A Natureza Espiritual Pode Ser Trabalhada Somente pelo Espírito Santo
Aquele “que é, que era e que há de vir” é um dos modos de se referir ao Salvador e Senhor eterno, do qual somente por meio dEle é possível ser redimido do pecado e ser adotado como filho de Deus.
"Gál 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar ( porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ),
Gál 3:14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido."
É somente por meio da fé em Cristo que podemos receber o dom prometido do Espírito Santo.
Nunca é demais lembrar que isto foi revelado por Deus desde Adão, quando disse a Eva que seria dela que descenderia no futuro Aquele que esmagaria a cabeça da serpente e do qual foi prometido a Abraão que nEste seu descendente seriam benditas todas as nações da terra.
O próprio Abraão foi justificado pela fé nEle. O modo de Deus salvar sempre foi pela fé no Seu Filho Jesus Cristo e no Seu sacrifício por nós, prefigurado nos sacrifícios de animais oferecidos por Adão, Abel, Abraão, e pelo povo de Israel, que lhes foram exigidos por Deus na Antiga Dispensação, para servirem de figura dAquele único e Grande Sacrifício pelo qual somos redimidos, perdoados e reconciliados com Deus.
É por meio de Cristo, e pelo Seu sangue, que somos feitos reino e sacerdotes para Deus Pai, porque toda a nossa aceitação por Deus é decorrente de termos a Cristo por causa da fé nEle.
Tudo o que temos e somos procede dEle; é por meio dEle, de modo que se afirma no primeiro versículo do livro de Apocalipse que a revelação que está sendo feita nele foi dada pelo Pai ao Filho, para ser mostrada aos seus servos, porque somente Jesus é o único Mediador e Fiduciário da aliança que foi feita entre Deus e o Seu povo.
Ele não é somente o autor da salvação e da fé, como também o Seu consumador. Isto implica que é Ele que começa a nossa salvação; é Ele mesmo que a confirma, aperfeiçoa e completa.
Esta fé deve ser expressada num viver condigno com a condição de filhos de Deus, que foi alcançada por meio da união com Cristo.
Ele é quem faz Sua obra avançar e que triunfa sobre os poderes das trevas, mas é exigido dos seus servos que se consagrem a Ele, para que possam ser os canais por meio dos quais fará a Sua obra no mundo.
Esta consagração inclui arrependimento, amor, oração, serviço, fidelidade, santidade e tudo o mais que nos é ordenado por Deus em Sua Palavra; especialmente obediência à Palavra e vida de oração, porque é por meio de ambas que se pode ter comunhão com Deus, conhecimento da Sua vontade e poder para poder realizá-la.
De modo que nenhuma obra de Deus prevalecerá onde não houver cobertura de oração para a pregação da Palavra no poder do Espírito.
Esta é a fé que vence o mundo. Uma fé que se manifesta vencedora sobre as tentações, o diabo, a carne e o mundo, e que se aplica às obras de justiça segundo o evangelho.
Em quão grande batalha espiritual estão envolvidos os servos de Cristo, especialmente os que estiverem presentes no mundo no tempo do fim, para que possam vigiar e se empenharem em viver em santificação diante de Deus, para que todos os inimigos que se levantam contra Cristo, contra a Sua obra e os cristãos possam ser vencidos, porque somente aos vencedores são feitas promessas de reinarem juntamente com Cristo.
Não é por força e poder humanos que a obra de Deus é realizada, mas pela influência do Espírito Santo, sem o qual não há qualquer obra genuinamente cristã.
Muitos homens há que têm falado como representantes de Deus, todavia não possuem o Espírito Santo, e assim, não há graça e virtude real em suas ministrações que possam produzir a salvação e edificação de almas, porque se requer que se faça isto no poder e instrução do Espírito Santo.
|