Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Vigilância É Uma Grande Necessidade
Charles Haddon Spurgeon

A Vigilância É Uma Grande Necessidade Durante Toda a Vida Espiritual

Eu acredito que esta seja uma das grandes necessidades da Igreja, eu questiono se a maioria de nós é espiritualmente desperta, eu questiono se eu sou. Desejo ser despertado muito mais para a sensibilidade do Poder Divino do mundo vindouro, e em relação à verdade espiritual.
A Letargia é muito natural para nós.
“Bem”, diz alguém, “mas falamos sobre as coisas de Deus”. Sim, mas as pessoas falam quando estão dormindo, e uma boa dose de conversação cristã é muito parecida com a conversa de dormentes; não existe força nela, a vida em si que haveria na conversa se estivéssemos realmente despertados para sentir o poder das verdades de Deus.
“Mas”, diz alguém, “Eu espero que nós ajamos de forma consistente”. Eu confio em você, mas há muitas pessoas que andam durante o sono, e, infelizmente, eu conheço alguns cristãos professos que parecem estar tentando essas proezas muito perigosas de andar dormindo agora mesmo! Alguns sonâmbulos foram capazes de andar sobre lugares onde, se tivessem estado acordados, nunca teriam sido capazes de suportar a vertiginosa altura, e eu vejo alguns cristãos, se é que são cristãos, correndo riscos terríveis que eu acho aos quais eles nunca se aventurariam a não ser que houvessem caído no sono profundo da segurança carnal.
Se os cristãos professos estivessem acordados, eles iriam ver o perigo e evitar as diversões pecaminosas e associações ímpias, como os homens fogem de tigres ferozes ou cobras mortais.
“Bem, mas estamos fazendo muita coisa boa, e trabalho útil”, diz alguém – “ensinando nas escolas dominicais, distribuindo folhetos religiosos, ou trabalhando em alguma outra forma de serviço; estamos gastando o nosso tempo em compromissos louváveis”. Estou feliz ao ouvi-lo, mas as pessoas podem fazer muito em seu sono. Ouvimos muitos casos estranhos relativos a este hábito, que finalmente, permitiu que as pessoas atendessem aos seus
chamados, respondendo a sinais e acompanhando toda uma aparência industriosa, e ainda assim estavam dormindo na ocasião!
Oh, é uma coisa muito chocante que tantos em nossas igrejas estejam num sono profundo! Igrejas dissidentes que eu bem conheço, e há muitos ministros pregando em seu sono, onde o povo canta em seu sono, onde a oração é oferecida durante o sono, e até mesmo a comunhão é celebrada em meio a um sono espiritual profundo!
Você já esteve em uma reunião de oração onde a metade, se não todos – tanto de quem orou em voz alta e aqueles que ouviram – estavam em letargia tão rígida como a morte?
Fala-se de mulheres que estiveram em um desmaio por meses seguidos, e o surpreendente disto é que é algo raro no mundo natural, mas no mundo espiritual é tão comum como as
margaridas nos prados!
Adão dormia profundamente quando lhe foi tirada a sua costela e ele não acordou, mas o que podemos dizer de quem não se assusta embora estejam perdendo toda a força e glória de suas almas?
Infelizmente, para algumas congregações é de longa data desde que houve um reavivamento – que eles perderam a própria ideia de piedade vigorosa e energia vital, toda semana passa e eles estão todos dormindo, e se um sermão verdadeiro, sincero, vívido, agitador fosse pregado entre eles, seria quase como se os canhões de Krupp, rei da Prússia, tivessem deixado cair um bombardeio vivo no meio deles! Desejo que um vivo bombardeio espiritual possa cair em algumas congregações e explodir entre eles, matando sua convencionalidade, e ferindo-lhes a autossatisfação com uma ferida mortal. Os homens podem assistir ao culto exterior com decoro impecável e exatidão – e ainda assim pode não haver despertamento no mesmo, e consequentemente, nenhuma aceitabilidade para com o Deus Altíssimo.
Vinde, irmãos e irmãs, nós devemos acordar! Mesmo que tenhamos estado adormecidos, devemos fazê-lo, porque estamos no país do inimigo! Ele não irá dormir aqui deste outro lado do Céu porque estamos em todos os lugares e em todos os momentos cercados por inimigos.
O que o Mestre diz? “O que vos digo, digo a todos, Vigiai!” Seja como um sentinela em seu posto, caso contrário o inimigo em breve te trairá.
Você não irá entristecer o Espírito Santo se você for letárgico? Você não vai desonrar seu Mestre, se você cair no sono? Lembre-se também que o diabo procura sua destruição, e nunca pode fazer tanto mal como quando ele pode te encontrar dormindo. Deixe o rosnar do velho leão despertar você, se nada mais irá movê-lo, lembre-se dos dardos inflamados do maligno.
Sansão dificilmente teria dormido no colo de Dalila se ele tivesse previsto que seu cabelo seria cortado, e seus olhos arrancados pelos filisteus. Levantem, então, cristãos professos sonolentos, porque os filisteus lhes estão atacando!
Além disso, irmãos e irmãs, o sono nos empobrece. O preguiçoso, o cardo e o espinho sempre andam juntos, e trapos e pobreza seguem logo atrás.
Você pode perder, por seu sono, grande proveito espiritual, você não pode esperar que os cristãos sonolentos cresçam na graça, pois eles vão perder muitas coisas instrutivas na Palavra de Deus, muitas promessas preciosas destinadas apenas para os despertos,
pois eles vão perder elevados prazeres e banquetes espirituais, pois a alegria do Rei não é para aqueles que cruzam os braços, e se atiram sobre a cama da indolência.
A riqueza está no campo da vigília, mas o amante da facilidade terá a necessidade vindo para cima dele como um homem armado. Eu toco a trombeta em Sião, e dou o alarme no monte santo de Deus, pois é hora de despertarmos do sono!
Desperte também, meu Irmão, por que você está perdendo oportunidades de utilidade.
Enquanto você dorme homens estão morrendo; veja como os cemitérios estão se tornando lotados, como a área deles tem de ser alargado; dia a dia você vê trilhando pelas ruas o cortejo fúnebre, os homens passaram além do alcance de suas instruções e avisos.
Desperte então, desperte, pois a morte está ocupada em todos os lugares! Enquanto isso, aqueles que não morrem diante de você podem ser removidos para além da esfera da sua utilidade, podem ir para onde pelo menos você não possa alcançá-los, onde talvez ninguém nunca irá, e o seu sangue pode estar sobre a sua cabeça, e isto para sempre.
Desperte, pois talvez por enquanto você está dormindo, outro coração que agora está acessível ao Evangelho pode tornar-se, finalmente, endurecido, a sua consciência pode em breve tornar-se endurecida, e então, não haverá nada para o zelo e diligência operarem, será tarde demais para você colocar o selo sobre a cera uma vez que estiver fria. Rápido, senhor! Enquanto a cera está macia, coloque o selo nela!
Quantas oportunidades para o bem todos nós perdemos! Mas aqueles que estão dormindo perdem todas as suas oportunidades, e elas serão certamente requeridas deles quando o Mestre vier.
Despertem, peço-vos, irmãos e irmãs, porque vocês perderão o poder insensivelmente, e a alegria de sua vida espiritual. A comunhão com Deus se tornará mais e mais escassa para
vocês, enquanto vocês se tornam mais sonolentos; despertem, para não se desviarem, para que não falhem, pouco a pouco – a fim de que, afinal de contas vocês se tornem apóstatas e provem a si mesmos não serem filhos de Deus!
Desperte, porque o seu poder com os outros, certamente se apartará de você na medida em que o seu estado de vigília se afasta.
Um pregador sonolento nunca ganha as almas dos homens; um servo de Deus maçante e formal é de pouco ou nenhum préstimo na Igreja de Deus. Acho que disse anos atrás: “Dê-me meia dúzia de minuciosos cristãos em brasa, e eu vou fazer mais, pela graça de Deus com eles, do que com meia dúzia de centenas de cristãos professos adormecidos”. Tenho certeza de que é assim!

Texto extraído de um sermão de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado por Silvio Dutra.

Nota do Tradutor: Se Spurgeon, nos dias em que o evangelho verdadeiro era pregado, se confrontou com esta condição de uma Igreja adormecida, imagine em nossos dias em que o verdadeiro evangelho tem sido acobertado ou adulterado! Quando falamos de prática de vida cristã, não nos referimos a ativismo, mas principalmente à consideração desta verdade que é citada por Spurgeon em seu texto.
A vida cristã demanda esforço, diligência, sobretudo quanto ao exercício de caráter espiritual relativo à verdadeira devoção e santificação. Requer muita disciplina, vigilância e oração. É evidente que a nossa natureza é oposta a tudo isto e de modo muito veemente, nos inclina à indolência e à negligência.
Por isso é somente com esforço que a nova natureza que temos da parte de Cristo poderá vencer os maus hábitos do velho homem.   

“Eu mesmo despertarei ao romper da alva.” (Salmo 57:8)





Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 53018


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Toda Plenitude em Cristo – Parte 2 Charles Haddon Spurgeon
Artigos Toda Plenitude em Cristo – Parte 1 Charles Haddon Spurgeon
Artigos A Glória da Graça Charles Haddon Spurgeon
Artigos Boas Notícias para Você Charles Haddon Spurgeon
Artigos Alegres Transformações Charles Haddon Spurgeon
Poesias Uma Lei Imutável Charles Haddon Spurgeon
Artigos Ebenézer! Charles Haddon Spurgeon
Artigos Renovando a Força Charles Haddon Spurgeon
Artigos Eu te escolhi na fornalha da aflição.” (Isaías 48.10) Charles Haddon Spurgeon
Artigos Toda a Verdade e Nenhuma Mentira Charles Haddon Spurgeon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 228.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56728 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última