagre para a retomada da terra.
- Pois é Dr. E esse milagre aconteceu. Eu tive uma filha, se chama Júlia, isso muda alguma coisa?
- Sr. Petrônio, muitas coisas estão acontecendo ultimamente. O revolucionário Luis Prestes foi condenado e preso, Armando Sales conseguiu o apoio da União Democrática para as eleições do ano que vem, o presidente Getúlio criou o primeiro parque nacional... há chances sim e boas. Vou fazer seguinte. Amanhã mesmo vou consultar um amigo lá de dentro do fórum para ter mais segurança.
- Faça isso Dr. Que eu tô doido pra ver a cara da Manu, assinando a devolução da terra.
- Não fique muito esperançoso não viu, porque dona Manu tem gente muito forte lá dentro. Ano que vem é ano de eleição e sabe como isso funciona.
O que o advogado comunista queria dizer é que as aspirações políticas estavam acima do poder. Com a UDN fazendo frente opositora ao presidente
Getúlio Vargas, qualquer conchavo político definia os interesses da época, em troca de votos para as eleições do ano seguinte.
Petrônio estava eufórico, porém não sabia ele que o poder político ditava as ordens e pouco importava para a justiça quem era filha de quem.
Trinta dias completavam desde o nascimento de Júlia. Agora o quarto podia ser aberto, as cortinas trocadas, mãe e filha liberadas para passeios matinais, a vela foi apagada, os santos retirados do quarto e retornados para o oratório da casa, em fim, Helena voltava a imperar naquele lar.
Contudo, naquela mesma manhã, após o banho da criança, Helena percebeu seu corpo febril e a bebê muito agitada.
E agora, o que fazer nestas horas, sem o apoio de alguém mais experiente? Bem que ela havia pedido para o marido buscar a benzedeira e ele não foi.
|